EUROPA – A SACUDIDA DO MISTER DRAGHI

Europa
Tempo de leitura: 3 min

Não me canso de sonhar com Europa…é tipo aquele primeiro amor de escola…vai ficar marcado na memória e coração…desde a primeira vez que por lá estive (2006) nunca mais me esqueci…sempre me pego viajando na mente pelos cafés, centros históricos, pubs, catedrais, etc.

Mas ok…voltemos a realidade….

Europa foi o centro das atenções do mercado semana passada com Draghi trazendo alguma decepção com a não elevação da compra de títulos ou mais easing…comentei isso num post que fiz na sexta em meio aquele frrenesi todo…dá uma olhada:

DEU A LOKA NO MERCADO?

Fazer o que mercado esta viciado…não adianta…basicamente o Banco Central Europeu jogou a responsabilidade de estimular a economia para os governos…especialmente Alemanha. Até porque eles tem feito a parte deles comprando bonds e jogando $ na economia…dá uma olhada nos gráficos do UBS que dão um bom overview das compras de títulos pelo ECB….

 

bondseuropeus

 

Essas compras tem ajudado a sustentar mercados por lá…logo todo mundo queria o anúncio de mais…criança mimada mesmo! O resultado? Um sell off de bonds sem tamanho, com os yields explodindo e trazendo a volatilidade de volta ao mercado…da uma olhada:

Americanos…

 

Franceses…

Italianos…

Ingleses…

E nos bunds germanicos a volatilitade voltou:

 

 

Mas enfim…

 

Enquanto isso os ingleses tão pouco se lixando para o Brexit mesmo…últimos dados mostram que eles seguem consumindo serviços (seriam os pacotes de férias para Mallorca e Ibiza?) e a atividade manufatureira segue firme e forte (seria a resposta dos ingleses do norte para quem pensa que os bretões estão em maus lençóis pós-brexit?)…veja que o PMI de serviços e manufacturing surpreenderam…

 

 

 

 

Penso que depois desses dados e do PMI alemão, os hoolings ingleses teriam dito “suck my ba… germans” …hehehe…de fato a industria alemã esta mais lenta…

 

 

E o outlook de investimentos não parece bom…

 

 

Enquanto isso os franceses desdenham da briga dos dois ogros….afinal je sois brilliant dizem eles….vendas de croissant explodiram? Não sei dizer, mas a forte alta nas vendas do varejo da zona do euro (2,9% YoY contra 1,8% de expectativa) foi muito atribuída a eles….

 

 

E os italianos tentam se virar com seu sistema bancário…apesar daquela paura de que algum ia quebrar ter passado, veja que as margens dos bancos italianos definharam! Normal, dificuldade para conseguir capital, aliado queda nas taxas de juros no mundo (cobram menos pelo dinheiro) tem afetado seu business…

 

Enfim…a Europa segue aquela linda colcha de retalhos…com sua economia mostrando uma recuperação letargica e dependente de estímulos…Draghi deu uma sacudida no mercado, mas a eu ver muito mais porque esse queria um motivo para realizar….

Tipo Tim Maia…”me dê motivos, pra ir embora”

Mas por ora não fico tão preocupado assim com eles…

 

 

Leave a Reply