Resultado Banrisul(BRSR6) 1T19 – Superando as expectativas??

Empresas
Resultado Banrisul(BRSR6) 1T19 – Superando as expectativas?

 

Não sou gaúcho, mas parece que no sul do país tem muita companhia boa e entregando bons resultados. Comentei sobre Trisul que é da mesma região. Para mim, o resultado do banco veio bom.

 

No sul do país, um banco se supera

O quadro de destaques ficou maior do que eu gostaria. Mas vale a pena, é um ótimo overview do resultado.

Fonte: Release Banrisul 1T19

 

O banco reportou um Lucro Líquido de R$ 320 milhões, alta de 31% vs 1T18. Entregando um Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio Anualizado de 18,7% (alta de 29,8p.p. vs 1T18) e um PDD bem menor, com queda de 7% neste indicador ante 1T18. Consequentemente teve uma melhora nas despesas com a mesma, que reduziram em 6,4% vs 1T18.

Mesmo com uma margem financeira mais fraco, as despesas administrativas foram menores mas o ganho com serviços e tarifas não foram lá o que eu esperava, impactada por uma performance mais fraca do segmento de adquirência, seguros e previdência. Mas segue o jogo.

A carteira de Crédito atingiu R$ 34 bilhões e cresceu 8% em relação ao mesmo período passado.

Impulsionado pelo bom desempenho do segmento pessoa física/consignado. Infelizmente a parte de PJ ficou aquém do que eu esperava. Mas pode-se explicar que o fato dela ter ido ruim, é muito por conta da lenta recuperação econômica que o país continua enfrentando. Não obstante, podemos notar que do 4T18 para frente, a margem financeira caiu 15% e as receitas tiveram baixas também.

Claramente pelo fato da economia não ter entrado nos trilhos. Todavia, o banco tem conseguido controlar muito bem sua inadimplência com o índice chegando a 2,56% (90 dias) com queda de 0,87p.p. em relação ao 1T18. E quando olhamos 12 meses, vemos que o Banrisul tem mostrado um resultado mais interessante, com melhora no crédito para o segmento imobiliário e no segmento pessoa física.

Sounds Like A Plan Ok GIF by Leroy Patterson

MEU OUTLOOK PARA BRSR6

O banco tem entregado resultados consistentes, mesmo com a lenta recuperação da economia. É um bom pagador de dividendos, que deve ficar na casa de 6,5%-7% de Dividend Yield para este ano. Além disso, o banco ficou para trás em relação aos demais bancos do país.

Sendo assim, vejo o Banrisul (2019E) negociando a múltiplos muito atraentes:

 

Abaixo do setor, que atualmente está negociando a 13,4x lucros e com um P/VPA de 2,4x.

 

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: Breno_Bonani e Instagram: @bonani_

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply