20160426 – Thoughts

Bolsas, Brasil, Curiosidades, Emergentes, EUA, Europa, Thoughts, Uncategorized
Tempo de leitura: 10 min

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

O vai e vem das bolsas continua e hoje mercado acordou olhando para cima. Não tem nada de “a crise acabou” até porque não há crise…ao menos lá fora…existe apenas um compasso de espera e nisso o mercado vai…”na manha”…devagar, devagarinho.

Bom o que motiva certas altas (nada expressivas) foram 2 coisas a meu ver: (i) resultados trimestrais que surpreenderam positivamente (BP, a telecom Orange e o banco Standard Chartered)  e (ii) a alta do preço do petróleo motivada por apostas em novos monetary easing’s sendo anunciados pelos BC’s afora. Com isso, bolsas na Europa ensaiam uma alta com o Stoxx 600 subindo 0,3%. Futuros americanos também se animam (~+0,2%) na expectativa de que o mesmo possa acontecer por lá…estou falando dos resultados trimestrais positivos – temos 3M, Fiat Chrysler, Apple, AT&T, eBay, Twitter, entre outras.

Na Ásia os mercados fecharam em tom mistos…queda na Amitsubishiustrália, Japão…altas na China, Índia e Coréia. Na verdade nada de muito relevante por lá. Só as ações de Mitsubishi que seguem sofrendo após sua admissão de culpa nos testes de combustíveis em seus carros (coisa da semana passada ainda)…ações da empresa já perderam 50% de seu valor em alguns poucos dias! É os japoneses também aprontam! Pra quem não viu dá uma lida aqui:

Mitsubish scandal ; Mitsubishi scandal 2

Internamente, não tenho visto nada muito emocionante para comentar…acho que fiquei mal acostumado…acho que devemos seguir nessa toada de espera por alguma pista do FOMC…penso que qualquer alteração no statement é que ditará o rumo dos negócios nos mercados emergentes.

Trocadalhos do carilho…

Por hora muito se discute da “equipe de governo do presidente Temer”… se é pra cortar gastos por que não o Serra? ãh ãh ãh …entendeu o trocadalho? No Valor comentam que mercado vê Meirelles na frente para ser o camisa 10 do novo governo…acho a escolha dele mais “Original”…ãh ãh ãh …entendeu o trocadalho?

Estou hilário hoje…#sóquenão … mais sobre isso no post: O CAMISA 10 – SERRA OU MEIRELLES.

Hoje, pelas 10hs, tem a eleição para presidência da comissão que analisa o impeatchment no senado…nada demais a meu ver.

Temos ainda o primeiro dia da reunião do Copom que não deve alterar os juros…foco é na votação…se haverá ou não, consenso na manutenção dos juros.

Era isso.

 

LÁ FORA

SELL IN MAY AND GO AWAY?

A expressão acima é um conhecido jargão usado nos mercados internacionais. Entre as explicações possíveis, uma que é interessante é a de que muitos gestores optam por reduzirem posições antes das férias que começariam por junho no hemisfério norte…

O fato é que estatisticamente o período de 6 meses entre maio e outubro é de muita volatilidade e poucos ganhos…logo, valeria a pena ao investidor retornar ao mercado somente em novembro….É tipo coisa de almanaque do Tio Patinhas…mas pior que é verdade…historicamente, durante maio a outubro, o retorno médio do Dow Jones é de 0,3%, enquanto de novembro a abril se situa em 7,5%.

Ponto aqui é: acredito realmente que isso possa acontecer nesse maio, ou seja, certo sentimento de aversão a risco sendo ligado pelos mercados no mundo. 

Não obstante a ideia estatística do sell in may and go away, temos fundamentos ainda fracos de recuperação da economia, e li uma matéria que fala que teríamos uma certa exaustão dessa alta (típico mercado cansou).

 

exaustao

 

“If ‘everyone’ is already bullish, then there is no one left to turn bullish, and to add incremental buying pressure to lift prices. That is the basic point behind why traders like to watch the various measures of investor sentiment,” Tom McClellan said in a note to clients.

Outra coisa é que quando muita gente esta otimista, é hora de ter medo…conceito básico de value investors. Dá uma olhada no índice do National Association of Active Investment Managers, que mede o sentimento dos investidores:

 

 

 

THE BLOODY BREXIT, FOR GOD SAKE!!! 2 

Já postei aqui um gráfico mostrando que o maior receio dos investidores para os próximos meses era o Brexit… http://bugg.com.br/2016/04/17/20160418-thoughts/

parece estranho, mas de fato isso tem gerado muito receio pelo mundo dos negócios.

