EUA – #VaiTerHike e vai ser logo!

EUA
Tempo de leitura: 3 min

Update rápido sobre a economia americana…

VIX no low…

vixmarco1

 

S&P e todo e qualquer índice acionário americano nos all time highs…

 

S&Pmarco1

 

Mas o que mudou mesmo na semana passada foi a volta da treasurie…

 

treasuriemarco1

 

Após o speech da Janete….

 

 

E a probabilidade de aumento de juros nos EUA agora em março parece dada….caminhando para os 100% de chance.

 

 

Mas nem todos estão assim tão confiantes nesse call da volta da inflação e de treasurie para cima…veja que as posições especulativas vendidas na treasurie estão em patamares que não foram vistos desde 2009/10! Pode ser hedge, mas ainda assim chama atenção!

 

 

Mas me parece que só uma catástrofe no payroll que vai ser divulgado na sexta é que seria capaz de alterar isso…ou seja, esse cenário de hike de juros agora em março.

E catástrofe não é o que os indicadores antecedentes dizem a respeito…seria realmente uma surpresa e tanto…abaixo o Gallup Job Creation Index

 

 

Outro fator que sustenta a tese de que haverá hike de juros agora em março é o fato da situação financeira da economia americana estar “tranquila e favorável” para um hike. Abaixo o indicador Bloomberg United States Financial Conditions Index que ajuda a mostrar isso. Política monetária esta acomodatícia e permite um aumento de juros sem afetar fortemente a economia.

 

 

Partindo do pressuposto que está dado o aumento agora em março…a discussão recairá novamente em até onde vão os juros por lá e qual será o ritmo de elevações….veja que há uma divergência grande de opiniões a respeito…A Capital Economics compilou isso e plotou num gráfico as diferentes projeções das possíveis curvas de juros dos EUA.

 

 

No mais economia americana aparentemente segue on track…dado recente do ISM não manufacturing mostra que a atividade surpreendeu positivamente…mesmo depois daquele PIB fraco.

 

 

Obviamente nem tudo são flores e o Goldman Sachs pontuou muito bem o aumento dos estoques de carros pelas montadoras, bem como os incentivos dados as pessoas para que troquem de carros…polêmico não é mesmo?!?!?! Bom certamente não é!

 

 

 

A despeito de tudo que tem acontecido por lá, a popularidade do presidente Trump não está tão mal assim não…dá uma olhada:

 

 

 

E só pra não deixar passar batido, lembro-vos que o grande receio com a economia americana se refere mais ao longo prazo e a sustentabilidade do crescimento do seu endividamento…o segundo gráfico mostra que seguindo o trend atual, os EUA chegariam a 2046 gastando uma parcela mais que considerável somente em juros….tenso…mas isso é coisa de looooonngo prazo. Por ora não preocupa.

 

 

 

One thought on “EUA – #VaiTerHike e vai ser logo!

Leave a Reply