CARTEIRA WILL – 20190520

Carteira do Will
CARTEIRA

Começo com uma mensagem importante:

Tudo o que está acontecendo é absolutamente normal! As notícias são as piores possíveis! Cada vez que você lê algo já sabe que será motivo de queda na bolsa….é a reforma que não vem, o Bolsonaro que falou o que não devia, o ministro que roubou, a trade war, etc! Enfim, todos os eventos e  comentários vão na linha do é momento para reduzir ou zerar as tuas ações! Praticamente NADA nem NINGUÉM vai te deixar animado ou confiante!

Mas calma, é assim mesmo! Por isso existe no mercado, uma coisa que chamamos: PRÊMIO DE RISCO! Aqueles que aceitam tomar o risco de fazer o que ninguém acha que deve ser feito…esses merecem recompensa! É assim na vida e é assim no mercado! Uma marca nova, um restaurante novo, etc…eles custam mais barato do que aquilo que está consolidado…sabe por quê? Pelo prêmio de risco!

Então o que eu tenho a dizer sobre o momento atual, é que o prêmio para os que assumem o risco de investir em bolsa agora, é substancialmente maior do que quando a bolsa estava nos 100k! Tome proveito disso! 

Mas sou humano e digo para vocês..me sinto como o gênio e ídolo Rocky Balboa…apanhando e nas cordas…mas seguindo!!

mason dixon GIF

Seguimos….

Você pode olhar o gráfico e notar que há uma diferença ante a semana passada e essa e pensar:

“Ihhh o Will se apavorou e vendeu as ações…por isso tá com mais caixa”

Nada disso! Explico melhor as mudanças que fiz na parte de ações mais embaixo.

AÇÕES

Algumas saídas da carteira :

  • VALE3: já tinha comentado que tinha vendido uma opção e esperando o vencimento que foi dia 15 de maio. Passado o vencimento zerei o resquício da minha posição. Comprei em fevereiro e já tinha zerado 2/3 com lucro de ~15% em abril; agora zerei o 1/3 restante com ganho de 4%. Mas confesso que as quedas recentes já deixam minha mão coçando para comprar de novo.

 

  • AGRO3: Zerei essa posição que carregava a bastante tempo. NADA a ver com Bolsonaro, reforma, ou qualquer outro tema que você leia por aí. Comprei AGRO3 em Setembro/18 e carregava essa posição desde então com lucro de 15%, quase em linha com o Ibovespa no período (+17%). Motivo para eu ter zerado? Avaliação relativa…quedas de SLCE3 me chamaram atenção e optei pela troca. Comento sobre ela abaixo.

 

Entrada: 

  • SLCE3: queda de mais de 40% desde a máxima me deixou interessado. Empresa é excelente operacionalmente e tem yields de produtividade da lavoura melhor que no US. Uma relação de dívida líquida/Ebitda totalmente sob controle (1,7x) e boa governança. Então o que se passa com ela? Entendo que o mercado enxergue a companhia como uma vendedora de commodities agrícolas que ela é. A queda nos preços dos grãos tem sido forte e isso pode justificar a queda. Mas talvez o mercado se esqueça que outro componente afete seus números, o dólar! Como exportadora ela se beneficia de um real depreciado. Não obstante, o resultado da guerra comercial entre EUA x China tende a beneficiar os produtores de soja brasileiros. E coloque ainda como trigger potencial o fato dos preços de grãos eventualmente se recuperarem neh. Vejo a empresa com triggers potenciais interessantes, negociando a um P/L de 8x, um EV/Ebitda de 5,5x e com um valor de ativos líquidos (terras, equipamentos, etc descontados da dívida) de ~R$ 23/ação. Então me parece ter uma boa margem de segurança ao comprar nesse preço atual.  

 

As demais posições…

Sobre CSNA3, BRPR3 e LOGG3, eu já tinha comentado semana passada…com exceção da alta do minério que é muito bom para CSN, não tenho mais nada a acrescentar.

  • TRIS3. Resultado muito bom que só reforçou minha convicção em permanecer no papel. Olhando o gráfico parece esticada, mas papel negocia a múltiplos ridículos. Breno fez um ótimo post a respeito, confere: RESULTADO TRIS3.