Questão não é simples nem tampouco trivial. Dia 19 tb discorri um pouco mais a respeito…http://bugg.com.br/2016/04/19/20160419-thoughts/

Alguns analistas e jornalistas já estão colocando na conta do Brexit e suas indefinições, alguma deterioração observada na economia inglesa recentemente. Veja que o último dado de pedidos de auxílio desemprego subiram. Aí o secretário do trabalho por lá, colocou a culpa no Brexit.

 

Medo do mercado está no fato de o UK vir demonstrando um incremento de seus déficits em conta corrente os quais tem sido suportados pela disposição dos investidores internacionais em financiar os ingleses…

 

O problema é que num cenário de ruptura com a EU, a possibilidade de redução de negócios e eventualmente saída de algumas empresas do centro financeiro londrino, ou mesmo da perda de confiança com a economia inglesa, poderia minar essa disposição de financia-los. Se isso for verdade, teríamos um aumento do custo de financiamento para o governo (emissões de títulos mais caras) e desvalorização do pound. Ambos os fatores já vem sendo observados – desvalorização do pound e CDS ingleses tiveram forte alta recentemente.

 

IMPRESSORA JAPONESA A TODO VAPOR 

Do lado dos samurais japoneses, as medidas de easing monetário dos demais países parece brinquedinho de criança! Por lá a impressora não para de funcionar. Dá uma olhada na expassão de ativos que o BoJ veio implementando desde 2013….Abeconomics tem seguido a tônica de expansão a qualquer custo! Só falta expandir né…heheh

 

 

SALTO NAS COMMODITIES

Interessante o salto no fluxo de investimento para ETF’s de commodities de janeiro para cá…não por acaso petróleo, cobre, minério de ferro entre outras se recuperaram…

etf commodities

 

 

NO BRASIL

ESTC3 – UMA PAUSA PARA EDUCAÇÃO 2 

Dia 17/03 publiquei sobre ESTC3….

ESTC3 – UMA PAUSA PARA EDUCAÇÃO

Desde lá papel não andou enquanto muita coisa aconteceu na bolsa. O fato de estar parado é emblemático, num momento de muita volatilidade. Especulações de um novo governo que poderia cortar subsídios a educação foi um boato que rolou…mesmo assim o papel seguiu de certa forma firme…acho interessante.estc

Empresa informou que fundos internacionais Blackrock e Brandes atingiram 5,07% e 5,03% da empresa, sendo que o primeiro detinha 4,91% e o segundo, apenas 1,2%. “Os gringo tão entrando”. Sinalização interessante para um papel que a meu ver esta largado por demais.

Só pra lembrar e chamar atenção…vale ficar de olho…

 

 

O CAMISA 10 – SERRA OU MEIRELLES

Parece que os nomes para o novo ministro da Fazenda em um possível governo Temer estão se resumindo a Serra e Meirelles. Valor fez uma reportagem legal sobre isso a qual tento passar minha visão aqui…

O quadro abaixo resume bem os pontos positivos e negativos de ambos…all in all acho ambos melhor do que o que está…na linha Tiririca de pensamento… mas penso que é inegável que estamos fartos de intervencionismo e portanto, um ministro Serra se torna menos desejado. O momento requer um negociador e hábil político, para esta importante pasta. Serra seria mais indicado então…mas quem foi o presidente do BC no governo Lula?!?! Na minha humilde opinião Meirelles é de longe o melhor!

 

Fato é que a linha desenvolvimentista e de maior intervenção de Serra tenderia a levar a uma curva de juros mais empinada com taxas de curto prazo mais baixas do que as de longo prazo….até pelas suas declarações anti juros altos. Outro ponto é sua defesa de um Real mais desvalorizado para ajudar certos setores…logo a independência do BC a meu ver fica comprometida.

Já com Meirelles teríamos um defensor do tripé – metas de inflação, câmbio flutuante e controle fiscal. Um cara com experiência no setor financeiro, com capacidade de montar uma equipe forte e de cunho liberal, dando independência para o Bacen e conquistando respeito internacional que necessitamos.

Enfim…novos capítulos virão.

 

 

APENAS UMA FOTO

Achei apensas interessante dividir esse quadro/resumo da renda fixa no Brasil. Nada de mais mesmo…só pra informar..

rf BR

 

 

 

CURIOSIDADES…

“POR UNA CABEZA…”

Nossos hermanos argentinos de volta ao mercado…BTG, back to the Game! Deram um calote homérico em 2001…15 anos depois estão de volta tendo realizado a maior emissão da história para um país emergente! 

Por una cabeza
Todas las locuras
Su boca que besa
Borra la tristeza
Calma la amargura

 

 

 

 

 

 

 

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply