20190107 – Tônica da Semana: IBOV veste verde, já o mundo vermelho

A Tônica
Tempo de leitura: 6 min

POLÊMICA É BOM E EU GOSTO!

Apesar de alguns acharem que só depois do carnaval, eu diria que em tese o ano começa oficialmente nessa semana. E não poderia começar melhor…com polêmica! Se não for pra criar polêmica não tem graça…rs.

Ninguém esperava que o ponto forte desse governo fosse a comunicação “talkei?”. De fato…Bolsonaro fala uma coisa, Guedes outra, Onyx ainda outra e fica um samba do crioulo doido…não é bom para o mercado, especialmente quando se trata de assuntos econômicosmas tem coisa muito pior, então entendo que isso passa…dá pra relevar conquanto que as atitudes e ações efetivas aconteçam e gerem os resultados esperados.

All in all o relógio segue rodando…tic, tac, tic, tac, … como comentei semana passada. 

A cereja do bolo foi a ministra Damares Alves…kkkk. Alguém poderia instruir ela a dizer:

O IBOV veste verde nesse governo…e o mundo vermelho! 

Resultado de imagem para meninos vestem azul

IBOV VESTE VERDE E O MUNDO VERMELHO…

Quem me acompanha sabe que fiquei super otimista especialmente após as pesquisas mostrarem grandes chances para o atual presidente Bolsonaro. Falei de rally, cheguei a comentar de IBOV a 100k …não chegamos lá, mas trazendo a realidade da atual conjuntura a bolsa brasileira tem performado absurdamente bem! O gráfico abaixo não deixa dúvida de o quão positivo tem sido o desempenho da bolsa brasileira! IBOV em verde; MSCI World em vermelho escuro e EEM (emergentes) em vermelho. O Brasil veste verde e o mundo vermelho!

Sobre o mundo eu fiz um outro post comentando alguns highlights macro…me chama MTO atenção o fato do cenário atual se assemelhar e mto com o início de 2016…confere no post abaixo:

GIRO PELO MUNDO: DEJAVÚ 2016?

O mais interessante é que naquele momento a nossa bolsa passou por uma grande inflexão…foi o momento da virada da nossa bolsa que voltou a subir refletindo a expectativa de mudança que começava a ser gerada lá….2 anos atrás com o governo Dilma enfraquecendo; Lula sendo levado a condução coercitiva e a Lava-jato a todo vapor.

FOTO SEGUE COLORIDA E BOA…

Sigo acreditando que a eleição de Bolsonaro e a formação de uma equipe de primeira linha seja motivo de forte inflexão para os próximos anos…mas como disse semana passada o relógio já está no tic, tac, tic, tac.

A foto está boa…PMI mostrando que a atividade segue em expansão e com confiança em nível recorde.

Inflação não é problema…Então juros deve seguir brandos o que é bom pra bolsa.

E até a relação dívida/PIB parou de subir…algo muito bom considerando o histórico recente:

BRAZIL E ÍNDIA REPRECIFICADOS…REPOST

Se isso for verdade aquilo que comentei na Tônica da Semana do dia 12/11/2018 sobre uma reprecificação do Brasil poderá acontecer. Lembram que comentei da Índia onde a eleição de um presidente pró-mercado gerou alta de 66% na bolsa indiana contra 0% da média dos demais emergentes? Repost do gráfico aqui embaixo:

DIFERENTES CORES, DIFERENTES SETORES…

Dito que sigo acreditando temos que buscar os ativos…aproveitando que o tema são cores, fiz um gráfico bem colorido abaixo. Não se deixe confundir por esse monte de linha! Temos o IBOV (candles); ICON (linha vermelha) o IMOB (linha verde) Small (linha azul), IMAT (linha cinza);  IFNC (linha laranja representando os bancos) e o IEE de Energia Elétrica (linha rosa). Para maiores infos sobre os índices, sugiro olhar esse link. 

Rapidamente dá pra ver que setor financeiro (laranja) e elétrico (rosa) tiveram performance superior ao Ibovespa. Chama atenção ainda a fraca performance do setor de consumo (vermelho) e da discrepância ou descolamento do IMAT (cinza) ante o IBOV.

Já no início de outubro passado (Tônica do dia 01/10), chamei atenção ao descompasso entre o Ibovespa e o índice de Small Caps (linha azul) … ainda em outubro também chamei atenção ao fato do ICON (consumo – linha vermelha) e o IMOB (índice imobiliário – linha verde) terem ficado pra trás. De lá pra cá o SMALL (azul) e IMOB (verde) não só alcançaram como tiveram uma performance bem superior ao IBOV, como eu havia dito…dá uma olhada:

Atualmente o que chama atenção são as ações do IMAT (linha cinza) que desde outubro não performam bem. Mas espera aí, o que teve em outubro? Foi quando “começou” ou se intensificou os questionamentos acerca da Guerra Comercial que tanto vem pesando sobre as commodities.

Não estou aqui pra dizer que essas ações vão agora subir, mas não por acaso tenho na minha carteira pessoal 3 ativos que compõe esse índice – grifados em negrito abaixo.

Lembrando que mercado é cíclico e que é importante ter coragem de apostar naquilo que não parece óbvio. #ficadica. Commodities, especialmente metálicas, tem sofrido, mas lembro que o ano novo na China é agora dia 02 de fevereiro…sazonalmente produção desacelera e isso afeta preços dessas commodities, então talvez agora seja a hora para quem pensa em se arriscar nesse setor.

UMA COR FINAL PRA ACABAR 

Tenho estado otimista e acho que estou acertando. Mas temos que ser criteriosos e existe uma urgência por reformas…se elas não vierem todo cuidado é pouco. Não sou fã de arco-íris…então não quero que o ano seja colorido…apenas verde tá bom!

Falei demais já.

Era isso.

Aquele abs!

10 comments

Leave a Reply