BRASIL – A FALAÇÃO QUE PRECEDE A QUEDA?

Brasil
Tempo de leitura: 3 min

Vocês já ouviram aquele expressão: o silêncio que precede a queda? Pois é, mas no caso dos juros no Brasil podemos usar a expressão: a falação que precede a queda! hehehe

Meirelles mandou recado, Ilan confirmou e pronto curva de juros embicou pra baixo! Tá certo, essa é uma das funções dos formadores de política econômica, balisar as expectativas do mercado!

É tipo o pai e a mãe quando deixam a criança brincar e ela se afasta…antes de dar palmada tu avisa: volta pra cá menino! Esse foi o recado dado ao mercado: volta que juros é pra baixo! 

Mas gosto de polemizar…então: será que o BC está realmente interessado em reduzir os juros porque entende que a inflação lá na frente parece estar convergindo para a meta (digo, bem la na frente…2018), ou está só seguindo a onda do momento?

Como assim Will?

Sejamos honestos, em macroeconomia nós não somos precursores de nada … seguimos apenas…menos mal na real! Nossos problemas acontecem quando os heterodoxos tentam inventar moda e não seguem o básico….mas enfim … voltando

Na semana que passou Indonésia e Turquia reduziram juros….

E os yields indianos seguem para baixo…

Ou seja, ao indicar que irá reduzir juros nosso Bacen está tão somente seguindo uma tendência que não é só de países desenvolvidos, mas também de emergentes!

Mas também penso que o último dado de inflação aliado aos dados muito fracos da economia real, chancelaram os comentários na linha mais dovish do time econômico recentemente…e o juro repercutiu rapidinho! Dá uma olhada:

jurosbrset

 

E teve muito multimercado respirando aliviado! Afinal eles e a torcida do Flamengo estão sentadinhos no camarote do ônibus que vai levar as taxas para baixo….só esperando a onda levar os juros para baixo e os preços dos títulos pra cima! 

Os grafistas dizem que se perder esses 11,8% os juros podem parar só lá nos 11%…quem sabe…anyway tal movimento reforça o call positivo de bolsa!

E para aqueles que pensam que isso pode afetar o apetite de investidores que vem atrás de yields, podem ficar tranquilos! Essa semana teremos o dado de investimentos estrangeiros no Brasil…aposto que seguem fortes! Veja que a queda dos yields em nada se refletiu nos investimentos na Índia, por exemplo:

Essa semana temos dados sobre isso…

Comentei na tônica que essa é uma semana decisiva também para Brasil e especialmente esse tema de juros, pois temos relatório de inflação. 

Sigo afirmando que, na minha opinião já teremos redução de juros em outubro…

 

 

Leave a Reply