GRÉCIA BRASILEIRA

Brasil, Emergentes, Thoughts
Tempo de leitura: 1 min

Para botar mais lenha na fogueira da dívida brasileira, vi um gráfico e uma análise que chama atenção mesmo, sobre a dívida dos estados brasileiros.

Primeiro, diferente de cortar benefícios tais quais os do INSS, o foco dos estados é controlar despesa com pessoal ativo e inativo, reduzir burocracia. Nós gaúchos sabemos bem…se o Brasil fosse a Europa, seríamos a Grécia…quebrados e com belas praias…sim belas praias, só olhar as beldades que se encontram nas areias gaúchas! Rs

Gráfico traz uma simples constatação: 4 grandes estados brasileiros gastam muito mais que arrecadam! A conta não fecha!

Problema é que os estados não têm meios de reduzir o número de funcionários públicos e ainda sofrem com reajustes que foram dados em administrações passadas …além disso funcionários públicos dos estados de carreiras especiais -policia, bombeiros, professores- se aposentam muito cedo.

Única forma de arrumar essa conta para os estados seria cortar pessoal ou aumentar impostos … que beleza hein! Problema disso tudo é que, em última análise, ao menos em tese, a União teria de arcar com essa dívida em casos extremos…aumentando ainda mais o perigo de nossa explosão de dívida pública.

Divida

 

Leave a Reply