 

  • FESA4: é uma tristeza ver um papel que você estava ganhando um bom dinheiro cair dessa forma! Cheguei a estar com ganhos de 40%. Uma lástima, mas acontece. O resultado do 1T19 foi fraco, em linha com o que esperava. O que gostei foi um outlook mais favorável para o 2T19 e futuro. Além de recuperação de preços, com a Trade war se intensificando é possível que eles tenham espaço para venderem mais para os EUA com os americanos tarifando o ferro silício chinês; Junto a isso, com ~35% das receitas vindas de exportação, a alta do dólar é benéfico para empresa que se torna uma opção para quem busca um ativo que se beneficie dessa alta recente. Junto a isso a empresa tem diversos projetos que a meu ver aumentam seus diferenciais competitivos e permitem a ela surfar bem as diferentes nuances de cenário. Vejo ela negociando a 8x lucros para esse ano e com um EV/Ebitda de 4,5x. Com tudo isso, não vejo motivo para vender minhas ações da empresa agora.

 

  • GUAR3. Resultado fraco. Crescimento de vendas ruim, aumento de despesas e um Ebitda caindo bem ante o 1T18….um desempenho bem mais ou menos na maior parte das linhas…mas o que assustou mesmo foi o aumento da inadimplência nos empréstimos pessoais de sua operação financeira. Conference também não trouxe nenhuma luz no fim do túnel. Fiquei triste e me dói dizer que a queda do papel foi justa. Bem verdade que momento não ajudou, mas procurei, procurei e não achei nada muito bom para comentar não. Estou repensando minha posição. 

 

No mais sempre busco ser sincero e totalmente transparente. Por isso aqui está a situação das minhas posições em cada ativo:

Esta aí…sem tirar nem por nada! Acho importante mostrar isso, porque essa é a realidade…e faz parte…não acerto todas…longe disso…erro bastante…mas tento ser paciente e ganhar mais do que perder…e tenho conseguido.

 

 

#NOTBAD

Penso que a performance desse mês está fazendo jus ao nome…#NOTBAD! Apesar do fraco desempenho da GUAR3 e FESA4 a carteira está sobrevivendo bem. Não dá para comemorar muito, pois estamos perdendo dinheiro.

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

8 comments

  • Momento de paciência! Não dá pra vender sempre que o preço cai, mais os fundamentos ainda são os mesmos! O jeito é esperar no Senhor rs

  • Will, SLC nos últimos anos decidiu vender parte das fazendas e começaram a arrendar. Eles nunca faziam, o normal era comprar terras e não vender, mas eles aproveitaram as novas regras do governo e embolsaram ótimos lucros com as vendas. Além disso distribuíram mais dividendos, mas agora eles pararam as vendas.
    Isso quer dizer que esses teus indicadores vão alterar… os multiplos estão muito baratos, mas por causa desta distorção.
    Eu sou fã da empresa, tem um ótimo management e a receita deles provem principalmente do algodao, mais do que soja e milho juntos, então eles são bem dolarizados e acho que isso não tá no preço.

    • Caro Guilherme, então vc quer dizer que a SLC teve mais lucros nas vendas de terras nos últimos anos???

    • Certamente. Tô ligado. Conheço o case das antigas…até visitei fazenda deles.
      A venda de fazenda é sempre um plus né … algo que o mercado cobrou e eles resolveram atender.
      Penso que se a lei que permite os estrangeiros comprarem terras sair, assim como saiu a das cias aéreas, o papel pode ganhar momentum e o pessoal vai ver que está barato.
      Quanto ao cenário de grãos eu estou positivo…só não sei quando vira. rs
      E tem isso que tu falou..do algodão ter relevância pro resultado.
      Acho barato e de qualidade.
      Abs

  • Passando aqui pra agradecer o call de CSNA3 da semana passada… que call meus amigos, que call. Muito obrigado mais uma vez pelo seu trabalho Will, acompanho todos os seus posts e sou muito grato pelo seu blog, aprendo muito aqui! É como se fosse um Oasis de honestidade e bom senso em meio a tanta loucura que vemos na mídia em geral.

    Parabéns e continue o bom trabalho!

    Abs!

    • Po coisa boa esse comentário Lucas! Motiva a fazer mais e melhor!
      CSN ta indo bem mesmo…Deus é mais..rs
      Bom saber que tem gente ganhando dinheiro, mas acima de tudo confiando e entendendo o trabalho que fazemos aqui.
      Honestidade e bom senso…exatamente isso!
      Forte abs!

Leave a Reply