20160608 – Thoughts

Bolsas, Brasil, China, Curiosidades, Thoughts, Tônica do Dia
Tempo de leitura: 11 min

TÔNICA DO DIA

Bom dia a todos,

Dia de viagem vou ser breve aqui…na verdade para o Brasil acredito que a análise mais interessante esteja nos posts HORA DE COMPRAR BRASIL? … é a pergunta que me faço pós evento dos juros nemoticonsos EUA. Não vimos nenhuma alta substancial em nossa bolsa…mas mercados aí afora tem se beneficiado…nosso ajuste tem sido no câmbio o qual não para de cair…ruim para exportadoras, mas até agora não teve intervenção do Bacen…se continuar caindo pode anotar que a galera das industrias vai buzinar no ouvido de Temer que precisa de um câmbio mais competitivo! Anyway, a percepção aí fora é que abriu-se uma janela favorável para emergentes:

“The longer-for-lower Fed interest rates are really inspiring investors back to the market again,” Stephen Innes, a senior trader at Oanda Asia Pacific Pte., said in Singapore. “The situation in China looks relatively stable right now. By all accounts, China seems to have more bullets and more ammunition to go as far as additional fiscal stimulus is concerned. That will also help commodity prices and the global risk sentiment in general.”

Fora isso internamente, é possível que o dado de importações chinesas surtam efeito por aqui. Houve um crescimento de 5.1% frente 2015 em maio depois de 16 meses de quedas e bem acima dos 2,5% previstos pelos economistas. No mais temos Copom, um grande non-event…IPCA veio acima do esperado e talvez conte a queda na curva…com IPCA a pico, teria Ilan espaço pra baixar juros?

Sobre o dia la fora, começam as compras de títulos pelo ECB, talvez vocês não lembrem, mas em março quando o coach Draghi lançou sua bazooka ao mercado ele agendou o início das compras de títulos para hoje dia 08/06…mercado já veio ajustando e portfolio managers lá fora já tem tido que ir além..comento mais no post MARIO DRAGHI SENDO COACH!…

No Reino Unido um dado forte de produção industrial (+2%) rouba a cena e a discussão macro dando certo otimismo para o mercado. No mais temos: futuros americanos com 0,2% de alta, Europa em queda de 0,2% (exceção feita ao Reino Unido); mercados asiáticos fecharam em alta de 0,7%.

Chama atenção o petróleo em sua escalada…subindo mais de 1% nos US$ 51 (uma boa ideia!). O que tá pegando? Expectativa com o dado de consumo de gasolina nos EUA e os problemas pelo lado da oferta com os conflitos na Nigéria (prometo escrever sobre em breve). Bolsas russas e nas arábias comemoram subindo mais de 1% (califa tá de olho!)

 

LÁ FORA

 

MARIO DRAGHI SENDO COACH!

Virou moda esse lance de coaching…qualquer zé mané quer dizer para outro zé mané o que esse deve fazer da vida…hehehe…foi mal…estou sendo bastante preconceituoso sim…mas enfim…o coaching da vez é o nobre Mario Draghi (presidente do banco central europeu). Com sua bazooka ele está testando os limites dos gestores…fazendo com que esses possam ir além…dar mais resultado…um legítimo coach!

Entenda: na tentativa de animar o mercado e a economia europeia, lançou um programa de compra de títulos (soberanos e corporativos) …a ideia é injetar liquidez na economia e fazer o dinheiro fluir. Isso foi lá em março…mas ficou endereçado para hoje a compra de títulos de empresas, tais como Renault, Siemens, Telefonica, Inbev, entre outras.

Questão é que ao fazer isso ele jogou as taxas de títulos no chinelo! Bom para as empresas que estão bombando de emitir títulos (US$ 57 bi só em maio) …ruim para os asset managers que estão cada vez mais sem opção. 

“The prospect of average yields below 1 percent is very scary,” said Juan Esteban Valencia, a credit strategist at Societe Generale SA in Paris. “Investors are being pushed outside their comfort zone to sectors like high-yield debt, where they may not have expertise.”

“We’re on strike when it comes to euro investment-grade paper,” said Gordon Shannon, a portfolio manager at TwentyFour Asset Management LLP, which oversees 6.3 billion pounds ($9.1 billion). 

“The ECB is distorting the market,” said David Riley, head of credit strategy at BlueBay Asset Management LLP in London. “There’s a shock associated with yields falling below 1 percent.”

Yield médio dos corporate bonds  que são investment grade caiu abaixo de 1%!

 

 

Hoje é a data oficial na qual o Banco central europeu começa a compra de títulos corporativos…será que ao fazê-lo, Draghi vai obrigar gestores a buscarem retornos em terras emergentes? 

 

CHINA – E QUANDO A IDADE BATER?

Confesso que tenho um certo medo da velhice…tenso não? Perder a vitalidade, sentir dores, se aproximar da morte…enfim…vamo parar com esse papo chato.

