OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…NATU3

Bolsas, Brasil
Tempo de leitura: 3 min

Muita gente andou comentando e perguntando de Natura…normal após a derrocada dessa tradicionalmente boa empresa…tudo mudou da noite para o dia? Não sou especialista no case…lembro que meu contato com Natura foi através dos sabonetes deles…sempre tinha um lá em casa…minha mãe sempre gostou.

Mas lembro que na época do IPO pessoal onde eu trabalhava achava caro…veio ao mercado caro.

Voltando a realidade atual o papel nem cai tanto assim em 2017…coisa de 1%…mas nos últimos 30 dias a derrocada da ação chamou atenção….já adianto que não foi resultado..foi a questão do risco e interpretação, pelo mercado, de que a aquisição da marca britânica Body Shop pode não ser uma boa.

CADE APROVA COMPRA DA NATURA

Na verdade o tamanho da aquisição também é algo que chama atenção…1BI de Euros…”só” uns R$ 3,7BI … é um passo grande! Hoje a Natura tem R$ 2 BI de dívida líquida (div – caixa) então uma aquisição dessa via dívida eleva bastante o risco de crédito da empresa…enfim

Indo ao resultado…

Natura já vem sofrendo (assim como todos nós) com a crise no Brasil e suas vendas não crescem. Não foi diferente nesse 2T17 onde a receita caiu 0,5%….e só não foi pior porque suas operações na Am. Latina estão indo relativamente bem (receita lá cresceu 3% em Reais). Ebitda caiu 14% ante o 2T16 com gastos para a aquisição da BodyShop (entendo que seja consultoria para o deal e não o deal em si ainda…mas não estou a par do caso)…outra coisa foi o incentivo dado aos executivos da australiana Aesop..a julgar pelo impacto os caras ganharam uma graninha boa! Na última linha o lucro foi maior graças ao pessoal do Banco Central que baixou os juros e isso gerou menores despesas financeiras para ela.

natu 1

Mas a real é que esse 2T17 é tipo o Benjamin Button, já nasce velho!

O que interessa é daqui para frente pois a companhia será outra após essa aquisição…aí eé questão de entender como aquisição será paga, o que acrescentará de Ebitda e Lucro…qual o foco da Body Shop, estratégias e por aí vai….tem muito trabalho pela frente e acho que pouca visibilidade.

Papel caiu….não sei se vai cair mais ou não, mas sem essa visibilidade citada acima fica difícil dizer se está caro ou barato.  Sigo de barbas de molho.

 

 

Leave a Reply