Tiros no Macdonalds
Tem algumas coisas que não adianta, batem na nossa “lata” e nos dão conta da realidade. Semana passada presenciei um a polícia atirando em 2 caras numa moto que não quis parar. Estava no drive-thru do Macdonalds a espera de um singelo sundae…doidera neh? Foi longe até, mas imagina…hoje em dia o cara perde a vida por bobagem…perder por um sundae do Mac não seria algo legal.
Esse blog é pessoal, vocês sabem por isso estou comentando isso…
Mas outra coisa que foi tipo um belo tapa na “minha lata” foi isso aqui:
IBCBR
Semana que passou tivemos a notícia de que a economia brasileira registrou retração de 0,13% no 1T18 ante o 4T17 segundo o IBC-Br que é uma espécie de “prévia” do PIB … essa retração é a primeira desde o 4T16! Ainda que ante o 1T17 tenha havido alta de 0,86% é muito pouco e um banho de água fria nas expectativas … mercado apontava uma queda de 0,10% no mês de março (o dado é mensal), veio em -0,74%. As fotos ficaram feias:
E óbvio que o resultado natural é a revisão das estimativas para baixo…no último Focus já teve redução de 2,7% para 2,51%…só esperar que vem mais.
Junto a isso as notícias de Argentina são sofríveis…taxa de juros de 40%, Peso despencando e o país tendo que voltar a bater na porta do FMI
“BRAZIL SER MESMA COISA QUE ARGENTINA NON EH MESMO” dizem os gringos.
Pode parecer que não…mas já morei fora…Irlanda e Inglaterra…algumas vezes aconteceu a clássica “ah você é brasileiro…fala espanhol neh?”
Enfim…o que aconteceu foi que o nosso Risco também subiu porque querendo ou não os argentinos são importantes parceiros comerciais…(abaixo o gráfico do CDS que é um título de proteção ao risco…quando ele sobe significa que os investidores se mostram receosos com a situação do país).
Pronto…cara aperta o botão e lá se foi o dólar escalando. Falei dele a primeira vem em 12/03/2018 e depois dia 26/03/2018 comentando que tinha feeling que ia subir. Mas confesso que não esperava tanta porrada assim.
Sobre isso não se assustem porque até aqui tem sido global … olha o gráfico contra uma cesta de moedas:
E refletindo as treasuries que vem subindo bem…
Juros vão pra cima…ainda mais com a ACERTADA decisão do Ilan em não reduzir ainda mais os juros. Não que os 0,25p.p. iria fazer muita diferença, mas enfim. O carry trade já foi pro saco e ao menos que suba juro (desnecessário agora) esse câmbio não tem muito porque ceder…(abaixo o gráfico das variações nos títulos de 10 anos em azul e 2 anos em vermalho… normalmente utilizo o das taxas, mas queria mostrar que o movimento foi forte…comparável ao Joesley Day).
E a política? Para ajudar ainda teve pesquisa mostrando um cenário basicamente com Bolsonaro x Ciro ou Bolsonaro x Marina….sofrível neh! Gosto do capitão, mas confesso que gostaria de alguém melhor preparado e claramente comprometido com as reformas que o Brasil precisa…Bolsora ainda deixa dúvidas.
E pronto o tapa de realidade na minha “lata” foi no IBOV…abaixo gráfico em dol…mostrei dia 30/04/2018 esse gráfico…todo “bonitinho” com quadradinhos mostrando que as realizações em dólar tinham sido na casa de 10% …. legal pra mostrar que uma análise gráfica bonitinha não quer dizer bulhufas! IBOV realizou bem … bem mais que das últimas vezes nos últimos 2 anos. -18% desde a máxima …. TOMA!
Qual o nome de tudo isso? O BONDE PESADÃO! Juros pra cima, dólar pra cima, risco pra cima e bolsa pra baixo!
Ooh ooh-ô-oh
Som pesadão, pesadão-dão
Ooh ooh-ô-oh
OK….Isso tudo está dado …. está nos preços… foi o que aconteceu semana passada e aquele mau humor todo no mercado.
Eh passado…e o que ficou?
A meu ver tem algumas coisas que são quase que imutáveis… a palavra é forte … e nesse caso pode ser que um dia essa relação deixe de existir, mas até onde sei tem sido verdade. Já comentei aqui, mas a relação entre o desempenho das commodities e de mercados emergentes é estreita. De vez em quando se descolam, mas não tende a ser por muito tempo.
Temos então 3 opções: (i) ou as commodities realizam., (ii) ou os mercados emergentes se recuperam; (iii) ou um pouco dos 2. Estamos aqui na torcida pelo:
Quando o medo se apossou
Trazendo guerra sem sentido
A esperança aqui ficou
Segue vibrando
Sim sigo esperançoso…difícil…mas sigo…sim zé comprinha se quiserem…mas outra coisa que ficou desse bonde pesadão que abateu o Ibov foi que o mesmo apresentou uma boa realização … especialmente em em dólar e trouxe o múltiplo P/L foward (olhando 12 meses a frente) de volta para média:
Enfim…já comentei aqui que o cenário piorou com a atividade travando e um cenário eleitoral muito incerto ali na frente. Não espero nem inviso esperando um “milagre” de curto prazo (ainda que eles possam existir), mas olhando pós eleição e focando no que é mais importante de fato que é a economia, os ciclos….sigo otimista sim e sigo aqui cantando:
Vou reerguer o meu castelo
Ferro e martelo
Reconquistar o que eu perdi
Eu sei que vão tentar me destruir
Mas vou me reconstruir
Vou ‘tá mais forte que antes
Era isso.
Aquele abs.
7 comentarios
Muito bom Will, acompanho suas tônicas há um bom tempo!
Deu uma mudada no site, ficou legal.
Estou começando um site também, para falar sobre fundos imobiliários.
https://palafiita.com
Po q legal! Bom saber de material de qualidade!
Boa sorte na empreitada.
Forte abs
Fala Will, quando vc vai comentar o resultado de Logn, tô na espera.
Comentei aqui:
http://bugg.com.br/2018/05/21/pergunta-pro-will-2/
Cade o camarada do homem de ouro saquis que falou em dolar a 3,3 em julho? kkkkk Que venham os 4 reais no trump.
Por aqui tem nada pesadão, fesa parece que parou de apanhar, irbr os gringos ainda amam, unip sem comentarios, hapv com um ibov amigável já estaria em 40. Ah, alias tem uma derretendo, grnd3… Mas essa pode.
Pra não desanimar, vamos lembrar que até o genio toma sapatada no mercado kkkkkk:
http://braziljournal.com/wells-fargo-de-aposta-de-buffett-a-banco-de-vexames
Boa Munhoz! Esse é o espírito!
Mr. Alves… Vou ter que rever meu guesstimate de 500mi de LL da unipar…
Olin já vem rasgando tudo no 2Q.
Olin, the largest global chlor-alkali producer, is raising its prices for caustic soda in North America for a second time this year, according to a letter to customers obtained by S&P Global Platts.
https://www.platts.com/latest-news/petrochemicals/houston/olin-raises-north-american-caustic-soda-prices-10441741