CARTEIRA WILL – 20190617

Carteira do Will

Bem vindo para você que acessou essa carteira pela primeira vez. Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, ou promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar. Bem vindos. Quem sou eu. 

 

CARTEIRA GERAL 

RESERVA DE EMERGÊNCIA. Penso que qualquer pessoa deva ter uma reserva de emergência que seja equivalente a pelo menos 6 meses de seus gastos correntes. Esse dinheiro deve ser alocado em algo líquido e de fácil acesso. LFT, Fundo DI com liquidez, ou até poupança cumprem essa função. Não é nessa parcela que o sujeito vai rentabilizar sua carteira. Estou atualmente com 13% alocados no Fundo Maxime RF do Personalitee com esse intuito. Sendo honesto eu poderia ter 8% nisso, mas fui pai recentemente e estou sendo conservador por ora, mantendo algo como 12 meses de gastos correntes nessa reserva de emergência. Aqui o que importa é: tenha a sua reserva de emergência.

INVESTIMENTO NO EXTERIOR.  Pense em quantos passivos dolarizados você tem na sua vida: celular, computador, viagem ao exterior, carro importado, vinho importado, roupa…depende do seu padrão de consumo, mas saiba você que até o fubá sofre influência do dólar (post sobre o fubá). Existem vários motivos para investir no exterior, diversificação, acesso, proteção, etc, já escrevi aqui sobre isso. Essa semana mandei um pouco mais de grana para fora. Não pense com a cabeça em Reais, mas sim em dólares! Uma vez convertido em dólar, não fique fazendo o cálculo de o quanto você tem em Real, mude o seu mindset, pois o foco aqui não é operar câmbio, mas sim fazer poupança em moeda forte. Tenho 9%, mas quero alcançar pelo menos 20%. Essa semana mandarei mais recursos para pelo menos fechar os 10%. Ainda não comprei nada lá fora (nenhuma ação, ou REIT, ou etc. )…estou estudando. Tão logo o faça, eu comentarei aqui. Uso a Avenue Securities como corretora para operar lá fora. A abertura de conta não tem custo e não há mínimo para começar. Importante mencionar que faço parte da equipe que toca a Avenue. Deixo aqui um link para quem quiser abrir conta.

CAIXA. Acho sempre saudável ter um pouco de caixa para comprar ou se aproveitar das flutuações do mercado…não tem regra nem número mágico, mas para mim penso em ter no máximo até 5%.  Em relação a semana passada estou com caixa maior porque reduzi um pouco uma parcela das ações conforme comento mais abaixo, e porque reduzi minha exposição aos clubes de investimento. Ideia é usar parte desse caixa para seguir internacionalizando.

CLUBES VALOR GESTORA. São clubes que investem em ações. Uma forma de diversificar e ainda assim manter parcela relevante em ações que independa exclusivamente da minha própria gestão. Faço isso porque sei que sempre podemos errar e entendo que a diversificação ajude a mitigar os efeitos dos erros pessoais em nossa carteira de investimento. Fora isso, trabelhei com o time da VGR e tenho confiança no trabalho deles.

 

AÇÕES NO BRASIL

Quem me acompanha aqui sabe que gosto de uma carteira com no máximo 10 ativos e com foco maior em empresas menos comentadas ou conhecidas, as small caps. Além disso, assumi um compromisso com quem me segue de comprar os ativos daquilo que chamo Carteira #Notbad que posto aqui mensalmente.

O que fiz nessa última semana? Reduzi marginalmente minha exposição a TRIS3 pois acumulo um bom ganho e ela tinha alcançado uma parcela relevante da carteira. Sigo gostando e vendo valor no ativo, estou apenas rebalanceando a carteira.

Destaques.  Na semana em que passou as ações da BRAP3 e BRPR3 andaram bem…não há muito a comentar a meu ver. Investidor não deve se ater tanto ao curto prazo. BRPR3 é uma ação que está na minha carteira há 1 ano e 1 mês! Muitas semanas sem comentários, sem altas ou baixas que chamassem atenção…e de repente anda. Por isso é importante ter paciência! Acumulo ganhos de 39% nela, graças a ação do tempo, da paciência e comprar a um bom preço.

Abaixo o gráfico da minha carteira e mais abaixo a performance de cada um dos ativos.

 

#NOTBAD

Há 2 anos atrás criei essa carteira que tem uma sistemática bem simples. São 5 ativos, cada um com 20% revisados mensalmente no qual meço a rentabilidade a partir dos preços de fechamento de cada mês. Para não ficar só na teoria eu assumi o compromisso de colocar o meu dinheiro nos ativos que aqui estão….tenho feito isso desde então e me sinto muito feliz pelos resultados, conforme comentei no post desse mês.  O intuito aqui é mostrar que você pode montar uma carteira com poucos ativos…mostrar que é algo cessível a qualquer um e não requer montanhas de dinheiro.

Seguimos bem nesse mês. Nada excepcional, mas batendo o benchmarking Ibovespa. Mês está somente no início, so far so good até aqui.

 

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

 

13 comments

Leave a Reply