Buggpedia: O que é o Lucro Líquido (Net Income)?

Buggpedia
Lucro Líquido (Net Income)
O que é o Lucro Líquido? Qual a sua importância?

 

O Lucro Líquido nada mais é que a parcela de receita que fica para empresa depois de descontar impostos e deduções. Sendo o principal objetivo de qualquer companhia e diz respeito a sua lucratividade limpa. Limpa em que sentido? Por exemplo, vamos supor que no fim de um trimestre, a companhia ABC apure uma receita total de R$ 1.000.000,00. Esse montante não pertence diretamente a companhia, pois trata-se de sua receita total. Assim que descontamos todos os encargos relacionados a operação e a suas obrigações (como pagamento de funcionários, pagamento de matéria-prima, juros de empréstimos, pagamentos de IR e CSLL, dentre outros) chegamos ao montante que pertence a empresa.

 

COMO CALCULAR

O cálculo é muito simples. Vou expressar ele de duas maneiras, dando duas formula básica e mostrando na DRE, essa última a melhor maneira de se entender. Logo, as formulas ficariam assim:

 

Lucro Líquido = Lucro Operacional – Impostos (IR E CSLL)

 

Ok, mas o que é o Lucro Operacional (Muitos devem estar se perguntando)? Para melhor entendimento e para não deixar o post grande, vale a pena ler sobre o EBIT – Lucro Operacional, antes de partir para o Lucro Líquido.

 

A segunda forma fica assim:

 

Lucro Líquido = Margem Líquida x Receita Líquida

 

Entendo que muitos também devem estar se perguntando, mas o que seria a Margem Líquida e a Receita Líquida? Sugiro também ler sobre os dois artigos sobre Margem Líquida e Receita Líquida, para entender melhor sobre ambos.

 

Para finalizar a explicação, vale entender também via DRE (na minha opinião, a melhor maneira de se entender). Observem a imagem abaixo:

 

O Resultado Antes de IRPJ E CSLL, é nada mais e nada menos que o EBIT – Lucro Operacional, no qual eu comentei ali em cima. O seu entendimento é necessário para entender como e por que estamos deduzindo dele os impostos e chegando no Resultado Líquido (que é a mesma coisa que Lucro Líquido).

ENTENDENDO O LUCRO LÍQUIDO

Primeiramente, antes que muitos fiquem confusos. Lucro Líquido não é dinheiro em caixa!!! Acho que vale a pena frisar isso. Muitos pensam que o Lucro Líquido é entrada de dinheiro em caixa de uma companhia. A empresa pode apresentar um Lucro Líquido excelente no trimestre, superando o anterior, mas estar praticamente falida.

Isso se deve, por que o Lucro Líquido que aparece no Demonstrativo de Resultado nem sempre demonstram todo dinheiro que já entrou para companhia, uma vez que ela não precisa receber de fato no exercício para apurar a entrada de receita.

Ou seja, ela pode declarar uma receita, mas o prazo de recebimento é longo. Dessa foram, o investidor terá que procurar mais a fundo dentro do balanço da companhia para entender como está a dinâmica de recebimento pelas vendas de seus produtos ou serviços.

Por fim, vale ressaltar que o Lucro Líquido é uma ótima ferramenta para o investidor analisar quanto de dinheiro limpo a companhia está gerando. Lembre-se de que ao analisar o Lucro Líquido, veja se o mesmo está sendo recorrente em relação aos trimestres ou anos anteriores. Muitas vezes o Lucro Líquido de um exercício pode ficar “sujo” por algum efeito não recorrente, como venda de um imóvel, máquina ou ganhos judiciais etc. Sempre desconte esses eventos não recorrentes, para se ter uma visão mais justa do Lucro Líquido.

 

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

 

Leave a Reply