CARTEIRA #NOTBAD – JANEIRO 2019

Carteira do Will
Tempo de leitura: 4 min

Sras e Srs é com muito orgulho que lhes apresento o fechamento do mês!  (P.S:Vídeos explicativos no final)

Vídeo resumo diretamente do Castelo de Warwick na Inglaterra:

PERFORMANCE 

Dezembro foi mais um mês positivo para nossa carteira que gerou um alfa bacana de 3 p.p.. O retorno de 1,25% pode parecer pouco, mas considerando que o tom do mês foi bastante negativo e que a bolsa como um todo caiu 1,8%, alcançar um retorno positivo é algo a ser celebrado.

Em termos de consistência considero boa, com 4 ativos sobreperformando o índice, sendo a MRV um grande destaque…acertamos na mosca meus amigos! Mesmo com a queda da LOGG3 o resultado agregado foi deveras positivo!

Lembro também que excepcionalmente essa carteira ficou com 6 ativos por conta da cisão da MRV…expliquei melhor isso aqui NESSE LINK

E agora o fechamento do ano….com aquela comemoração básica:

miguel herrera win GIF

NÚMEROS

Para quem está avido por números aqui vamos nós analisar o fechamento do ano….

  • Performance fechada no ano de 51,2% contra 15% do IBOV!! 51, UMA BOA IDEIA!! 
  • Desde o início a carteira acumula 160% contra 39% do IBOV! 
  • Até aqui foram 19 meses de existência, com a carteira batendo o IBOV em 14 meses, ou seja, 74% dos meses.

E a carteira segue se distanciando do IBOV mostrando que é possível gerar alfa…retorno acima da média com um pouco de disciplina e estômago! Rs

Números estão aí e as composições da carteira podem sere facilmente acessadas no blog…o objetivo disso tudo é mostrar que é possível construir patrimônio em renda variável! Lembrando, eu coloco a minha grana nesses ativos! Compromisso aqui é com a verdade apenas.

CARTEIRA PARA JANEIRO

Mas chega de lero lero…vamos a carteira para janeiro…

Apenas 1 troca que é a saída de MRVE3 para manutenção de LOGG3. MRVE3 acumulou uma alta de 21,7% nesse 1 mês que esteve na carteira….penso que está bom demais!

Mas gostaria de ressaltar que a razão pela saída de MRV é única e exclusivamente para manter a uniformidade da carteira, manter o seu padrão, ou seja 5 ativos cada um com 20%! Penso que MRV pode andar mais sim, pode continuar se valorizando…mas aqui opto por manter os 5 ativos para que a carteira seja comparável ao longo dos períodos.

Sobre LOGG3 eu fiz um post no qual explico melhor o que vejo nela?

LOGG3 – UM GALPÃO CHEIO DE RETORNO?

Sobre as demais FESA4, CSNA3 e AGRO3 tiveram um mês bem morno, então sigo vendo valor nos ativos e aquilo que escrevi no mês passado (link) segue valendo.

ROMI3 apresentou boa performance nesse mês que passou. Mas sigo acreditando num bom resultado trimestral do 4T18 então penso em carregar mais o ativo, pois continuo vendo valor no ativo. Ademais a recuperação industrial no Brasil está apenas no começo e se isso for verdade, existe um grande potencial pra ROMI3 que segue 20% descontada de seu valor de patrimônio por exemplo!

Vale lembrar: eu sempre posso estar errado pessoal…podem discordar a vontade! Quem vai julgar vai ser o mercado e o tempo. Certos ou errados, torço para que todos ganhemos dinheiro! 

 

VÍDEOS EXPLICATIVOS

Era isso,

Que venha 2019 com muito retorno para todos nós! 

Aquele Abs.

10 comments

  • Will, tudo bem?

    Parabéns pele site. Sou um leitor bem antigo, muito embora nem sempre comente.

    A logg3 me faz lembrar automaticamente da logn3, a qual você acertou cirurgicamente na análise. Lembro que na época você avaliou a logn3 a partir de duas variáveis, 1) perspectiva de retomada do setor de cabotagem e 2) competência do sócio Alaska.

    Na sua opinião, o preço da logn3 subiu absurdamente somente pelo aumento de participação do Alaska (acho que dobraram) ou você viu alguma melhora de fundamentos?

    Outra pergunta, você enxerga atualmente algum case semelhante ao da logn3? Isto, é, empresa em situação difícil, mas que conta agora com um sócio de competência inquestionável?

    Um abraço

    • Obrigado por acompanhar Leandro! Esse post me rendeu bastante reconhecimento intelectual ainda que pouco dinheiro de fato..rs..me faltou paciência.
      Na vdd meus pontos com ela eram: (i) sub avaliada pelo valor dos ativos; (ii) troca de management e boas decisões sendo tomadas; (iii) melhora da economia em algum momento. Junto a isso comentei que bons investidores como o Alaska tinham posição relevante no ativo o que era e é uma boa sinalização.
      Penso que a alta decorre sim do aumento de posição do Alaska; do efeito que isso causa (hoje mta gente segue os caras); mas também da melhora da economia e da continuidade de melhoras operacionais.
      Por hora fico fora do papel pois penso que a assimetria maior já foi corrigida.
      Espero acertar e ganhar dinheiro em LOGG3…rs
      Forte abs

    • Obrigado pela pergunta Rafael. Não. Eu realizo no primeiro dia útil do mês.
      Isso não quer dizer que seja a melho coisa a se fazer, mas é a mais próxima da realidade do leitor que eu consigo. Espero fechar o mês…decido a carteira com os preços de fechamento…e opero no dia de abertura.
      Obviamente que por vezes o meu preço de compra ou venda diferem do da carteira…mas em geral a dif não é a principal questão na definição de performance.
      Forte abs

Leave a Reply