EUA – OTIMISMO EXAGERADO?

EUA
Tempo de leitura: 4 min

Bom hoje minha preocupação com US é mais entender até que ponto esse otimismo que está sendo colocado nos preços dos ativos de bolsa tem fundamento. Isso porque ninguém gosta de bolha…principalmente porque elas estouram e causam efeitos nefastos sobre muitos agentes, entre eles nós, pobres emergentes.

Sobre esse otimismo, tem um índice que mede isso, dá uma olhada no indicador na semana passada…segue para cima.

 

Veja essa alta dos últimos dias e o gráfico mensal ao lado…que recuperação pós 2008 hein! Na tônica eu postei sobre o P/L esticado desse S&P.

 

SeP FEV17 2SeP FEV17 2MENSAL

 

Sobre isso existem inúmeros estudos tentando provar ambos os casos…veja por exemplo que as margens de lucros das empresas americanas vem crescendo (linha azul escura). Após 2008, muitas empresas se ajustaram e se tornaram mais eficientes…quando finalmente a economia retomou seu pace de crescimento, esses caras começaram a perceber melhora de margem…empresas mais lucrativas deveriam vale mais, correto? SIM!

 

 

Outro fator que vem sustentando é a já alardeada Tax Reform de Trump…semana passada ele comentou de novo que será uma reforma FENOMENAL….será que o Ronaldo Gordo Fenômeno vai ser o garoto propaganda dessa reforma? kkkkk

Ponto é que vindo de um empresário, espera-se algo audacioso e levanta as expectativas….esse é o ponto.

 

 

Ainda assim não sei se justifica…não sou nenhum expert então deixo-vos apenas minha percepção…a de que está bem esticado e que penso que existe uma grande chance do mercado se decepcionar…não sei quando,  mas existe. E não é porque subiu tanto assim, mas penso que existem entraves para serem aprovados os tax cuts…

Olha que interessante essa reportagem:

Trump administration is ‘complete insanity’ – and the markets are in a fantasy land: Stockman

 

Além disso tem uma outra questão, alavancagem da economia americana é alta...dá uma olhada nesse gráfico por exemplo…é o nível de endividamento apenas com consumo como parte do PIB…não leva em conta o governo.

 

 

Já vi algumas pessoas comentando que os Student Loans seriam o novo subprime…talvez, penso que é diferente, mas é representativo o crescimento observado ao longo dos últimos anos….hoje temos um total de US$ 1,4 trilhões em empréstimos! Isso é quase 3x o nosso PIB anual!! cerca de 30% daqueles consumer credit ali de cima, são student loans….E o mais importante é que GRRANNDE parte destes são garantidos pelo tesouro americano!

 

 

Outro ponto de preocupação com a economia americana é a questão comercial e as supostas barreiras que Trump quer colocar….o potencial impacto sobre os diferentes países é diverso, os mais relevantes são os do Nafta obviamente….

 

 

Mas o que me preocupa são as tais guerras comerciais, manipulação de moeda e tudo mais…isso não é bom pra ninguém.

Mas é inegável que os EUA vem tendo déficits homéricos com alguns países…da uma olhada no gráfico abaixo do comércio com a Alemanha:

 

 

 

Well sobre US me parece que o otimismo está sendo exagerado…só percepção mesmo…existem motivo pra acreditar numa economia forte..agora 20,%, 30% de crescimento de lucros na média…será?? 

Pontos que me preocupam: (i) otimismo exagerado; (ii) situação fiscal que não é tão simples, ainda mais com cortes de impostos; (iii) essa trade war que parece que o Trump está afim de comprar; (iv) dificuldade de Trump efetivamente governar. Ahhh tem mais o geopolítico…mas enfim…

Fica no radar.

Leave a Reply