Resultado Santander(SANB11) 1T19 – Sambando no Crédito

Empresas
Resultado Santander(SANB11) 1T19 – Sambando no crédito

 

Tenho que admitir, toda vez que eu leio o “ticker” SANB11, eu me lembro de samba não sei porque. Mas dessa vez, o banco sambou bem e o resultado foi bom, mas bastante tímido ao meu ver, especialmente considerando que o Bradescão da massa, um banco bem maior que o Santander, divulgou números tão bons quanto, como comentei nesse post aqui: RESULTADO 1T19 BRADESCO

 

Vejam essa maravilha de cenário, é um episódio relicário

Começo parafraseando Martinho da Vila (Aquarela Brasileira), com o quadro de destaques e pontos positivos para o Lucro Líquido, Carteira de Crédito pessoa física e ao consumo e o ROAE.

Fonte: Release Santander 1T19

 

Bons números de clientes ativos também. Vale ressaltar, que quem olha o digital e vê um crescimento desses, não é para ficar pensando “estão crescendo absurdos”. Estão crescendo, mas outros bancos estão crescendo a parte digital nas mesmas casas.

Fonte: Release Santander 1T19

 

Além disso, o PDD – Provisão de Devedores Duvidosos, encerrou em R$ 2.596 milhões com leve queda de 2,1% vs 1T18. Em 3 meses, caiu 13,1% por conta de uma valoração não recorrente nos ativos que aconteceu no 4T18, sendo assim, excluindo eles a queda teria sido de 6,8% em 3 meses. Receita cresceu 6,9% em 12 meses e caiu 1,2% em 3 meses. Juntamente, despesas gerais atingiram R$ 5.102 milhões no trimestre, alta de 6,2% vs 1T18. Índice de basileia ficou em 15,4%, 0,1 p.p. vs 1T18.

Em geral um resultado bom, mas bastante tímido ao meu ver, com pouco crescimento e mais números em linha com 12 meses atrás.

Sempre o sol me queimando, e assim vou me acabando

Já dizia Nelson Cavaquinho e Guilherme Brito, na música Folhas Secas. Tudo bem que o crédito pessoa física pode ter sido uma porrada e de fato foi, mas eu fico com o pé atrás para essa alta especificamente nesse segmento. Primeiro que a inadimplência tende a ser alta para esse segmento…veja que isso até já vem ocorrendo, vide linha vermelha do gráfico abaixo. Outro ponto é que se isso é verdade, logo ali na frente o banco teria que aumentar a PDD pra compensar essas possíveis perdas e isso não é bom.

Fonte: Release Santander 1T19

Não obstante, olhando o crescimento de lucros e o belo resultado do Bradesco, penso que os números de Santander foram bons, mas tímidos. Isso sem falar nas margens gordas do segmento de Seguros e Previdência de Bradesco e Itaú e os quais são meros coadjuvantes no case de Santander. Somando-se a isso, um risco maior em se aventurar em créditos com foco em pessoa física e consumo. Esses dois últimos que tem um risco muito maior de inadimplência, pois, uma coisa é “emprestar” dinheiro para corporate ou large, e esses investirem em algum projeto que gere retorno para honrarem suas obrigações e terem um lucro no fim. Outra coisa, é focar em pessoa física ou consumo, que tendem a não poupar ao longo do prazo e tem mais riscos de não honrarem. Logo, no médio/longo prazo, não vejo como algo bom.

MEU OUTLOOK PARA SANB11

Devido aos resultados bem tímidos do banco, a lenta retomada da economia, a concorrência cada vez mais pesada em cima do setor financeiros, o lançamento de novas “fintechs” para “desbancarizar” o modelo atual. Vejo Santander negociando a múltiplos que não considero atraente para esse ano de 2019:

 

 

– Breno Bonani.

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

One thought on “Resultado Santander(SANB11) 1T19 – Sambando no Crédito

Leave a Reply