20160418 – THOUGHTS

Bolsas, Brasil, Curiosidades, Emergentes, Petróleo, Thoughts, Tônica do Dia
Tempo de leitura: 11 min

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos, menos para Dilma que deve estar com uma dorzinha de cabeça básica…kkkk.

Well teria muito a dizer…mas me atenho a um sentimento de satisfação com um misto de alegria e esperança misturado. Difícil não se envolver emocionalmente nessas questões…política, assim como religião e futebol mexem com a gente. Fico satisfeito porque em dezembro de 2015 tomei a decisão de voltar ao por acreditar numa inflexão, por acreditar que 2016 seria um ano de virada e grande transformação e penso que o que aconteceu ontem é sim um importante passo nessa direção. Mas vamos deixar essa emoção de lado…

Sendo pragmático…e agora? 

Foi um importante passo, mas tem muita coisa pela frente. Tem “n” sites explicando em detalhes, então vou resumir: agora o processo vai pro Senado onde uma comissão analisa e define a validade do processo. Indo a plenária, basta maioria simples para passar. Com isso Dilma seria afastada por 180 dias com Temer assumindo, enquanto se julga a matéria. Ainda há dúvida em relação a forma que se daria todo esse processo, mas em suma até segunda quinzena de maio devemos ter a votação no Senado. A luta agora é lá…acho difícil não passar…pressão política, da mídia e população está forte e estamos falando de luraracapolíticos né!

Cuidado a Jararaca esta viva! 

Fiz um post abaixo sobre isso…em suma…apesar das comemorações e muita gente falando que o ciclo do PT acabou, tenho minhas dúvidas…dá uma lida.

Aquele 1% e o mercado….

Muito já foi colocado nos preços, mas acredito sim que possamos ter um momento de euforia hoje. Lembra que se falava de um cenário de probabilidades com 50% de chances de bolsa a 60mil ou mais pontos e 50% de chances a 38 mil ou menos? Pois então…caminhamos a passos largos para um cenário sem Dilma e, logo, nossa bolsa deveria se aproximar dos 60 mil. Não é tão linear assim, mas me parece ainda fazer sentido essa continha. Não a toa os ETF brasileiros subiram bem na Ásia e Londres.

A visão além do alcance…

thundecats

Recorrendo a visão além do alcance da espada justiceira de Lyon o líder dos Thundercats, penso que vamos ficar com um olho no peixe e outro no gato…ou melhor um olho na bruxa e outro no mordomo jaburu. Penso que mercado vai olhar com detalhe cada passo petista e revés no processo, bem como nomes e possíveis propostas de governo Temer. Isso é o que deve ser colocado na conta daqui para frente. Já comentei aqui sobre os ministros da Fazenda de um governo Temer…pra quem não leu..

http://bugg.com.br/2016/04/14/1171/

Mas sigo achando que tem muito espaço para segunda e terceira linha da bolsa andar…esse é o foco agora! 

Bom mas o mundo não é nosso umbigo…saudis

As conversas de Doha falharam e o petróleo despenca lá fora…basicamente o Iran não quis participar das conversas e isso desagradou os árabes que seguem defendendo que as conversas tem que incluir os iranianos. Com isso o petróleo cai 3,7%.

EU AVISEI! Comentei a respeito na sexta e primeiramente dia 30 de março…pode ler lá! 

http://bugg.com.br/2016/03/30/20160330-thoughts/

Esse evento pressiona commodities e moedas…maioria delas perde valor frente ao dólar, exceção feita ao Yen que se valoriza e com isso ajuda a derrubar o Nikkei, que fechou com mais de 3% de queda.

Bolsas ao redor do globo amanhecem pressionadas…mas ainda assim a reação não é das piores a meu ver. Futuros americanos apontam uma queda de ~0,2% , 0,3%. Stoxx 600 na Europa, cai 0,16%.

Mas penso que o dia hoje é tranquilo e favorável. Fluxo segue vindo pra emergente e o evento de ontem vai ajudar a mais dinheiro vir.

Tem um gráfico interessante que postei abaixo sobre o fluxo de capitais para emergentes…vamos surfar essa onda! Issssaaaaaa! 

 

LÁ FORA

OURO? SÓ SE FOR O NEGRO!

Interessante como os mercados são relacionados. Era um cara essencialmente de bolsa..continuo sendo, mas a dificuldade de gerar retorno operando esse único mercado e considerando que somos emergentes, me fez rever essa posição. Não virei a casaca, mas cada vezz mais leio sobre outros mercados…curiosidade também.

Enfim, nessa de ler sobre outras coisas me deparo com estudos interessantes…esse é a relação entre o preço do Petróleo e do Ouro….a divisão simples destes…média e desvio-padrão.  Vê-se que o preço do petróleo relativamente ao ouro encontra-se em mínimas históricas e desde 2014 vem underperformando o ouro…teria se exaurido então esse trade? Em outras palavras, se a lei de retorno as médias existe, teríamos que ver o petróleo outperformando o ouro não é mesmo?!

oleoXouro

 

EUROPA X EUA…DOLAR X EURO

Comentei sobre o trade de compra de Dólar e venda de Euro. Continuo defendendo este fortemente. O gráfico abaixo é do ratio entre bolsas na Europa e EUA…na mínima de 50 anos! Se por um lado, você poderia pensar que é momento de comprar ações na Europa, entendo que esta underperform nada mais é do que reflexo daquilo que se observa na economia…logo se a bolsa precifica isso porque a moeda não? Acho uma inconsistência…logo sigo apostando em DolarXEuro.

 

EuroEquitysXUSEquity

 

TÁ COM MEDINHO É?  

Mercados vem surfando bem as medidas de easing implementadas pela Europa (bazooka do Draghi)…não apenas Europa…na China também…Japão…e querendo ou não, o fato de os juros permanecerem estáveis nos EUA também colabora para o excesso de liquidez vigente hoje. Mas no passado recente, essas medidas não geraram uma mudança consistente…não foram eficientes para criarem um ambiente de crescimento sustentado. De novo, gestores se deparam com essa situação e respondem a este….como?  Com medo!

Se a bazooka do Draghi falhar? Juros já estão no zero ou negativos….enfim…só pra pontuar que este é um receio atual. Pode ser considerado nos preços daqui pra frente.

Junto a isso, indo nessa linha de Europa e EUA…penso que a saída do Reino Unido ainda pode balançar e muito as coisas por lá. Esse é um risco latente…parece que muitos não se atentam para isso, mas se tu pegar um gráfico do Pound (libra) contra Euro ou Dólar, vai ver que a volatilidade na moeda não deixa mentir que esse processo pode ser bem traumático. Esse é apenas mais um receio/risco em relação a Europa/Euro.

Achei esse gráfico do BofA que mostra esses dois medos do mercado: falha dos easings e o Brexit…

 

 

NO BRASIL

 

CUIDADO A JARARACA NÃO ESTA MORTA!!

Pra quem acha que esta tudo resolvido com a votação do impeatchment no congresso, ledo engano! Já tinha comentado a possibilidade do PT propor novas eleições dia 29/03!

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO: ELEIÇÕES EM 2016 E LULA PRESIDENTE

http://bugg.com.br/2016/03/29/template/

Reportagem abaixo do Estadão chama atenção para isso:

http://m.politica.estadao.com.br/noticias/geral,pt-vai-discutir-proposta-de-novas-eleicoes,10000026682

“A realização de novas eleições vem sendo discutida no PT e no governo há mais de um mês e ganhou força na última semana, com a iminência da aprovação pela Câmara do prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rluraracaousseff. “

Como último recurso Dilma enviaria a proposta ao Congresso…pressionaria este e posaria de “boazinha” defensora da legalidade e coisas do gênero. Indo na linha do morrer atirando, me parece totalmente factível eles virem com essa ideia. Joga pras urnas onde o PT tem o trunfo de contar com Lula…claro existe o risco de as investigações avançarem…mas aí já é especular demais…all in all, olho vivo, pois a jararaca não morreu!

 

 

JÁ TINHA CANTADO ESSA PEDRA!

A mola que move o mundo é o $ ? Muito provavelmente sim… não sou esse tipo de cara que dá valor a papel e a fidúcia composta em notas de $. Mas devo admitir que o meu mercado de trabalho é movido por este.

Comentei recentemente que o que motivava a alta toda em nossa bolsa, em parte foi sim uma mudança no cenário global que favoreceu fluxo para mercados emergentes. Óbvio que impeatchment foi um trigger fundamental para que estes decidissem entrar aqui…mas, não esqueçamos que o que move nosso mercado de fato é $$! E essa veio sim pra cá. Dá uma olhada no gráfico: 

fluxo emergents

 

Já tinha cantado essa pedra!! Dia 30 de março:

http://bugg.com.br/2016/03/30/20160330-thoughts/

Depois dia 7 de abril:

http://bugg.com.br/2016/04/07/1099/

 

 

CAMPEÕES DO DOWNGRADE! EH NÓIS

Advinha quem é aquela barrinha azul ali? Advinha que é o campeão de downgrades nos títulos de dívida pelo mundo afora? Eh nóis! Brasilzão!

Penso que esse é um baita reversor index! Em setembro 2015 a S&P retirou o selo de grau de investimento do Brasil…bolsa estava nos 45k…depois em fevereiro de 2016 rebaixou novamente…foi quando tivemos a mínima na Bolsa….acaso? Penso que não…agora estaria mais bullish ainda com os bonds brasileiros…heheeh

 

 

 

CURIOSIDADES…

UM MUNDO DE GORDOS?! 

Confesso que nunca fui fã de gordos. Não tenho nada contra, mas não vejo como excesso de gostosura ou saúde…no passado se pensava isso…numa época de escassez, quem era mais fortinho tinha saúde…hehehe.

Well vai comendo MacDonald’s pra ver a merda que vai dar….gráfico mostra isso…não só Mac, mas todas porcarias e industrializados que comemos….vale a reflexão! 

oBESIDADE

 

 

 

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply