20190610 – Tônica da Semana: O Silêncio que Precede o Esporro?

A Tônica
Teriam sido as duas últimas semanas o Silêncio que Precede o Esporro?

Digo isso porque começo a tônica dessa semana com o pé na porta…acordei essa manhã e meu whatsapp tinha centenas de mensagens de grupos de mercado que participo e todos falam de um assunto, logo, vamos a ele então:

 

Site revela colaboração proibida entre Moro e Dellangnol na Lava-Jato

Neste domingo, o site The Intercept Brasil publicou diálogo entre Sérgio Moro e o procurador Deltan Dellangnol revelando atuação conjunta na operação Lava-Jato. A atuação coordenada entre o juiz e o Ministério Público fora dos autos dos processos (ou seja, das reuniões e documentos oficiais que compõem um processo) fere o princípio de imparcialidade previsto na Constituição e no Código de Ética da Magistratura.

Matéria completa aqui

 

Moro já divulgou nota a respeito: 

 

Por que é importante para o mercado? 

  • Possível que alguns deputados queiram CPI para investigar isso, ou ainda convoquem os citados a prestarem esclarecimento no congresso…anyway o fato seria que isso poderia atrasar o cronograma das reformas.
  • Fortalece o discurso do PT de condenação injusta do ex-presidente Lula.
  • Enfraquece Moro e o governo no debate sobre o pacote anti-corrupção.
  • Pressão para que o presidente demita Moro?

 

O que eu penso disso: 

Você pode me chamar de maluco, mas penso que faz parte do nosso “Rodo cotidiano”…. é “papo de surdo mudo” parafraseando o Rappa. Pra mim não muda em nada aquilo que já comento aqui semana após semana. Seguimos navegando…seguimos tipo uma bolinha de pinball pra cima e para baixo regidos sobre esse conceito simples explícito no gráfico abaixo….uma grande faixa de 90k a 100k onde nosso ânimos vão do mal estar por estar fora e da desconfiança por não ver motivos para euforia.

Sim, de fato, se essa notícia de hoje conseguir agitar o congresso a ponto de atrasar a discussão da reforma da previdência, isto será um problema…momentâneo…lembro ainda que Rodrigo Maia tem se mostrado comprometido com a reforma…então não sei vocês mas pra mim sigo com tristeza e pesar sem me entregar…mal mal vai passar mal vou me abalar (O Rappa – Mar de Gente) 

 

Já vi esse filme…

Dia 20 de maio postei minha tônica aqui chamando atenção exatamente para algo clássico que ocorre em momentos de paúra:

Os números em vermelho na tela do computador gritam…nos cobrando uma atitude

Naquela segunda-feira a bolsa começou a se recuperar e o sujeito que se deixou levar pelas notícias viu a bolsa acumular alta de cerca de 8% nas 3 semanas seguintes. Hoje ao que tudo indica teremos números vermelhos na tela e manchetes cobrando uma atitude…sugiro fortemente a leitura da Tônica do dia 20.

 

Do pó vieste, ao pó retornará? 

Assim como na passagem bíblica eu diria que viemos das commodities e a elas retornaremos. Tão importante quanto um áudio aqui e ali são os preços dos produtos que vendemos e daquilo que de fato impacta nossa economia, as commodities. Nas últimas 2 semanas tínhamos descolado com a ideia do pacto federativo….petróleo (segundo gráfico) veio abaixo (-18% desde a máxima) e commodities (linha preta) e emergentes (linha vermelha) estiveram em outro ritmo…parece que voltamos-nos a eles (Ibovespa linha verde)…em linha com o que comentei semana passada. 

 

Indicadores macro do Brasil seguem apontando para o mesmo lado…o da desaceleração…sempre tem uma ou outra exceção, como foi o dado da Anfavea de produção de veículos, ou mesmo os de crédito. Mas em um contexto mais geral o que sigo vendo são números fracos os quais tendem a ser confirmados nos resultados das empresas no 2T quando da divulgação dos seus números. Menor lucratividade não combina com valorização das ações…infelizmente…..Reza Vela para o nosso país…tenho fé de que ainda vamos olhar para trás e pensar…nossa, tava tudo tão barato na bolsa! Rs.

 

E no mundo…O Novo já Nasce Velho?  

Essa semana marcou a recuperação dos mercados…contrariando os mais pessimistas que focavam na trade war, surgiu um novo salvador da pátria. No passado recente Super Mario Draghi tinha dito “whatever it takes” dessa vez Jeromy Powell disse: “act as appropriate”.

O presidente do FED se disse que irá agir de forma apropriada ao momento econômico….O que isso quer dizer ou o que o mercado viu nisso? Que o FED irá reduzir os juros para sustentar os mercados…tal qual quando Draghi diz que fará o que for necessário para evitar crises que afetem o sistema.

Resultado de imagem para jerome powell super man

O resultado foi: a recuperação da bolsa americana

Juros por lá já caíram e as apostas são de corte de juros agora na reunião em agosto.

Tudo muito bom, muito agradável…mas é algo Novo que já Nasce Velho (música do Rappa)…motiva a fé…mas se a economia não andar é subterfúgio de curto prazo. Veja os gráficos dos PMI’s da industria e serviço…

É torcer para que funcione novamente…ou seja… linha verde mostra as condições monetárias…quando ela sobe, significa que os agentes monetários adotam uma postura mais frouxa (afrouxamento monetário) e isso provoca uma melhora na atividade econômica que é refletida nos PMI’s.

Torcer para dar certo… Reza outra vela! 

 

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

7 comments

Leave a Reply