GRINGOS UNDER EM MERCADOS EMERGENTES

Bolsas, Brasil, Emergentes
Tempo de leitura: 2 min

Os desbravadores gringos estão sempre atrás de retornos extras e novas emoções…sempre foi assim…ingleses descobriram as Índias, portugueses e espanhóis a América….enfim. Isso não mudou e até hoje investidores procuram retornos extraordinários tal qual os navegadores que iam buscar especiarias para vender na Europa. Hoje os analistas e gestores buscam “calls”, oportunidades para vender aos seus clientes ou usarem em seus portfólios.

Nada de substancialmente novo ou que não tenhamos escutado nos últimos tempos, mas de fato os investidores estão menos alocados em mercados emergentes  como mostra o gráfico (linha preta, eixo da direita). Boa parte dos recursos estão hoje nos mercados desenvolvidos (linha vermelha, eixo da esquerda).

Não tenho o gráfico atualizado…mas garanto que isso já se alterou em favor dos emergentes…por quê?

Veja este outro gráfico..

Basicamente ele diz que o fluxo líquido de recursos para emergentes virou nas últimas 3 semanas de fevereiro. Os gringos estão entrando com volume! (sem piadas com essa frase, por favor…hehe).

 

Na minha humilde opinião, mesmo que tenha havido uma inflexão de recursos para emergentes e redução dos desenvolvidos, aposto que ainda estão bem under em comparação as médias de médio/longo prazo… por aqui no Brasil eles já vem entrando, mas diria que tem muito mais a vir….

Leave a Reply