OLHA O BALANÇO DO BALANÇO…SAPR4

Brasil

Olhei rápido os números de SAPR e achei  um vazamento em seus canos…. Achei estranho uma companhia com a sua previsibilidade apresentar queda de Ebitda e lucro mesmo com aumento de tarifas que a empresa percebeu recentemente (empresa teve seu reposicionamento tarifário de 8,53% para o ano de 2017, advindo do diferimento da Revisão Tarifária Periódica de 25,63%, aplicado nas contas a partir de 01/06/2017).

Como assim Will? 

A empresa teve crescimento de 3,9% de receita ante o 2T16, muito por conta do incremento de ligações em esgoto (+5,4%).

Mas aí tu abre a linha de custos e toma um susto pois vê que ela cresceu 9,4% com destaque para o +31,4% de gastos com pessoal! Seria uma vazamento de uma empresa ineficiente?

sapr4 1

 

As despesas comerciais também me assustaram com um crescimento expressivo de 56,7%!!

sapr4 2

 

Bom como explicar isso então?? 

(i) Vamos lá começando pelo final na parte das despesas a cia não faz a distinção do que não é recorrente e aquilo que é recorrente…grande parte das empresas o faz, pois isso passa uma visão distorcida o Ebitda. No caso dela esse aumento de “Outros custos” refere-se a indenizações de clientes, fornecedores e de eventuais danos causados a terceiros nos serviços de cobrança. Não é algo recorrente e poderia ser suprimido para cálculo  de um Ebitda normalizado.

(ii) O crescimento natural da empresa aliado a reajuste salarial de 4,7% explicam o maior custo com pessoal…além disso, diferentemente do ano passado, o acordo coletivo com o principal sindicato se deu agora no 2T e não no segundo semestre de 2016 como foi ano passado.

(iii) Na parte de custos também houve uns gastos “diferentes”… a empresa usa alguns produtos para tratamento de esgoto….houve atraso na entrega destes e eles acabaram sendo faturados agora…então é outra linha que não esperaria que se mantivesse nos patamares altos que foram agora nesse 2T.

Com isso, o Ebitda e Lucro do trimestre apresentam queda ante o 2T16.

sapr4 3

 

Well as explicações existem…me parece muito mais um caso de um cano que estourou e deu uma vazada…molhou a casa…deu uma incomodada e tal…mas acho bem menos pior que um vazamento…daquele que te faz gastar uma grana sem conseguir descobrir de onde vem o bendito vazamento.W

Não gostei do resultado….olhando o semestre os números do 1S17 ficaram bem ok, mas o tri foi feinho. 

3 comments

    • Putz cara não olhei…
      To indo pra Porto Alegre hoje…vo baixar e dar uma lida no release no voo e tento postar algo amanha.
      Mas um amigo me flw q ainda foi bem feio…ciclo dela demora.

  • Will,

    Se desse pra ter uma versão “recorrente” do EBIITDA e lucro não sairia tão feio o resultado, né. Mas até pra uma estatal, o ativo ainda parece barato pra uma careira de dividendos, ainda mais com esses juros descendo o final da ladeira.

    Pra ganho de capital não entraria nem a pau, ainda mais com as units por vir…

    Ótima análise!

Leave a Reply