EUA – TÁ CARO HEIN!

EUA, Lá Fora, Uncategorized
Tempo de leitura: 2 min

OK, ok, ok…eu sei que você pode dizer: “Will que me interessa saber se o S&P tá caro?! Eu quero é saber se compro mais LUPA3 ou TOYB3, ou whatever”

Well minha resposta é que gosto de analisar e ler coisas de mercado…e como o americano é o maior, acaba que tem muito coisa interessante pra ler sobre o mercado lá. Além disso, saiba você que um espirro fora de hora por lá pode gerar um frenesi danado aqui…num mercado conectado e global, penso que faz sentido sim.

Achei esse gráfico abaixo…genial! Por quê? Porque mostra o quão caro é o mercado americano atualmente! 

Basicamente, Mark Hulbert, o autor do artigo e do gráfico, analisou todos os picos do S&P e comparou os múltiplos de mercado de tais picos, com os atuais….logo as barras azuis mostram quão mais altos (mais caros) estão os múltiplos atuais da bosa americana. É tipo um: “nunca antes na história do S&P se pagou um múltiplo P/E (preço/lucro) tão caro quanto agora” … é tipo 90% a mais que a média dos outros picos!!

Ou

O preço que se paga hoje pelas ações americanas do S&P comparado com valor das receitas dessas empresas, é mais de 90% mais alto do que a média dos maiores preços divididos pelas vendas já pagos!

Múltiplos ajudam a fazer análises…comparar zé com zé…banana com banana. Mas uma ressalva importante: os mercados podem permanecer irracionais por mais tempo que eu posso me manter líquido! A exuberância irracional postulada pelo Professor Shiller em 1996 foi alvo de chacota por um tempo com o mercado se mantendo nas máximas ou ainda em alta até o estouro da bolha da Nasdaq e suas ideias serem reconhecidas.

Mas que tá caro, tá caro!

 

Leave a Reply