20160503 – Thoughts

Bolsas, Brasil, China, Curiosidades, EUA, Petróleo, Thoughts, Uncategorized
Tempo de leitura: 11 min

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

Dia nublado aqui em porto…frio e feio…tal qual o mercado! “Um dia frio…um bom lug..” PARA! Detesto essa música!

Mas o mercado amanhece feio! Petróleo cai quase 1%…futuros americanos apontam uma queda de 0,7%. Na Europa igualmente tudo para baixo, Stoxx 600 cai 1,7%!

Qual a Pic…? 

Dá pra dizer que China tem sua parcela de culpa e seria o principalantigas-garrafas-de-agua-tonica-antarctica-290-ml-13733-MLB139598645_3946-O ator na cena hoje. O China Caixin manufacturing PMI caiu de 49.7 para 49.4 em abril, o 14º mês consecutivo de queda e abaixo das estimativas dos analistas em 49.9. Lembrando que a leitura do indicador abaixo de 50 mostra redução na atividade manufatureira.

O FMI também…ele alertou para os riscos do reequilíbrio econômico instável na China e os vários “spillovers effects” na economia mundial…tipo externalidades que acontecem em um país e podem afetar outros..

Junto a isso os bancos europeus soltaram resultados decepcionantes. O UBS reportou um lucro 64% menor e suas ações caíam mais de 7% agora pela manhã…o Commerzbank AG também foi outro com resultado fraco…queda de 50% e suas ações caíam 8% … e você ainda reclama da queda de 8% nos lucros do Itaú!

SELL IN MAY AND GO AWAY?

Na Austrália o Banco Central surpreendeu cortando os juros em 25 basis para 1.75%, fazendo os yields dos títulos soberanos caírem para o recorde de baixa…apenas mais um capítulo nessa nova realidade economia mundial de inflação e juros baixos.

Internamente o resultado do ITAU apesar de em linha com o esperado pode pesar…mercado não é acostumado a ver lucro de banco cair…all in all, longe de ser tragédia!

No mais é Dilma se afundando cada vez mais com medidas econômicas totalmente fracassadas…o que acho muito bom, pois mostra sua incapacidade técnica…dela e de sua equipe…Tchau Querida!

Do outro lado o cobra Temer segue arquitetando seu governo. Repito: TODAS declarações que ouvi até agora são boas para economia. Não ouvi um “ai” que soasse negativamente! Meirelles já fala como ministro..que bom!

Recentemente postei: “SELL IN MAY AND GO AWAY?”.

 

LÁ FORA

EUA – COMPRAR OU VENDER O S&P? RECORRENDO AO CONTRARIAN INDEX !

Li isso ontem e achei interessante. Estava conversando com um amigo sobre a aposta do Marcio Appel gestor do Fundo Adam (escrevi sobre ele ontem no post: “ESSE CARA SOU EU”). Cara apostou no S&P como parte da carteira…sua aposta de alocação em renda variável…só pra contextualizar segue aqui embaixo o gráfico do ETF do S&P…. “só 200% de alta desde a mínima em 2009…ahh retorno em dólares tá, moeda forte! E aí compra ou vende?

 Contrarianindex2

 

Confesso que achei polêmico. Ainda que taxas de juros estejam negativas e economia americana vá bem (em parte), comprar depois de tamanha alta sempre inspira certa torcida no nariz, não é mesmo?

Então ontem tava num café lendo e me deparo com um contrarian index poderoso. O indicador que mede o sentimento do Sell Side…dos analistas de mercado…das corretoras e bancos…aquele grupo de pessoas ao qual já fiz parte…o lado negro…hahaha

Pois bem sentimento do sell side deu uma baixada boa! O indicador mede a alocação média para ações, recomendadas pelos estrategistas. Não dá pra ver tão bem no gráfico porque este é de longuíssimo prazo…mas bem na pontinha da linha dá pra ver que deu uma caída…para o menor nível no ano.

“While sentiment has improved significantly off of the 2012 bottom, today’s sentiment levels are still below where they were at the market lows of March 2009,” Subramanian said in a note.

 

Contrarianindex

 

Questão é que segundo seus mentores, se cair é pra tomar! Logo a queda recente é um P… indicador de compra…pode comprar que vai subir é o que dizem! 

“Historically, when our indicator has been this low or lower, total returns over the subsequent 12 months have been positive 95% of the time, with median 12-month returns of +25%,” she said.

Não sei se Appel conhece o indicador, mas se ele estiver certo o cara vai acertar de novo! 

 

 

PETRÓLEO – CONTINUO ALAVANCANDO TUDO ATÉ A ÚLTIMA PONTA

O ano é 1997…Planet Hemp…Marcelo D2 e suas músicas que “não faziam apologia” …hehe “Eu continuo queimando tudo até a última ponta” … Se D2 operasse outra commodity, no caso a mais líquida de todas, o petróleo, poderia cantar o título acima. Isso porque é o que o mercado está fazendo com o ouro negro…dá uma olhada no gráfico:

 

As barras mostram o volume net comprado do mercado…alavancagem pouca é bobagem! Talvez por isso os grafistas e analistas técnicos advogam que já viram esse movimento do petróleo…estaria a história se repetindo?

 

 

Para o médio prazo o que vale são os nuances de oferta e demanda.

Produção de petróleo esse ano deve se contrair pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2013! Coisa linda o mercado…nada como o fator determinante chamado Preços! Adam Smith e sua mão! Quase choro de emoção! Não é que existe e funciona!

 

amao1

 

Pois bem, mas não será devido a racionalidade dos produtores de petróleo da OPEC…veja quem reduziu produção para a realidade de mercado (gráfico abaixo) … Brasilzão na contramão pra variar..hehehe…

Comento do petróleo pela sua correlação com mercado e com as demais commodities…e aí nem preciso dizer o quão importante essas são para o Brasil, não é?

amao2

 

 

 

EUA – JUROS NEGATIVOS

Ontem postei acerca do comentário/previsão de Marcio Appel, gestor do Fundo Adam sobre taxas de juros muito baixas…só pra botar em contexto, ou relembrar que as taxas dos FED funds seguem negativas nos EUA…dá uma olhada ! 

txdejurosnega

 

 

NO BRASIL

 

SMTO3 – FICANDO SALGADO ESSE DOCE

Já comentei aqui que comprei São Martinho? Sim sim…relembrando:

# Comprei SMTO3…naquela linha de papeis de segunda linha que comentei semana passada. Vale a ressalva que o segunda linha se deve a menor liquidez, não a qualidade do ativo. SMTO é uma empresa com boa governança, operação redonda, altos padrões de eficiência, consegue produzir açúcar a baixo custo e rentabilizar bem sua operação, produz e vende energia. Muitas empresas do setor sofreram com alavancagem e ela está lá firme e forte podendo inclusive se aproveitar da fraqueza dos outros. O preço do açúcar vem subindo com um El Niño mais forte, muita chuva no Brasil e tempo mais seco na Índia. Ontem soltou guidance de produção para nova safra com um nível de ATR bom a meu ver. Acho que é um bom papel que pode ir no estilo Martinho…Martinho da Vila…é devagar, é devagar, é devagar, é devagar, devagarinho .

Dá uma olhada no gráfico do açúcar em Londres…ta ficando salgado esse doce! 

Açúcar

 

Não que a ação tenha que repercutir no D0 e com correl de 100%, mas dado que SMTO é uma produtora de açúcar, cedo ou tarde ela tende a se movimentar….

“Anda com fé eu vou, que a fé não ajuda a faiá!”

 

ODPV – SEM SORRISO AMARELO 

Essa eu confesso que não comprei…papel um pouco mais caro (falando em múltiplos)…mas empresa mais do que redonda e um excelente case para carrego de longo prazo. Papel caro, com expectativa alta, tem mais chance de decepcionar nos resultados trimestrais. E foi o que aconteceu..olha o tamanho da decepção:

odpv1

 

Lucro cresceu 1,4% na comparação trimestral…na comparação anual 8,7%…péssimo? Peraí estamos na maior crise da história do país…empresa entrega crescimento de lucro de 12 meses em linha com inflação, com um histórico de crescimento anual de 11%, e com um ROE crescente de 33%!!! E isso é crise? E comprar Petro endividada é que é bom?!?!?!?!

Pois então, corrigida de mais de 15% desde sua máxima pode ser uma entrada interessante hein?!

Vale lembrar que apesar do aumento do desemprego que tende a afetar, o case de penetração segue valendo…veja que penetração de planos na população é 11% ante 60% nos EUA. Se nas grandes empresas essa penetração já é de 50%, nas pequenas e médias é de apenas 5%!

Empresa não tem dívida (R$ 409 MM em caixa, quase 8% do seu market cap), baixa necessidade de Capex e de k de giro…logo tem fluxo bom de dividendos, com um yield que parece baixo, 3%, mas que se deve a própria valorização da ação.

Veja que bater o IBX (que é melhor que o Ibov) tem sido uma constante…

 

odpv2

 

Retorno passado não é garantia…blá, blá, blá….vocês já sabem…mas um bom histórico tem o seu valor…já nos ensinaria o mestre Buffet….só acho que vale ficar de olho…

Ahh eles estão entrando em Road Show na gringa…vai que eles se encantam pelo seu belo sorriso…

 

odpv3

 

CURIOSIDADES…

AMIGOS OU FACEBOOK?  

No earnings call (espécie de entrevista após a divulgação dos resultados da empresa) do primeiro trimestre desse ano o CEO Mark Zuckerberg disse que as pessoas gastam em média 50 minutos no Facebook + messenger + instagram por dia (apps da empresa). Essa conta não considera o Whats ainda, o qual também é da empresa!

Interessante que segundo uma pesquisa americana “The American Time Use Survey”, isso é mais do que os americanos gastam por dia socializando com amigos face a face…na real…em 3D mesmo! De acordo com a pesquisa, os americanos gastam 43 minutos por dia em média em eventos, socializando com amigos!

Matéria completa:

http://www.marketwatch.com/story/people-spend-more-time-with-facebook-friends-than-with-actual-friends-2016-04-27?link=sfmw_tw#:MTgxCF5SaV_fuA

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply