COSQUINHA NO DRAGÃO

Bolsas, Brasil, Thoughts
Tempo de leitura: 2 min

Lembro que quando comecei a escrever, em janeiro de 2016, comentava que nossa inflação seria de ao menos 8%…naquela época o Focus apontava 7%. Receio ter errado…se bem que é isso que nos economistas mais fazemos. Questão é expectativas inflacionárias no Brasil seguem elevadas. Saiu hoje na Folha…

Em estudo, os economistas Alexandre Schwartsman, colunista da Folha e ex-diretor do BC, e Mauricio Schwartsman mostram que as expectativas aferidas a partir das cotações de títulos do governo indexados à inflação sugerem algo pior: inflação de 9% a 9,5% daqui a 12 meses.

Além disso, segundo pontuou muito bem o economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani…

“Com a crise política, a alta do dólar e o aumento do risco-país, os agentes se agarram no que conhecem, ou seja, na inflação passada”.

Ou seja, os agentes ao definirem seus preços olham para o passado e jogam isso ao preço  futuro…é a nossa herança de indexação criando uma rigidez  muito maior na nossa inflação… por isso ela é tão danosa por aqui e por isso deve ser tão combatida, caso contrário será alimentada por meses e anos…tal como agora! Nosso BC atualmente consegue no máximo fazer cosquinha no dragão!

Para nós que investimos o que isso quer dizer? Devemos procurar proteção contra esse dragão! Algumas ideias…

# Comprei uma NTN 2024 que me pagará IPCA + 7,28% … curva já fechou, mas ainda dá pra pegar o mesmo título pagando os IPCA+7,06% ..nada mal. Mas mesmo prazos mais curtos 2019 por exemplo ainda oferecem uma taxa atrativa na minha humilde opinião.

# Fundos Imobiliários não são uma renda fixa, mas considerando que muitos tem seus contratos de aluguel reajustado pelos índices de inflação, eles podem ser uma alternativa interessante. Ah vale chamar atenção também para o valuation descontado que muitos apresentam. Destacaria: THRA11B, CEOC11B e TBOF11

#Outra opção é se aventurar na bolsa…nesse caso, alguns papeis possuem certa proteção contra inflação…suas receitas são reajustadas por essa. AES Tiete por exemplo (TIET11); Comgás (CGAS5); Ambev (ABEV3 ) também consegue se proteger bem.

Leave a Reply