Mas me preocupa também a velhice chinesa! Se os caras já inspiram sérios cuidados hoje com uma população ainda jovem, me pergunto como será daqui 10 anos, ou 20….terei 42 ou 52…mas imagina os bilhões por lá necessitando de aposentadoria…como que fecha essa conta? Se tiver algun Atuário aí de plantão que me ajude…

 

 

 

NO BRASIL

 

HORA DE COMPRAR BRASIL? SIM, SEGUNDO SANTANDER

Li no Valor ontem essa polêmica levantada pelo Banco…interessante…em suma eles estão bem bullish’s com Brasil e apostam em crescimento de PIB de 2% pra 2017…polêmico…mas interessante.

Maurício Molan, economista-chefe do Santander. “Não me parece que a Lava-Jato seja uma história relevante na dinâmica econômica. Boto muito mais fichas na história da confiança e no colapso decorrente da piora da percepção fiscal”, disse Molan, em entrevista ao Valor.

Ana Paula Paiva / Valor

Alguns highlights:

# estamos perto do fundo do poço e devemos ver melhora no 3T ou 4T…setores importantes como automitivo e de construção perceberão melhora, pós fundo do poço atual no 2T… (tell me something new!)

# exportações de manufaturados acumula alta de 9% desde a mínima! (olha TUPY aí!)

#  Leva mais ou menos uns seis meses entre melhora dos indicadores de confiança, melhora dos indicadores de mercado financeiro e impacto efetivo nos indicadores da economia real. (concordo plenamente e por isso já falava há algum tempo que atividade real só melhora em outubro…será meu presente de aniversário!)

# Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) melhora só no 4T….nele poderia haver inclusive melhora no setor imobiliário…(os acionistas de GFSA3 que te ouçam)

# Corte de juros começa em agosto com 0,5 p.p.

# Taxa de juros em 10% para o fim de 2017. (penso que uma taxa mais condizente com a realidade externa e inflação interna desse ano seja 12,5%…se inflação baixar em 2017 e cenário de juro externo seguir uns 11% sejam plausíveis..10% é puxado…rs)  

Ele termina dizendo que tem recomendado aos gringos: é hora de comprar Brasil! Será? 

 

 

HORA DE COMPRAR BRASIL? 2 

Corroborando ao escrito acima, CS esta overweight in Brasil….mas eles estão over em China também…logo não acho que represente muito não…

cs allocation

 

AJUSTE EM CURSO…

Estava me perguntando: se não vai ter hike e parece consensual que isso é uma notícia positiva para mercados emergentes, nossa bolsa deveria andar, tal qual o que ocorreu em fevereiro (ainda que triggado pelo impeatchment), certo? Pois é..bom…não sei se vai ou não e comento mais isso nos posts HORA DE COMPRAR BRASIL 1 e 2…mas o fato é que o ajuste está sendo feito no câmbio…a meu ver só uma coisa explica: é pressão vendedora no dólar, tal qual está acontecendo no mundo. Se estão só vendendo ou se estão aportando recursos por aí é a pergunta que me faço.

dol x real

 

Vale ainda lembrar que esse dólar depreciado ajuda a conter inflação e abre espaço para mais discussão e apostas em queda de juros…não por acaso olha a queda na curva:

di1f19

 

 

 

BRFS3 – CORTANDO NA CARNE, LITERALMENTE! RS 

BRFS decidiu desativar o abatedouro que tem em Jataí (GO) e paralisar temporariamente a linha de produção de aves da unidade de Lajeado (RS).

Alguns me perguntaram sobre a empresa após a queda…minha resposta era sempre o receio com a escalada das commodities…e sigo tendo…ao que outros argumentam: “mas BRFS não é mais produtora de commodities, ela agrega valor ao produto, blá, blá ,blá” …Pode ser…mas sigo vendo-a como meio travestida… no fundo é commoditie..frango, nugget…é tudo milho com asa. 

E falando em milho com asa, da uma olhada no preço do insumo da BRFS:

corn

 

Pois bem ciclo do frango não tá nada favorável…dados da SECEX mostraram uma melhora nas exportações…ainda assim insuficiente…e a que margens? Esse é o ponto….fora que normalmente exportações se dão em produtos mais commoditizados (cortes de frango) que os vendidos internamente (nuggets da Mônica). Segundo presidente da ABPA podemos ter uma redução de 15% na capacidade, com produtores menores fechando….aí sim teríamos um ajuste em preços…tivemos recentemente já…algo marginal…da uma olhada:

frango

 

Vale dizer que o Aurora (3º maior do setor já anunciou fechamento de capacidade) … negociando a 16x lucro e 2,6x book não me parece pechincha. Diria que no Sell side temos 11 mandando comprar e 7 fora do papel….penso que é mais momento mesmo que não está favorável

brfs

 

Em BRFS acho que ainda cabe esperar…

 

 

CURIOSIDADES…

COPA AMÉRICA X EUROCOPA

As discrepâncias gigantes entre essas duas competições…

Infographic: How The Copa America And Euro 2016 Measure Up | Statista

 

 

 

Era isso, 

Abs.

WILL

 

 

Leave a Reply