20160411 – Thoughts

Bolsas, Brasil, Curiosidades, EUA, Europa, Thoughts
Tempo de leitura: 9 min

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

Começando uma semana decisiva no cenário doméstico a qual deve ser o driver principal. Vou inverter a ordem aqui e falar do Brasil primeiro. Hoje a Comissão Especial da Câmara dos Deputados deve votar o parecer do impeachment da presidente Dilma. Logo isso é o pão quente do dia! Do que li parece que o governo já dá como certa a derrota nessa comissão especial e vai tentar desmerecer a denúncia ou a sua derrota. A aprovação é por maioria simples dos 65 integrantes. Pela contabilidade até ontem, 35 são a favor do impeachment e o número pode aumentar para 38 com os que ainda não declararam voto, e o governo contaria com apenas 22 votos. O governo já teria pronto um recurso para ser enviado ao STF se baseando em 3 pontos: não houve crime de responsabilidade fiscal, de que o governo Temer geraria retrocessos sociais e de que o processo foi motivado por vingança de Eduardo Cunha contra o planalto.

Trocar o certo pelo duvidoso? antigas-garrafas-de-agua-tonica-antarctica-290-ml-13733-MLB139598645_3946-O

Diria que uma boa notícia veio do posicionamento do “centrão” (partidos que ainda não se definiram) durante os debates nas sessões da comissão…eles não se mostraram favoráveis a Dilma…pelo contrário um deputado teria afirmado:

“estamos entre o certo e o duvidoso. O certo não tem mais respeito. O duvidoso me dá esperança porque o que está aí eu não quero”.

E ontem 9 diretórios do PP se pronunciaram favoráveis ao impeatchment, os quais contam com 23 deputados de um total de 51…o que denota a divisão no partido.

Enfim falando de economia, o Focus mostrou que o óbvio, mas interessante. Menos inflação para esse ano…saindo de 7,28% para 7,14% e para 2017 em 5,95%. Sobre isso escrevi um post:  DRAGÃO MAIS MANSO, AINDA É DRAGÃO!

Para o PIB teremos um encolhimento de 3,77% este ano….arredonda pra 4% logo! heheh

Mas o que chamou atenção foi a marretada nas expectativas nos juros para 2017…12,25% ante 12,50% … nada que a curva já não venha mostrando de certa forma…

Bom indo ao cenário internacional…bolsas lá fora sobem com destaque para as ações dos bancos italianos que performam bem essa manhã…a expectativa recai no encontro de credores destes e a possibilidade de criação de um fundo de recapitalização destes.

Nos EUA os futuros apontam altas, mas existe um receio com a safra de balanços que começa hoje com Alcoa…expectativa é de um earning season fraco, o que denotaria que a economia por lá não está tão robusta assim. Por outro lado, com as expectativas mais baixas, poderíamos ter surpresas positivas…veremos…

Petróleo opera em leve queda, nada de mais, -0,45%. E na Ásia os sinais foram mistos novamente, com Nikkei em queda e China em alta..nada tão significativo a comentar aqui.

Enfim tudo indica um dia tranquilo lá fora e cheio de emoções e eventos internos. 

 

LÁ FORA

 

NO LONGO PRAZO ESTAREMOS TODOS? ENDIVIDADOS! 

Taxas básicas de juros em níveis historicamente baixos com perspectivas econômicas ainda fracas gerando um cenário de juro baixo mesmo para horizonte e longo prazo.

O que as empresas tem feito? Alongado dívida! Mais do que certo. Obviamente que o sol não brilha pra todos…emergentes não tem essa mesma molezinha…logo, essa não é a realidade para as nossas empresas….mas lah fora é o que está rolando. Empresas do S&P aproveitando para alongar suas dívidas…

Da uma olhada:

 

#NÃO.VAI.TER.RATE.HIKE

E como estão as apostas de aumento de juros nos EUA após os últimos comentários das autoridades do FED? Bugg responde.

