FIBR3 – OS ASTROS SE ALINHARAM?

Empresas
Tempo de leitura: 5 min

Resultado de Fibria foi porrada! Parece que tudo está dando certo para comapnhia…seriam os astros que se alinharam? Não sei, mas o resultado foi bom…Em linha com o esperado, mas muito bom a meu ver.

 

O que explica?

Começando pela demanda…mercado de celulose contrariou a sazonalidade padrão e se mostrou aquecido durante o 3T … somado a isso tu teve a interrupção e paradas inesperadas que retiraram 450k de toneladas do mercado…qual o impacto disso:

Melhora de preço. “O cenário positivo de preço foi o principal fator que resultou em um aumento de 17% do EBITDA ajustado em comparação com o 2T17 e margem de 49%,”

Sim preço pra cima e a Fibria gerando um baita caixa! 

 

Alguns highlights

  • Consumo mundial de celulose cresceu 4,3% no período puxado por China (+11,7%). Grafico abaixo o verde (BHKP) representa fibra curta que é o que importa para Fibria.  

fibria 3t17 1

  • Produção +9% e vendas +4% ante o 2T17; O aumento de produção já é impacto de Horizonte 2 e a empresa informou que a curva de aprendizado até 30 de setembro ficou acima do esperado, com produção de 124 mil t no período, 53% acima do previsto.
  • Custo caixa foi 8% menor com maior venda de energia. 
  • Ebitda foi +17% com margem de 49%. Ante o 3T16 o aumento do preço médio foi de 24% em dólar. Gráfico abaixo mostra como foi porrada a geração de caixa mesmo com um dólar bem comportado. 

fibria 3t17 2

  • Para o Resultado Financeiro o câmbio ajudou (dólar caiu) e resultado financeiro foi significativamente melhor. Positivo em 456MM nesse trimestre. 
  • Lucro porrada de 743MM. 
  • 7,5% Free Cash Flow to yield se você anualizasse o FCF desse trimestre. Mas esqueça yield pois agora a empresa entra na fase de pagar suas dívidas…gerando caixa com o início das operações da nova linha de celulose Horizonte 2, e pagando pela alavancagem de outrora. Atual DL/Ebitda é de 3,24x.

 

CONCLUSÃO

Sinceramente fica difícil achar um pelo nesse ovo. 

Explico…

Fibria é uma excelente empresa e o cenário parece realmente muito favorável… eles chamam atenção para isso: “Nos próximos meses, a baixa disponibilidade de celulose deve continuar sendo um fator de desequilíbrio nos fundamentos de mercado mesmo com o satisfatório ramp up da nova linha Horizonte 2.”

Demanda é sazonalmente mais forte no 4T por conta do Hemisfério Norte…demanda chinesa segue firme e forte. 

Os estoques estão em níveis baixos e a utilização de capacidade de produção de celulose no mundo ronda os 90%….

fibria 3t17 3

Bear in mind que esse é um mercado dos ofertantes….com oferta escassa e com mais retiradas de produção de celulose desse mercado não é de se admirar que Fibria continue implementando reajustes nos próximos meses. 

A isso tu soma a possibilidade de qualquer estresse no câmbio que de um booster em termos de receitas e o papel servir como um hedge de carteira. 

 

COMPRA OU VENDE WILL?? 

Papel andou bem no curto prazo…por quê? Diria que quem foi ao Fibria Investor Day em setembro já tinha sacado o que está acontecendo e andou comprando … tem-se uma dinâmica muito favorável ao setor e a Fibria.

Apesar de toda alta do papel…é possível que sigamos vejando essa Fibria com muita fibra. Anualizar o Ebitda desse trimestre é um erro, por mais que tenha sido porrada….ele deve crescer ainda mais com a entrada o ramp-up de Horizonte 2.

Então com uma sustentação de preços e um dólar comportado (a meu ver em 3,30) o papel estaria negociando a 6x Ev/Ebitda pra 2018 (um EV atual de 42BI isso e um Ebitda estimado de 7Bi) o que a meu ver suporta algum upside…uns 25%…penso que a 7,5x Ev/Ebitda passa a estar bem precificada.

Parece difícil acreditar…mas é o que me parece agora. Tabela de sensitividade ao dólar e ao preço de celulose do BTG ajuda a ilustrar…me parece que o quadrado azul que marquei seja algo factível de esperar para Fibria….

 

fibria 3t17 4

Gerando caixa, reduzindo liquidez, com cenário favorável…

Difícil ignorar…. ai ai se eu tivesse carregado…comentei dela 1 anos atrás quando papel estava 22,00!! 

FIBR3 – TEM FIBRA NESSA FIBRIA

FIBR3 – TEM FIBRA ESSA FIBRIA (UPDATE)

FIBR3 – TEM FIBRA ESSA FIBRIA (MAIS UM)

 

AHHH TEVE VÍDEO…

 

 

 

 

2 comments

  • Olá Will

    Tenho interesse em investir em CPLE3. Me parece que o preço atual (29/12) está muito bom. Não encontrei comentários seus a respeito desta empresa. Tem alguma informação a respeito?

    • Então cara papel ta barato sim na minha humilde opinião.
      Mas morro de medo da eleição no Paraná e o que vai sair dela.
      Lembre que o Requião conseguiu zoar bem a empresa no seu período.
      Então se fosse pra ter uma elétrico com risco eleitoral eeu teria ELET.

Leave a Reply