BRASIL – REVERSOR INDEX E BOTÃO EJECT?!

Brasil
Tempo de leitura: 4 min

Pronto…acabou…o melhor Reversor Index de mercado deu seu sinal…time to go! Apertar o botão EJECT?

 

Cara me deu um frio na espinha que foi até a ponta da unha do dedão quando vi essa capa da EXAME…sério…não é um bom sinal! Ouço no rádio “recue alfa dog, recuar alfa dog, câmbio!”

Por quê? 

Dá uma olhada nesse belo reversor index de mercado (ps: desculpe a qualidade da imagem que tá muito ruim!)

14908336_1301139969917027_6000425638486253847_n

 

Basicamente quando bolsa é capa da Exame reiterando como investimento ruim é hora de comprar e quando você balões sugerindo uma festa,…é hora de vender!! 

Junto a isso recebo um email com esse gráfico mostrando que o valor de mercado das cias da Bovespa atingiu sua máxima histórica….

 

valor-de-mercado-das-empresas

 

E na hora me vem a mente o gráfico que dividi aqui com vocês uma semana atrás do P/L da bolsa batendo máxima….

 

ibovmultiplospe

 

mestre-dos-magos

 

Seriam os “deuses do mercado” querendo me dizer algo?? Buffet ensina que devemos vender ao som dos violinos e comprar ao som dos canhões…é tipo um dizer assim meio mestre dos magos…tu fica pensando e tal e ele desaparece…me pergunto se tá rolando uns violinos aí ou não…tenso!

Veja bem, juro que não é esoterismo!

Questão é que apesar de não ver nada que justifique um temor elevado ou que justifique uma forte realização de bolsa, esse reversor index tem um track record bom….

Tem alguns cisnes negros rondando aí e tals…Trump….Cunha…Odebrecht…quem sabe, mas enfim…fico com uma pulga atrás da orelha.

 

E o que ajuda a fortalecer esse receio é o fato de os números da economia Brasileira ainda não demonstrarem nenhuma melhora…isso preocupa cara…já falei aqui que não acredito numa descorrelação eterna de fluxo financeiro e desempenho econômico…alguém tem que ajustar! Ou os números começam a mostrar melhora, ou bolsa cai! 

Veja que o último indicador de dívida/PIB do Brasil segue para o alto e avante…a PEC 241 ainda não entrou ação e mesmo que entre, vai demorar uma pouco pra fazer efeito..

 

 

Não obstante, os números fracos tem feito muito macroeconomista rever suas projeções de PIB para esse e para o ano que vem. Veja o comportamento do Focus…foram 5 semanas seguidas de revisão para baixo no decrescimento desse ano e no crescimento esperado para ano que vem.

 

pibfocus

 

Estamos a 6 trimestres percebendo contração de PIB…questão é que historicamente somos dependentes de crédito e, se esse não flui, como imaginar que o PIB vai subir?!

E o endividamento das famílias começou já a cair, mas é ainda pouco e quando tu olhas o comprometimento de renda da população (o quanto gastam pagando a dívida) o valor é ainda alto, o que preocupa sem dúvida.

comprometimentoderenda

 

Mas enfim….como disse recentemente, WHO CARES?

BRASIL – WHO CARES?

Se tá na capa da Exame é porque é a hora de comprar não é? Rs

 

Leave a Reply