20170417 – TÔNICA DA SEMANA: o XIS da questão!

A Tônica
Tempo de leitura: 6 min

Ontem comi um Xis e bebi uma coca cola garrafa de vidro…raiz! Me sinto pronto pra semana que aparentemente será tão pesada quanto minha janta as 22h30! Lembro que em áureos tempos de juventude comia um xis bacon a meia noite e um pacote de trakinas com coca-cola e tudo descia redondo…acordava como se nada tivesse acontecido…hoje em dia não é bem assim…

Da mesma forma hoje não digerimos tanta chinelagem exposta desse cenário político nojento do nosso país…me faz até pensar: pq cargas d’agua voltei pra cá?! Tava lá na gringa…pq não casei e me enfiei num canto lá de Londres, tranquilin….

Enfim…lá não tem tem xis “beicon”…rs

Sobre política, pouco ou nada tenho a acrescentar…só o fato de que enquanto o foco estiver nela o mercado sofre…

“BULL IN POLITICS, BEAR IN MARKETS”

BULL IN POLITICS

 

Esse termo já foi usado algumas vezes e ao que tudo indica tem dado a tônica por aqui. Com o turbilhão de notícias de cunho político o investidor, especialmente estrangeiro tem “tirado o pé do Brasil e isso ajuda a explicar nossa underperformance. Basicamente o cara fez um “portfolio rotation across emerging markets” … falando assim até parece grande coisa…vende aqui e compra outra coisa…Tailândia, Argentina, etc. (IBOV em verde e MSCI Emergentes em preto).

 

msci x ibov 3 semana abril17

 

Mas até aqui não tem sido nenhuma catástrofe…explico: bolsa não despencou, dólar não explodiu e juros não demonstraram nenhum estresse …até aqui…veremos se acabaremos essa semana de Tiradentes com todos dentes na boca (#trocadalhoDoCarilho).

Gráficos semanais são bons porque ajudam a “ler” o mercado sem tanto ruído diário de míssil que explode aqui ou acolá, ou de delação bomba que irá arrasar a terra…enfim não sou grafista, meu intuito aqui é entender o que estar acontecendo para me posicionar!

ibov 3 semana abril17
dolar 3 semana abril17juros 3 semana abril17

 

Mas como disse essa semana é estilo “xis beicon” pesada… tem que ter estômago! Por quê? 

  1. Porque, ao menos em tese, teremos a votação da renegociação de dívidas dos estados o que é sempre uma prova de fogo para a governabilidade do governo.
  2. Na terça vai ter a leitura do relatório da reforma da previdência e a apresentação aos congressistas.

Ambos importantes eventos num momento onde a bomba das delações da Odebrecht seguem chacoalhando os alicerces de Brasília….a meu ver um não avanço nesses 2 pontos não deveria ser bem recebido pelo mercado, pois temos patinado nas últimas semanas em ver algum avanço ou melhora nas reformas….#oremos.

 

LÁ FORA as coisas também estão estranhas… os 3 aí debaixo resolveram se “divertir” e obviamente isso tem implicações pelo mundo.

 

 

Não por acaso o VIX já vem respondendo a esse aumento do risco..incerteza pura…quando o mercado não sabe quantificar o que vem pela frente é melhor vender e ficar fora…é mais ou menos esse o racional…

 

Vix

 

E o S&P seguiu a lógica e deu aquela realizada básica…

 

s&p 3 semana abril17

 

Mas fora isso, ao menos começamos a semana com bons dados de China o que sempre é bom ouvir…seja pelo minério, seja pelo fato de que hoje em dia eles são um baita parceiro comercial…digo em importância…logo seu crescimento é fundamental para nós.

 

dados China 3 semana abril17

 

Indo além em termos de agenda econômica: 

Temos o Empire State de atividade nos EUA e feriado na Europa o que pode reduzir volumes nesta segunda. E internamente o IBC-Br dando o tom da atividade interna.

Terça é dia de dados de housing e produção industrial nos EUA.

Quarta, pra não perder o costume, tem estoques de petróleo, mas também dados de CPI na Europa…dia de ver se a tartaruga segue avançando. Ahh e o livro bege nos EUA que ajudam a dar o tom ou um feeling sobre o o pace do aumento de juros nos EUA.

Quinta tem FED Filadélfia dando o tom da atividade econômica por lá além de pedidos de auxílio desemprego nos EUA. IPCA-15 que deve sacramentar a queda da inflação internamente.

Ironicamente, no dia mais “xis beicon” (pesado) da semana, a sexta, estaremos descansando…olhando de camarote os PMI’s europeus, alemão e americanos, os dados de vendas no varejo no UK e ainda o de venda de casas usadas nos EUA.

Ahhh sábado é dia de see recuperar da bebedeira de sexta, mas também de acompanhar a reunião da OPEP!!

 

Boa sorte a todos e um bom chá de boldo aí pra ajudar a digestão! 

 

Resultado de imagem para chá de boldo

Leave a Reply