Buggpedia: O que é o Valor de Mercado?

Buggpedia
Tempo de leitura: 3 min
Valor de Mercado (Market Cap)
O que é o Valor de Mercado? Qual sua importância?
 

O Valor de Mercado de uma companhia, diz respeito ao seu valor total em relação ao preço que ela está sendo negociada pelo total de ações emitidas pela companhia. A comunidade de investimentos usa esse indicador para determinar o tamanho de uma companhia, em vez de usar número total de vendas ou número total de ativos.

COMO CALCULAR

O seu cálculo é bastante fácil e não necessita de matemática avançada. Basta pegar o preço da ação da companhia analisada e multiplicar pelo total de ações emitidas pela mesma. Logo, o cálculo ficará assim:

 

Valor de Mercado: Preço da Ação x nº Total de Ações Emitidas

 

Vale ressaltar, o Valor de Mercado sofrerá alterações se acontecer novas emissões de ações. Caso aconteça Desdobramentos, Grupamentos ou Bonificações, isso não afetará o Valor de Mercado.

ENTENDENDO MELHOR O VALOR DE MERCADO

Dada a simplicidade do indicador e eficácia na avaliação de riscos, por ser uma métrica útil para determinar em quais ações você está interessado e como diversificar seu portfólio com empresas de diferentes tamanhos. Por exemplo, você pode querer investir nesses segmentos de companhias:

  • Micro Caps
  • Small Caps
  • Mid Caps
  • Large Caps

Não vou me ater em explicar cada um. Não é o intuito do artigo. O importante é entender que cada uma representa uma companhia que vai ter um Valor de Mercado de acordo com a categoria que ela está inserida.

É bom frisar que, o Valor de Mercado não mede o Valor Patrimonial de uma companhia. Somente uma análise completa dos seus fundamentos pode fazer isso. Então, é um equívoco olhar somente para o Valor de Mercado de uma companhia, notar que ele é muito grande e concluir que é uma companhia boa e saudável.

Até porque os preços das ações são variáveis. E a cada alta ou queda, irá influenciar completamente no Valor de Mercado de determinada companhia. Vejam abaixo:

Itaú (ITUB4), linha azul – Valor de Mercado, linha laranja – Preço de Fechamento.

Fonte: Economatica

Vale (VALE3), linha azul – Valor de Mercado, linha laranja – Preço de Fechamento.

Fonte: Economatica

Acho que deu para entender que existe uma correlação.

Sendo assim, podemos concluir que o Valor de Mercado é um ótimo indicador para todos os investidores. Mas que não pode ser usado de forma isolada. Deve-se sempre usar o máximo de ferramentas ao seu alcance. Muitas delas já estão aqui no Buggpedia.

 

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos em: Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply