20160421 – Thoughts

Bolsas, Brasil, Curiosidades, Emergentes, Europa, Thoughts

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

Antes de mais nada, mil desculpas por quarta-feira…fiquei devendo mesmo…não consegui postar nada…tive um compromisso profissional que me impossibilitou…mas vamos atrás do tempo perdido não é mesmo…

Só pra recapitular rapidamente, ontem mercado americano fechou em baixa de 0,6% (DJI) com resultados mais fracos de empresas de telecom. As ADR’s brasileiras também não tiveram um feriado lá muito bom…o Dow Jones Brazil Titans 20 Adr Index fechou com queda de 1,9% com destaque para as ações de Vale e Oi que caíram 8,9% e 6%, respectivamente.

A sexta ainda se mostra indefinida…se por um lado, os futuros americanoantigas-garrafas-de-agua-tonica-antarctica-290-ml-13733-MLB139598645_3946-Os apontam uma sexta melhor, em alta de 0,2% (S&P) e petróleo +0,3%…por outro, ações na Europa caem – Stoxx600 -0,2% – com destaque negativo das empresas de recursos minerais e produtoras de automóveis. Mais uma vez os indicadores de atividade econômica falharam por lá o que ajuda a explicar o desempenho do mercado…. O PMI composto da região veio em 53.0 mostrando recuo frente os 53.1 do mês anterior….e já começam a se ouvir os comentários acerca da ineficácia da atuação dos bancos centrais lá fora

“Overall, the survey suggests that the euro-zone’s economic recovery is still too slow to generate much upward pressure on inflation,” said Jack Allen, European economist and Capital Economics, in a Friday note, adding that the ECB will “eventually need to do more” to boost inflation and growth.

Na Ásia mercados também fecharam mais para o campo negativo com pressão das commodities…cada vez mais os agentes de mercado vem questionando o recente rally de emergentes, o qual não encontra fundamentação nos dados econômicos…comento mais sobre isso no post: FIRME COMO PREGO EM POLENTA!

Logo, penso que o dia esta mais para o vermelho mesmo.

Internamente, seguimos no noticiário político…da minha parte fiz um post sobre economia que é o que deveríamos olhar…UMA PAUSA PARA MACROEONOMIA. Apesar do cenário horroso, cabe destacar que a redução dos juros futuros pode ter um efeito benéfico sobre a percepção de juros e taxas de desconto usadas para calcular os preços justos dos ativos por aqui….é um alento, ainda que extremamente questionável….na verdade, sobre Brasil, fico mais receoso com o que comento no post FIRME COMO PREGO EM POLENTA! de que o rally dos emergentes pode estar perdendo fôlego.

Mas indo as notícias…

Parece que Lula não está muito comprado com a ideia de novas eleições…será mesmo? Ou seria uma manobra par não continuarem tão em cima dele investigando?

Protesto na frente da casa do Temer e muita polêmica acerca da Bela, Recatada e do Lar Marcela Temer…

Temer critica Dilma, na tentativa de neutralizar a estratégia de Dilma de propagar no exterior a ideia de que seu impeachment é um golpe de Estado. Ele deu entrevistas a jornais estrangeiros falando que Dilma prejudica o país ao falar que seu afastamento é uma ruptura da ordem democrática. Ele afirmou ainda que está pronto para assumir o comando do país e disse que já está preparando seu ministério.

E por aí vai o blá, blá, blá.

LÁ FORA

FIRME COMO PREGO EM POLENTA!

Já comentei aqui que os emergentes entraram na moda recentemente e a alta que temos visto nesses mercados são muito derivada de fatores externos!

Queda do dólar, alta de commodities e fluxo de capitais para ser beeeeemmm resumido. Bueno…o Goldman Sachs criou um índice sintético que representa o desempenho de 4 variáveis que em conjunto explicam o movimento observado nos mercados emergentes – desempenho dos mercados acionários nos países desenvolvidos, as taxas dos treasuries de 5 anos, o dólar e o petróleo.

Os gráficos abaixo mostram os betas do MSCI Emerging Markets Index relativamente aos fatores macro (esquerda) e o desempenho de ambos os índices (direita).

gsbetas

Claramente os mercados emergentes se movem junto com tais fatores, sendo o de commodities o mais preponderante!

“Since January 21, our synthetic index has risen 17% versus a 22% in MSCI Emerging Markets Index, suggesting that ‘beta’ is the driving factor and not emerging market alpha,”

“The rally has been sustained by a combination of favorable macro factors, including a dovish Fed and subsequently weaker U.S. dollar– a backdrop which could change with additional Fed hikes expected in the coming quarters.”

Por isso que o Bugg foi uma ideia que meio veio a cabeça…na minha pretensão de migrar para o buy side (gestão) com foco num mercado emergente chamado Brasil, entendi que o entendimento dos fatores macro do mundo, eram fundamentais, para a tomada de decisão e gestão no âmbito micro (entenda-se Brasil). Não me arrependo…tudo que leio me ajuda e muito na minha formação como futuro gestor. 

Outro ponto interessante de se observar em relação a alta atual, é que em geral…ou via de regra, os Bull markets observados em diferentes mercados, normalmente são sustentados por aumento dos lucros das empresas…os gráficos mostram isso…acredito muito nisso! Isso é value investment a meu ver. Portanto, dado que as projeções de lucros das empresas do MSCI não se mostram nada favoráveis, seria razoável supor que em algum momento essas altas serão revertidas não é mesmo?

gsbetas2

Não obstante, começa a haver um certo questionamento dos agentes acerca da alta recente. Teria fundamento para tanto?

“Commodities had a very good run in the last couple of months,” said Kona Haque, head of research at ED&F Man Holdings Ltd. in London. “People are just beginning to say: ‘There’s almost something a little bit bubbly going on here, a disconnect with fundamentals.’”

 

EXISTE GRAVIDEZ POR ACIDENTE OU POR ACASO! 

Acho engraçado quando dizem que essa ou aquela menina/casal engravidou por acaso ou acidente…tipo, ops dobrei a curva e estou grávida…ops caiu uma maçã, engravidei! Não…duas pessoas racionais ou não decidiram transar sem proteção e aconteceu…simples assim..hehe

Da mesma forma, uma relação dívida/PIB alta não ocorre por acidente ou acaso! Déficit do governo e tamanho de sua possuem uma relação simbiótica de causa e efeito tal qual transar sem proteção e engravidar. Gráfico da situação européia ajuda a mostrar isso…do lado esquerdo o déficit de diferentes países da Europa e do lado direito o tamanho de suas dívidas…ambos em proporção do PIB…

Não por acaso nem acidente dá pra ver que países que não controlam bem suas contas no orçamento anual são os mais endividados. Ainda não por acaso, esses parecem ser os que mais enfrentam dificuldades econômicas e crescimento econômico. 

No Brasil o governo tem nos estuprado com pedaladas e outros artifícios criminosos. Qual tem sido o resultado? Dívida explodindo e caos macroeconômico…esse é o filho feio que ninguém quer ser pai!

#FicaDicaBrasil

deficitXdividaEuropa

 

 

NO BRASIL

UMA PAUSA PARA MACROECONOMIA

Uma pausa para macroeconomia…fundamentos a meu ver determinam os grandes movimentos de mercado…comentei acima que os condicionantes macro externos são deveras importante para um mercado emergente como o Brasil…mas nossa macroeconomia também cumpre seu papel…

Tabelão…

Primeiro esse tabelão do Itaú (que tem como economista chefe Ilan Goldfajn, um cara que respeito muito) resume bem…nele destaco: o crescimento do mundo e o contraste do nosso decrescimento (#obrigadoDilma) ; e o desemprego projetado para o final do ano (mais sobre isso no post abaixo), para o alto e avante (#obrigadoDilma).

tabelao itau

 

Tá salgado, mas tá favorável…

Ainda que pese que temos uma inflação de alimentos que anda deixando tudo salgado, como mostra o gráfico abaixo….

inflação2

A inflação agregada arrefeceu! Componente de câmbio como o principal diver…e isso abre espaço para corte de juros…talvez uma das pocas boas notícias de nossa macroeconomia atual.

 

Seguimos ajustando…

No quesito contas externas seguimos nos ajustando…ficou mais caro comprar de fora e nossas importações diminuíram muito! Com isso reduzimos nosso deficit…em suma é isso. Bom não é…mas ok.

contasexternas

Me chamou atenção esse gráfico que mostra o investimento estrangeiro no mercado local…negativo já pelo quarto mês…mas e a bolsa subindo? Então o que ocorre é que as entradas de US$ 1,9 bi para o mercado de ações foram compensadas por saídas de US$ 2,0 bi do mercado de renda fixa local….ta aí a explicação.

contasexternas2

 

ABALANDO 1993

Quando eu li/vi o dado me veio a música de Grabiel o Pensador (antigaaaaaa…1993…do primeiro CD, o qual sei ainda hoje quase de cor)…tinha 10 pra 11 anos naquela época…me lembro que foi o primeiro CD que ganhei…ouvi incessantemente…talvez dele veio meu interesse político…anyway…a música dizia:

Não eu não consegui acreditar nisso
Mas não vâmo esquecer e nem permanecer omissos num caso que diz respeito ao direito de um cidadão
De carregar no peito a sua liberdade de expressão

https://www.youtube.com/watch?v=nqs447O_wqE&list=PL9sTiblSfqt3RwoKTaXOmI5OM26mDOOn_

O tema não diz respeito a liberdade de expressão, mas de um direito básico…ou uma necessidade básica…o trabalho! Dado de desemprego apresentado essa semana só reforça o óbvio…que nossa macroeconomia segue em frangalhos e que o trabalhador é o que mais sofre!

 desemprego Brasil

Somos uma massa de 74 milhões de desocupados e desempregados! Mais que isso em um ano tivemos novos 2,9 milhões somados a essa massa! É como toda população de Salvador surgindo como desempregados. 10,2% da população…é muito!!

Os 2 gráficos abaixo mostram que a tendência segue de crescimento da massa desempregada (esquerda) e como consequência a renda da população segue em queda (direita). 

desemprego2 desemprego3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURIOSIDADES…

GOD SAVE DE THE QUEEN! 

Opiniões sobre o UK sair da UE são mais acirradas…já quanto a monarquia há um consenso! God Save the Queen! Mais do que nunca ingleses seguem confiando e admirando a monarquia! God tem cuidado bem da rainha mesmo…aos 90 anos ela esbanja vigor!

Infographic: Britain's Monarchy: More Popular Than Ever | Statista

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply