EUA – ALGUMAS DESCONEXÕES…

EUA, Lá Fora
Tempo de leitura: 3 min

Movimentos desconexos de lógica ou fora da realidade fundamental são quase sempre uma simples ilusão um alívio ou prazer momentâneo. A menos que seja uma pintura de Picasso, porque aí é o surrealismo que tem pontos de contato com o real, mas só na cabeça do gênio Picasso….enfim…mas prazeres momentâneos são bons…gostamos…alguns se viciam…e não falo só de drogas…pode ser outros vícios também…ou até mesmo trair a esposa, por exemplo…roubar para os cleptomaníacos…sexo para os/as ninfomanícamos…lista longa aqui e não quero me ater a isso.

BOLSA

Indo pra mercado…Trump me parece estar trazendo certos prazeres momentâneos no mercado americano com o S&P rompendo máximas históricas. (abaixo gráfico mensal)

 

spnov16

 

Não estou dizendo que a economia americana vai mal, há crescimento sim…mas mesmo eles não conseguem explicar, porque algumas ações do setor de varejo por exemplo chegaram a subir 30% pós Trump! Qual o motivo? Ninguém sabe…dizem que os investimentos em infra e $$ na economia fluiria em algum momento para as varejistas…enfim… Por isso digo que esse oba oba pode ser perigoso…abaixo o índice das varejistas.

 

retailus

 

 

Não obstante, toda essa alta tem impacto no valuation da bolsa por lá que por P/L já está mais cara que os níveis pré-crise em 2007. Pra fins de comparação a nossa bolsa aqui está em 14x….

 

 

 

ECONOMIA

Outro fluxo que Trump bagunçou/motivou, foi o movimento nas treasries americanas onde os yields não param de subir…mas li uma interpretação diferente bem interessante. Ela diz o seguinte: sim Trump foi o catalisador, mas o que está acontecendo é o mesmo que aconteceu quando o FED subiu as taxas em dezembro de 2015…veja:

 

 

Se isso é verdade, toda essa alta no dólar não se sustentaria…interessante!

E esse tem sido o ativo que mais chamou atenção no mundo “pós-Trump”…seria ele já “making the America Great Again” ?

 

dolarnov16

 

CONCLUSÃO

Sei que o post pareceu meio desconexo…mas a realidade está desconexa…estou tentando digerir o que se passa no mercado e me apegar ao que faz sentido e está difícil achar algo que faça. De qualquer forma, alguns exageros nos mercados americanos cedo ou tarde serão corrigidos. Semana cheia em termos de indicadores e coisas a acontecer e que talvez possam desencadear essas mudanças…veremos.

All in all para nós essa alta do dólar e a atração de capitais para lá não tem sido muito boa…mas vamos ver até quando os gringos resistem ficar longe da mulata de juros e curvas elevadas…hehehe. 

Imagem relacionada

 

Leave a Reply