TÔNICA DO DIA

Bolsas, Brasil, China, Emergentes, EUA, Europa
Tempo de leitura: 2 min

Bom dia a todos,

Mercados na Europa trabalham em tons mistos mais para alta leve do que para baixo. Treasuries e o Yen japonês caem com a busca por heaven assets diminuindo. Não por acaso mercados emergentes performam bem. Mercado esta tomador de risco!  Mas vale a ressalva que petróleo esta em queda, então essa alta de hoje pode não se sustentar, dado a correlação que temos observado de petróleo e bolsa.

China chamou atenção onde os investidores não deram a mínima para o corte na perspectiva do rating chinês (alguém ainda dá bola para essas agências?) com a bolsa por lá engatando 4% de alta…sobre isso, tem post sobre os caçadores de pechinchas por lá.

Interessante chamar atenção também, ao fato que historicamente, ao menos nos EUA, Março e Abril são os meses de melhor performance do mercado de ações. A média de alta do S&P é de 2,66% nesses meses e mesmo quando o ano começa em baixa (em janeiro e fevereiro) a média se mantem alta em 2,58%…veremos.

Parece mesmo que os dados ruins de diversas economias tem animado os investidores acerca de mais medidas de estímulo pelas autoridades monetárias…algo já visto exaustivamente.

“Most of the panic is behind us,” said Nader Naeimi, head of dynamic markets at AMP Capital Investors Ltd. in Sydney, which oversees about $115 billion. “People are underestimating just how much ammunition central banks have. U.S. growth is slow but steady.”

Tivemos ainda a polarização entre Hillary e Trump nos EUA, ainda que Sanders tenha surpreendido em alguns estados.

Internamente temos o Copom. Não deveria ser um grande Market mover, mas a possibilidade de mudança de postura pelos diretores favoráveis ao aumento de juros na última reunião pode levar a um fechamento ainda maior na curva, com a perspectiva de cortes na taxa básica num futuro próximo, sendo precificado pelo mercado.

Bons negócios a todos!

Leave a Reply