DENÚNCIA TEMER…AQUI E AGORA?

Bolsas, Brasil
Tempo de leitura: 6 min

Cá estou eu em Portugal tirando alguns dias para descansar a cabeça e aproveitar algumas coisas básicas tipo praias paradisíacas, um azeite de oliva de qualidade, bacalhau, vinho verde…e por aí vai…a lista é longa…coisas que por aqui são muito baratas…afinal o $$ deve ser só um meio e não um fim em sí.

 

WhatsApp Image 2017-06-25 at 14.59.18

(Praia dos Arrifes – Albufeira)

 

Bom mas vamos lá…estava eu a admirar a paisagem quando de repente no meio do nada ouço uma vibração…um alerta… um sinal…o que seria? Algo estranho para aquele momento…algo que poderia tirar a paz daquele momento de descanso em uma bela rústica casa portuguesa…

Agora releia o que escrevi acima com a voz do Gil Gomes (da foto da capa do post)…aquele que foi um dos primórdios do jornalismo policial da pior ou melhor qualidade…rs…se você reler com a voz dele como narrador fica bem mais legal!

 

GIL GOMES 2

 

Mas na verdade foi só meu celular vibrando com alguma notícia do Infomoney e outros chamando atenção ao fato da denúncia do Temer….ah tah…só isso…pra que tamanho suspense Will? 

Corrupção passiva no caso Joesley Batista…entendo que passivo (nesse caso, rs) seja menos pior que ativo…caso Joesley já e sabido…então apenas formalizou é isso???

Poisé…nem eu sei…qual a novidade…presidente corrupto…só isso? Já devíamos estar habituados…rs

 

Well chega de lero lero, vamos a uma leitura, humilde, singela, desse que vos fala…cenários…tudo que escrevo aqui não vale nada, afinal nem eu nem ninguém sabe o que vai acontecer, vou apenas fazer algumas conjecturas e vocês sintam-se totalmente livres para discordar…

 

#Conjectura 1:

Notícia cai como uma bomba política e Temer perde apoio instantaneamente…PSDB fica “bravinho” e pula da barca…um ou outro ministro pede pra sair e dá discursinho pra aparecer na TV…Temer entrincheirado com 6 dúzia vai tentar resistir…os vermelhinhos vão pra rua protestar e quebrar algumas coisas, aproveitando a tal “greve geral dos não trabalhadores” no dia 30.

E as reformas…hein? Que reformas?

#Conjectura 2:

Notícia é mais uma num processo longo que vem se arrastando e que visa “passar o Brasil a limpo”. Temer vem a TV mais uma vez dizer que não há o que “temer” (trocadalho do carilho). PMDB sempre ardiloso costura seus apoios e deputados e ministros vem a público dizer que o foco é a agenda de reformas para botar o Brasil nos trilhos.

E as reformas…seguem como se nada tivesse acontecido…aham… sei sei

 

Em meio a essas conjecturas temos 1 fato: como funciona o processo?  

A ação do Janot não pode ser aberta no Supremo, então Fachin (relator da Lava-Jato) tem que enviar acusação a Câmara a qual pode autorizar ou não a abertura de processo contra o presidente! Para aprovar a abertura do processo é necessário a aprovação de 2/3 dos 513 deputados.

 

A partir daí temos uns 558 desdobramentos…mas tento aqui resumir:

a) Temer não consegue apoio e cai … povo vem a rua pedindo diretas já … caos na terra brasilis … ruim para o mercado … mas qual a probabilidade disso acontecer? Acredito que muito pouco provável…muito pouco mesmo!

b) Temer não consegue apoio para barrar o processo na Câmara…sua situação fica insustentável e ele acaba sem apoio cai. Ótimo, pois quem assume, em tese terá ao menos o apoio do congresso…no mínimo interinamente Maia assume, o qual tem visão político-econômica favorável as reformas…se não for ele teríamos espaço para um nome de consenso como se falava até pouco tempo atrás…Tasso? Também favorável a uma boa condução de política econômica. Se no curto prazo isso faz a bolsa “panicar”, no médio acho muito bom!

c) Temer consegue barrar investigação… vai ter mimimi dos vermelhinhos … mas no frigir dos ovos isso denota alguma força política do governo e isso em tese é bom para tocar as reformas necessárias.  Gera um estresse no curto prazo, mas bola pra frente … no fim do dia foi mais um capítulo do House of Card Brasil…ruim para o mercado o fato de termos um presidente com pouco apoio, mas enfim nenhum desastre.

Um outro ponto beeeemm interessante:

Esse pedido de investigação pode ser um motivo perfeito para justificar a condenação de LULA na Lava-Jato…mostra isonomia! Ou seja, mandou investigar o atual presidente, por que não condenaria um ex-presidente?! Cai por terra a tese de perseguição política e abre-se caminho para possível prisão de Lula. Interessante não?!

 

Resultado de imagem para lula surpreso

Enfim posso estar sendo viesado pelo ambiente pitoresco e paradisíaco do sul de Portugal, mas sinceramente essa notícia não me traz nenhum espanto muito menos pânico. Pra quem assistia Aqui Agora na infância isso tudo é tranquilo. 

 

Leave a Reply