Lembrando que isso é importante pois uma mudança de percepção quanto a elevação de juros nos EUA pode alterar o recente ciclo positivo de fluxo de recursos migrando para emergentes. 

 

Não obstante, a redução de volatilidade observada nos treasury bonds também mostra que mercado ignora possibilidade de mudanças no curto prazo nos juros. O treasury implied vol index (MOVE) caiu nas ultimas semanas.

 

UMA DOSE DE €1 TRILHÃO!

Seguindo nessa linha de juros baixos e expansão monetária…sexta postei uns gráficos dos yields de bonds soberanos de Alemanha, Itália e França, todos muito baixos…aqui um gráfico que deixa claro o tamanho da expansão monetária e injeção de $$ feita pelo Banco Central Europeu…o crescimento do balanço do banco da ordem de 1Trilhão de euros de meados de 2014 até agora!

É uma bela dose de liquidez não é mesmo?

 

GRÉCIA A VISTA? AGAIN?! 

E os velhos fantasmas voltam a assombrar…

Situação grega que parece resolvida sempre inspira cuidados…não sei dizer se é um paciente vegetativo, ou se respira por aparelhos, ou se sai da UTI …

Fato é que com vencimentos elevados nos próximos meses podemos ter novos receios sendo renovados e Grécia voltando aos holofotes…anotem aí…se acontecer, só mais um motivo pra fazer o trade DOLxEUR.

 

NO BRASIL

BRASIL É UMA POTÊNCIA! 

Brasil é uma potência mesmo! Vi esse gráfico na carta mensal do gênio mor da gestão de recursos Luis Stuhlberg. Mostra que mesmo com todos os receios quanto ao futuro de nossa macroeconomia e com uma realidade ingrata, gringos seguem interessados em aportar recursos aqui. Da carta do verde:

“O investimento direto no Brasil permaneceu não apenas elevado, como de fato aumentou em US$ nos últimos meses — fato inédito nas crises brasileiras….Trata-se de algo absolutamente surpreendente, dado que estamos no pior quadro recessivo da história republicana do Brasil, com uma queda acumulada do PIB per capita de mais de 10% no acumulado do triênio 2014-2016, com forte contração das margens de lucro da economia.”

IED BR

 

DRAGÃO MAIS MANSO, AINDA É DRAGÃO!

Cuidado com essa inflação!

Muita gente comemorando e operando essa curva de juros em função da queda do IPCA recente – alta de 0,43% em março, após rodar na casa dos 0,9% em fevereiro e 1,32% em março-15. É inegável que arrefeceu.

Mas a análise e abertura dessa inflação a meu ver mostra um qualitativo ruim!  Veja que um item mais que fundamental, os alimentos, pesaram forte nessa medição. A alimentação no domicílio registrou variação de 1,61%, acumulando alta de 15,3% nos últimos 12 meses! O item alimentos e bebidas respondeu por 3/4 da inflação!

Por que digo isso? Porque a falácia de que a inflação foi causada só pelos preços administrados, é uma falácia…ainda que de fato esses são os principais responsáveis pela queda do IPCA, o segundo gráfico (a direita) mostra que os preços livres seguem soltos para o alto e avante…assim parece difícil trazer essa inflação para meta novamente.

Logo títulos que concedam proteção a inflação ainda me parecem atrativos.

inflação

 

 

CURIOSIDADES…

CURIOSIDADE TRISTE

triste curiosidade/constatação … algo que já sabemos, mas enfim…Brasil é um país perigoso onde morre muita gente…dado o tamanho, a barra vermelha salta aos olhos, mas vale a comparação de tamanhos populacionais que explica bem a diferença…

Período é longo, mas estamos falando de mais de 520 mil homicídios em 10 anos! É quase a população inteira de Ribeirão Preto ou de Caxias do Sul!  É quase que o mesmo número de mortes de todos os outros países considerados perigosos aí do gráfico! 

 Where are the highest levels of homicide?

 

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply