TÔNICA DO DIA

Bolsas, Brasil, China, Emergentes, EUA, Europa
Tempo de leitura: 3 min

Bom dia a todos,

Mercados europeus em geral em alta, ainda que já demonstrando uma certa perda de força após um rallyzinho de 5 dias. Mercados asiáticos fecharam em alta (o,4% no Japão e 1,4% na China) e o Petróleo opera perto da estabilidade e também não traz segurança ou sustentáculo para novas altas.  Pela primeira vez em 6 dias o custo de seguro contra default de bonds de empresas investment grade sobem, num sinal de busca por proteção. Ainda assim, mercados emergentes em alta, com destaque para Rússia e Índia com altas de mais de 1% . O MSCI emergentes sobe 0,9%.

Ao menos na Europa, volta a se falar em fundamentos…funda o quê?

É fundamentos, aquilo que realmente deveria ser o driver de mercado. Muita expectativa com a reunião do ECB em 10 de março vem sendo colocado na conta…sobe no boato cai on fato? Veremos…mas o fato é que a falta de dados econômicos que sustentem tais altas começa a ser pontuado como justificativa para realização de lucros.

“It’s been a pretty decent couple of weeks and there didn’t seem to be anything to prompt the rally in terms of data,” said Ben Kumar, an investment manager at Seven Investment Management in London. His firm oversees about $13 billion.

Outro ponto é que temos payroll amanhã, logo mercado prefere adotar um tom de cautea a espera de dados do mercado de trabalho americano e, consequentemente, movimento de juros por lá.

Internamente o Copom fez o esperado e manteve os juros nos 14,25% e o mais importante, sem mudança nos votos com 2 diretores votando a favor da elevação e sem alteração no comunicado. Com isso reforçou a ideia de juros nesse patamar por um longo período…não é o que a curva vinha precificando…além disso, com 2 diretores votando a favor da elevação, as incertezas persistem e deve seguir gerando volatilidade no mercado de juros…de qualquer forma, essa decisão é bem possível que o que comentei ontem da curva fechar ainda mais não ocorra.

No mais são investigações, denúncias e por aí vai… nossa bolsa tem 2 preços: com e sem Dilma…é como se tivesse uma call implícita… quando aumenta a chance de impeatchment  essa call ganha valor … é como se tivéssemos 70% de chance de valer os 38 mil (com Dilma) e 30% de valer digamos 55mil pontos…conta de padeiro, chegamos em 43 mil…justo? depende do cenário de probabilidades…

 

Leave a Reply