GIGANTE ALAVANCADO 63

China, Thoughts
Tempo de leitura: 3 min

Vamos lá o dragão pede passagem…ano do macaco, bixo esperto e sagaz…sagacidade que China precisará ter para lidar com os desafios que se apresentam.

Por que isso é importante? “Só” porque nós economistas tememos uma grande crise advinda de China. Mesmo sem estopim, por hora já vivemos uma situação paradoxal de uma economia que não cresce, com deflação no horizonte, capitalismo sendo questionado, Bancos Centrais sem espaço de ação, txs dejuros negativando…e por aí vai. Não quero dizer que China tem as costas tão largas assim, mas de fato esse motor da economia mundial está engasgando e isso ecoa pelos 4 cantos do globo….mas chega de papo, vamo lá…

Primeiro: teria o governo chinês apetite e estômago suficiente para seguir com agressividade pelo lado fiscal, afim de estimular economia, e ainda assumir dívidas de bancos em empresas em condições de insolvência?? Se o fizer, para onde iria seu déficit e a saúde de suas contas?

Segundo: questão das reservas chinesas, ou melhor, da redução massiva de suas reservas, não pode ser deixado de lado e tem de ser acompanhado de perto. Vale lembrar que 2 anos eles já “queimaram” 2,5 Brasil em reservas! “Só quase US$ 800 bi!!

 

Terceiro: economia segue extremamente dependente de investimento, para o crescimento. Cidades fantasmas já foram construídas, China já exportou tudo e mais um pouco para o mundo, capacidade de refino já sobra no mundo…qual a saída para continuar crescendo? Ah isso sem falar na qualidade do crescimento, com empresas investindo para retorno zero! Qual a sustentabilidade disso? Diria que a mesma do retorno! Invariavelmente eles passaram por um ciclo de ajuste tal qual Malásia, Tailândia, Indonésia e Coréia passaram quando da crise asiática. Pra quem não lembra o gráfico seguinte explica isso.

 

Enfim detesto ser alarmista, mas é bom acompanhar de perto.

Ah sigo recomendando digitar no you tube cidades fantasmas na China, ou qualquer outra coisa a respeito do crescimento chinês…tá cheio de documentários da BBC e de outras a respeito…chocante mesmo.

Fato que eles estão fazendo um mega shift de sua economia, deixando de ser esssencialmente exportador e industrial parea avançar, mas essa mudança certamente gera impactos no mundo e po isso o Gigante alavancado seguirá sendo alvo de posts aqui….rs

 

Leave a Reply