Buggpedia: O que é o “Earnings Per Share”(LPA)?

Buggpedia
EPS – Earnings Per Share (LPA)
O que é o EPS? Qual sua importância?

 

O “Earnings Per Share”, pode ser traduzido como Lucro Por Ação (LPA). Nada mais é que um indicador de lucratividade. Para exemplificar melhor a sua definição, podemos dizer que é uma parcela do lucro que cada ação emitida de maneira singular possuí, por isso, “Lucro Por Ação”. Além disso, serve para formar alguns outros indicadores de extrema importância.

COMO CALCULAR

O seu cálculo é bastante simples e não necessita nenhuma matemática avançada. O cálculo é o Lucro Líquido (do exercício ou 12 meses, vai depender do que você quer analisar) dividido pelo número total de ações emitidas pela companhia (isso inclui as que estão circulando, em tesouraria e até as que os controladores possuem, são todas mesmos). Logo, a fórmula ficará assim:

 

LPA = Lucro Líquido / Número Total de Ações

 

Em suma, quando for calcular este indicador, o melhor a ser usar é 12 meses. Fica melhor ajustado do que no exercício. Além disso, sempre que der (e se tiver) ajuste o Lucro Líquido caso tenha “não recorrentes” no resultado, para se chegar num indicador mais próximo da sua operacionalidade real.

Vale ressaltar que nos demonstrativos da companhia e no seu balanço, você consegue encontrar tanto o dado do Lucro Líquido, quanto do número total de ações da companhia.

ENTENDENDO O LUCRO POR AÇÃO

Muitas vezes considerado um dos indicadores mais importantes para se determinar o preço justo de uma ação. Através do Índice P/L (preço/lucro), no qual muitos investidores e analistas utilizam para saber se uma ação está barata ou cara frente aos seus pares no mercado ou frente uma média do setor. Lembrando-se sempre que é apenas na visão deste indicador também!

Além disso, outro indicador interessante, é comparar o preço da ação com o Lucro Por Ação. O William já comentou em uns de seus posts sobre a “Golden Rule” (Regra de Ouro em portuga), que nada mais é que o preço de uma ação tende a subir, se o LPA dela também estiver crescendo. E o contrário também é verdade.

Abaixo o gráfico de Magazine Luiza(MGLU3):

Petrobras(PETR4):

Ultrapar(UGPA4):

Acho que já deu para entender que existe uma correlação forte entre o preço da ação e o LPA.

Por fim, é importante comentar que o LPA possui uma certa limitação. Uma vez que, ao calcular o P/L, este indicador não diz nada sobre a rentabilidade da companhia e o LPA por si só também não pode ser a “martelada final” para se concluir algo sobre como está determinada companhia. Sendo assim, use todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance, incluindo as que estão no Buggpedia. Temos uma coleção boa de ferramentas para auxiliar os investidores em suas análises.

 

Era isso, valeu!

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply