EUA – COPO MEIO VAZIO, ELEIÇÕES, MEDO, HIKE

EUA
Tempo de leitura: 3 min

Um dos fatores que muitos economistas atribuem como sendo um dos principais indícios de que economia americana não tem sido tão pujante assim e carece de um dinamismo maior é o decrescimento da produtividade do trabalho…gráfico abaixo mostra o dado comparado ano contra ano:

 

 

É engraçado porque quando tu pensa em EUA, talvez lhe venha a mente o vale do silício e todas as inovações mega produtivas e tals…mas o fato é que em nível agregado, essa produtividade não tem aumentando não…

O grande culpado talvez seja a industria…já comentei aqui que essa nova geração/modelo de economia tem levado a certa falência relativa do modelo de crescimento industrial…veja que o ISM dessa semana foi porrada pra baixo (49.4 ante 52.0 esperado).

 

 

Esse tipo de leitura junto com um gráfico desses me dão um frio na espinha! Deutsche Bank chama atenção ao fato de o nível de alavancagem financeira das empresas americanas ser consistente com recessão na economia por lá….

 

Li que juntando os PMI’s de serviço e industria o PIB do 3T nos EUA ta rodando na casa de 1%, ou seja, nada consistente com a ideia de aumento de juros! Logo, aqui vai 2 parágrafos que resumem perfeitamente o que penso:

 

markitset16

 

Ahhhh e não esqueçamos das eleições…Wall Street Journal publicou uma matéria interessante que mostra que os agentes tem estado mais preocupados com a eleição ….

 

E QUAL É O MAIOR MEDO DO MERCADO ATUALMENTE?

Não por acaso as eleições já aparecem ali…

 

 

Ou seja, apesar de todos os discursos hawkish’s por  lá, reforço que acredito muito que #nãovaiterhike! Ao menos não antes da eleição como já comentei aqui…

E isso é bom para emergente…logo esses frenesis de mercado quanto a aumento de juro ainda me parecem infundados! Só pra lembrar que o último payroll foi fraco e ficou bem abaixo do esperado (expectativa de geração de empregos de 180 mil contra 126 mil do dado).

Mas obviamente que Mr.Trump na casa branca é algo bem disruptivo, digamos assim…certamente é algo que traria uma volatilidade indesejada pra mercado e que sempre “arrebenta nos mais fracos”, ou seja, nós brasileiros!

 

Political Products Online dancing trump donald trump dance

 

 

 

Leave a Reply