OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…TECN3

Bolsas, Brasil

Ta aí um case intrigante…levaria horas pra esmiuçar…então vou me deter ao que me chamou atenção.

Primeiro

Após vários trimestres de perda de margem bruta a cia reverteu isso…em que pese que o câmbio ajudou (Real valorizado ante o dólar), também há de se destacar que a empresa veio se esforçando pra controlar custos com os fornecedores gringos e reprecificou produtos….isso fez com que alcançassem uma margem bruta de 50%! Ainda longe do nível de outrora, mas desde 2015 eles não atingiam tal patamar, então é algo relevante.

Segundo

É louvável o esforço que eles vem fazendo para controle de seu ciclo financeiro…ou seja, reduzir nível médio de estocagem, alongar prazos com fornecedores e apertar clientes para antecipar as receitas. N na verdade o grande feito aqui foi ter conseguido mais prazo com os fornecedores…alonga o prazo de pagamento…com isso conseguiram reduzir o ciclo financeiro em 31,8 dias…isso é muita coisa cara!

 

 

PORÉM, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA…

faltam acertar alguns ponteiros nesse relógio…e a meu ver o grande problema é simples de diagnosticar: as vendas não crescem! Difícil é resolver! Seja por qualquer categoria que tu olhes as vendas caíram…aí fica difícil!

tecn2

 

E não é de agora…desde 2014 as vendas vem mostrando queda … e na real desde que ela abriu capital as margens só caíram e o retorno definhou…

 

tecn1

 

Outra coisa que não entendo é o porquê de um ciclo financeiro tão longo! Precisaria entender melhor o case mas sinceramente é um ciclo financeiro muito longo!! Ou seja, a grosso modo demora pro dinheiro voltar para cia desde a compra da matéria-prima até o cliente pagar. São 410 dias! Sei que não é bem comparável mas Grendene e Alpargatas por exemplo são menos de 200 dias… Enfim acho ruim e torna o fluxo de caixa dela menos atrativo na minha humilde opinião.

Por último queria entender o equacionamento da dívida dela… 100MM vencendo pra um caixa de 35 e uma geração fraca…sei lá…estranho….vão ter que rolar provavelmente.

 

tecn3

tecn4

 

Enfim…fico fora esperando que acertem esses ponteiros…

 

 

 

Leave a Reply