Resultado Bradesco(BBDC4) 1T19 – De volta ao jogo

Empresas
Tempo de leitura: 3 min
Relatório Trimestral Bradesco(BBDC4) – De volta ao jogo?

 

Já adianto, o resultado foi muito bom. Bradesco apresentou um crescimento bem interessante, ainda mais com a taxa de juro na mínima histórica. O quadro abaixo expressa melhor o que eu quero dizer:

Fonte: Release Bradesco 1T19

Essa imagem captura tudo que foi de mais interessante no resultado. Primeiramente um Lucro Líquido crescendo na casa dos dois dígitos. 22,3% de alta! O motivo? Diria que os números do segmento de Seguros, Previdência e Capitalização respondem a pergunta. Números muito fortes desse segmento que é mega relevante para o Bradesco – ah detalhe: já bateram o guidance de 2019 com folga, mas sabemos que tem muito chão pelo ano ainda.

Como reflexo de um bom resultado, o ROAE  chegou a 20,5% no 1T19, uma alta de 1,9p.p. vs 1T18 (18,6%). A companhia voltou a ter uma rentabilidade que não se via desde 2015, quando juros estavam em 14% ao ano. Hoje com juros a 6,5% ao ano, a companhia mostrou-se resiliente e segundo o presidente do Bradesco ainda pode vir apresentar alguma melhora.

Outra imagem que expressa o bom resultado:

Fonte: Release Bradesco 1T19

A PDD (provisão devedores duvidosos) Expandida teve queda de 8,4% no 1T19 vs o 1T18 e reflete essencialmente a menor inadimplência e isso mesmo considerando o aumento da carteira de crédito. Veja que os índices de inadimplência, caíram pelo oitavo trimestre consecutivo!! Junto a isso a Recuperação de crédito crescendo 107,9% no 1T19 vs o 1T18 ajudam a explicar essa melhora na PDD.

Fonte: Release Bradesco 1T19

O banco costuma dar Guidance (indicativo) dos principais números do ano. Para 2019, vou deixar a imagem do Guidance divulgado no release:

Fonte: Release Bradesco 1T19

MEU OUTLOOK PARA BBDC4

Bradesco negocia hoje a múltiplos que EU considero nada atraentes. Mas é o setor inteiro que não me agrada no momento, coisa minha. A única que salva, na minha opinião, é Banco do Brasil (BBAS3) que realmente ficou para trás do setor. Entretanto, considerando esse forte resultado, é bem possível que vejamos as ações repercutindo bem e andando…isso porque uma empresa vale o quanto ela consegue gerar de lucro ou caixa, logo o Bradesco ao mostrar números fortes pode gerar certo “upside” se você considerar a manutenção do patamar de rentabilidade da empresa…junto a isso, temos uma possível melhora da economia como um bônus.

A imagem abaixo mostra o que EU considero. O azul seria o preço/múltiplos com os quais eu compraria as ações do banco; em verde (onde penso que possa chegar …exagerando um pouco; branco é ela atualmente:

Não ficaria assustado se chegar a R$ 50,00… mas por hora é isso.

 

– Breno Bonani.

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

 

 

2 comments

  • Olá Breno, tudo bem?
    Não sou acionista do Bradesco, mas achei o resultado interessante. Principalmente as falas dirigidas ao foco na tecnologia (Next, BIA…)
    Também estou achando caro o papel, mas me espantou o valor que você considerou como boa entrada! Não seria uma assimetria muito grande para uma empresa desse tamanho? Você extrapola esse raciocínio para outras empresas do setor?
    Obrigado!

    • Pedro carvalho, tudo certo?

      Então, acho que o setor está negociando a múltiplos no qual eu não considero atraente para mim. É apenas a minha avaliação. Acho que com o aumento das “Fintechs” muito bancão grande vai ter que se mexer nesse processo. E você até citou o foco na Next, que é algo que está caminhando ainda. Logo, nos múltiplos atuais eu não vejo uma margem de segurança tão atraente para entrar.

      Eu extrapolo se fico com receio do setor. Como é o meu neste caso.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar! Abs

Leave a Reply