Buggpedia: o que é PEG Ratio?

Buggpedia
Tempo de leitura: 5 min

  1. Objetivo
  2. Como calcular
  3. Entendendo o PEG ratio
  4. Exemplo

 

1. Objetivo

O PEG ratio é um indicador usado por investidores para avaliar se uma ação está atrativa, relacionando o índice PL ao crescimento do Lucro por Ação (LPA).

Mesmo que não seja tão conhecido, é utilizado por muitos investidores fundamentalistas que querem ir além do índice PL e ver como o crescimento do LPA de uma empresa pode influenciar o valor da ação.

Não são todos os investidores que fazem essa abordagem, mas ela deixa a análise mais rica.

Para quem tem dúvida sobre a diferença entre o PL (PE em inglês) e o LPA (EPS ou Earnings per Share em inglês), não precisa se desesperar. É possível entender o conceito rapidamente e é muito importante que você entenda isso para poder entender o PEG Ratio.

2. Como calcular

O cálculo do PEG Ratio não é complicado: basta calcular o índice PL e dividi-lo pelo G, que vem de Growth (do inglês, “crescimento”).

O G significa basicamente o crescimento do Lucro por Ação (EPS Growth).

Portanto, a conta fica assim:

 

PEG Ratio = PL / Crescimento do Lucro Por Ação 

 

O índice PL você já tem que saber como calcular ou encontrar. Agora, para encontrar o crescimento do Lucro por Ação, acompanhe meu raciocínio:

  1. Suponha que o LPA da empresa ABC este ano seja de $2,50.
  2. Ano passado, o LPA desta mesma empresa foi de $1,90.

Com esses dados, vamos calcular a taxa de crescimento do LPA:

 

Taxa de crescimento do LPA = (2,50 / 1,90) – 1 = 0,315

Ou seja, o G é 31,5% .

 

Uma vez encontrada esta taxa, bastar substitui-la na equação do PEG Ratio.

Agora vamos supor que a empresa ABC tenha um PL de 20:

 

PEG Ratio = PL / Crescimento do Lucro Por Ação.

PEG Ratio = 20 / 0,315

PEG Ratio = 0,63

 

Caso tenha dúvida de como o resultado foi de 0,63, basta dividir o resultado da divisão por 100. Mas do que adianta saber o cálculo se ainda tem dúvida, certo?

 

3. Entendendo o PEG Ratio

Como dito no início, o índice PEG é usado para determinar o valor de uma ação considerando o crescimento dos lucros da empresa, sendo uma análise mais completa do indicador PL (PE).

Para um value investor (que é o nosso caso) esse indicador é muito importante, pois ajuda a entender o crescimento dos ganhos de uma empresa e fazer uma correlação com o preço da ação.

A grosso modo, quando olhamos apenas para o índice PL de uma ação, a interpretação é de que, quanto mais “baixo” em relação à média do setor, mais atraente ou barata está aquela ação.

Já quando calculamos o PEG Ratio, a história é um pouco diferente. De maneira geral, um PEG Ratio baixo é um bom sinal, mas precisamos comparar com o crescimento de empresas do mesmo setor para tirar uma melhor conclusão.

 

4. Exemplo

Vamos a um exemplo prático (caso tenha dúvidas, basta voltar ao Como calcular para entender o raciocínio):

  1. Imagine que temos duas empresas hipotéticas: empresa ABC e empresa 123.
  2. Ambas são concorrentes no setor de tecnologia.

 

Empresa ABC:

PL de 20x

G LPA de 31,5%

Logo, um PEG Ratio de 0,63x

 

Empresa 123:

PL de 30x

G do LPA de 60%

Logo, um PEG Ratio de 0,50x

 

Muitos investidores podem olhar para a empresa ABC e pensar que ela está atraente em comparação à concorrente, já que ela apresenta um PL mais baixo. Mas em comparação à empresa 123 ela não tem uma taxa de crescimento (G do Lucro Por Ação) alta para justificar o seu PL.

A Empresa 123 está negociando com um desconto para sua taxa de crescimento e os investidores que comprarem suas ações estarão pagando menos por unidade de crescimento dos lucros. Ou seja, quanto menor for o PEG Ratio, melhor é o valor da ação em relação ao seu preço.

Lembrem-se sempre da frase do grande Warren Buffet:

Preço é o que se paga, valor é o que se leva.

Por fim, vale reforçar a ideia de que é sempre preciso comparar com a média do setor e não ficar preso a apenas um indicador. Há várias formas de se avaliar uma empresa e na Buggpedia você já encontra algumas.

Espero ter ajudado!

6 comments

  • OLÁ WILL EXCELENTE EXPLICAÇÃO, GOSTOU MUITO DO SEU TRABALHO E O MELHOR DE TUDO É QUE VC NÃO PROCURA VENDER NADA.

  • “A Empresa ABC está negociando com um desconto para sua taxa de crescimento e os investidores que comprarem suas ações, estarão pagando menos por unidade de crescimento dos lucros. Ou seja, quanto menor for o PEG Ratio, melhor é o valor da ação em relação ao seu preço passado ou futuro.”

    Na comparação entre as empresas ABC e 123. A empresa 123 ter um PEG Ratio menor. Neste paragráfo, entendi que apesar de um PEG Ratio maior, a empresa ABC apresenta uma taxa de crescimento maior que a concorrente e por isso os acionistas menos por unidade de crescimento dos lucros, como mencionado no texto.
    E agora vem a minha dúvida. Ao final você escreve: “Ou seja, quanto menor for o PEG Ratio, melhor é o valor da ação em relação ao seu preço passado ou futuro.” Ai que fiquei confuso, porque imaginei algo como: apesar de uma PEG Ratio maior, a empresa ABC tem maior lucro por ação, está descontado em relação ao preço etc.
    Pode me exclarecer? Desde já agradeço
    Descobri o site agora, achando muito bom, parabéns
    Abs

    • Estou com a mesma dúvida do Melqui, acima.
      Ao meu entender, a empresa 123 tem o PEG Ratio menor, então ela seria mais viável para a compra no momento.

  • Onde consigo achar o LPA dos anos anteriores de cada empresa?
    Muito obrigado e parabén pelas postagens. Aprendendo muito!
    Abraço

Leave a Reply