Resultado de Minerva(BEEF3) 1T19 – Chegou a hora dos frigoríficos?

Empresas
Resultado de Minerva(BEEF3) 1T19 – Chegou a hora dos frigoríficos?

 

Muitos não devem saber, mas tanto “Minerva” quanto “Athena” (referência ao nome “Atena”) são nomes relativos a deuses. Minerva já foi uma deusa romana das artes, comercio e da sabedoria. Athena (ou melhor Atena) era a deusa grega da sabedoria.

Será que o resultado compartilha desses poderes? Tenho minhas dúvidas. De fato, o resultado veio aquém do que eu esperava. Mas continuo com fé no case, eu tenho ela em carteira e é a única exportadora no qual eu estou exposto. Mesmo o resultado não vindo do jeito que eu imaginava, vou citar os porquês de eu ver esperança para o papel.

 

Goddess Atena, don’t let me down

Vamos para os destaques do resultado:

Fonte: Release Minerva 1T19

 

Não foi lá o melhor quadro de destaques. Entretanto, fico feliz de ver que a companhia conseguiu crescer mais o seu Market Share, atingindo 20% no continente. Se posicionando como a maior exportadora de carne bovina da América do Sul.

Só nisso, eu já tenho um grande motivo para continuar com a companhia. Com a “Trade War” longe de se acabar e com a crise suína Africana tocando o terror no continente Asiático. Eu vejo a companhia como o melhor player para surfar uma maior exportação de carnes bovinas para China, Japão e outros países da Ásia.

A companhia até comentou na sua teleconferência desse trimestre que já começou a exportar pequenas quantidades para vários clientes na China Continental. Conforme o produto vai chegando e os clientes vão testando (e gostando), eles vão aumentando o volume de exportação. Estão fazendo isso de forma sustentável.

Não obstante, sugiro ler o resultado da Athena Foods, subsidiária mais importante da Minerva. Só clicar no link. Não vou adentrar em números para não alongar ainda mais o comentário sobre o resultado, mas a subsidiária tem apresentando um bom resultado, sozinha chegando perto ao resultado nível Brasil. Segundo a companhia, hoje ela é a mais preparada e com maior capacidade para surfar essa oportunidade.

Aproveitando que já comentei sobre a Athena, o seu IPO foi recuado e a companhia comentou que não foi por falta de demanda. Apenas não acharam que era o momento mais certo por conta do “stress” que se levou na bolsa após os tweets do Trump sobre as negociações com a China. Além disso, as incertezas da Argentina e o preço ficando aquém do que consideram justo para a precificação do seu ativo, corroboraram para esse recuo. Não fico preocupado, sei que no momento certo a companhia voltará com a oferta, visando uma melhor precificação da sua subsidiária.

Logo, a precificação mais justa de sua subsidiária para mim seria o segundo “trigger” do papel.

Por fim, Minerva enfrentou um trimestre ainda com algumas complicações. Maiores chuvas no Paraguai e no Uruguai, que restringiram momentaneamente a oferta de gado. Para os próximos trimestres, isso já não deve acontecer. Outro ponto, foi que o EBITDA da companhia, por mais que tenha crescido 15% em relação ao 1T18 (e para mim foi bom), vem com um cálculo bem engessado por levar em consideração as dificuldades da Argentina e a sua inflação que está bem alta. Volumes foram bom, tanto Brasil quanto Athena, mas os abates continuaram aquém, levando em consideração maiores chuvas.

MEU OUTLOK PARA BEEF3

Levando em consideração os dois “triggers” que eu citei. Com uma melhora de suas operações a partir do 2T19, ofertando produtos de linha “premium” e “econômica”. Além de outros investimentos como o crescimento do “Food Service” que tem tido uma performance interessante. Vejo Minerva negociando a múltiplos bem atraentes em relação aos seus pares:

 

O setor está negociando a 11,3x EV/EBITDA.

 

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: Breno_Bonani e Instagram: @bonani_

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

2 comments

  • Muito bom Breno! Tenho em carteira desde 03/2018 quando e cheguei a comprar a 4,98, preço médio hoje esta em 6,70. Fiquei muito feliz quando em março adicionaram beef3 em alguns clubes da valor, e que você também acredita no papel. 1T19 foi um pouco pior do que eu imaginava mas vou aguardar o 2T19. Obs: o mestre (will) ficou com preconceito das minhas beef3 e não adicionou na #notbad hehehe

Leave a Reply