Grandes investidores: Stanley Druckenmiller – o homem que quebrou um banco central

Buggpedia

Quem vos escreve aqui é o Eliseu Mânica Júnior. Desde o início da minha jornada no mundo de investimentos procurei ler, estudar e buscar mais e mais conhecimento. Hoje, passados 15 anos, sigo aprendendo, mas posso garantir para vocês que o que mais me ajudou nessa caminhada, foi estudar o que os grandes mestres, os grandes nomes, grandes gestores de mercado fizeram e ensinaram. Por isso resolvi compartilhar com vocês aqui no Bugg, o que aprendi, através dessa série “Grandes Investidores”. Espero que os ajude, assim como esses ensinamentos têm me ajudado a ser um investidor melhor.

 

Stanley Druckenmiller – biografia

Resultado de imagem para Stanley Druckenmiller

Stanley Druckenmiller nasceu em 14 de junho de 1953. Ele não é muito conhecido da maioria dos investidores, exceto por um fato importante que você saberá no decorrer desse texto. Ele nasceu em 14 de junho de 1953, sendo além de investidor, um gestor de hedge fund e também filantropista (nos EUA, o imposto de doação e herança é de cerca de 40%, então por isso há muito mais filantropistas). Se formou na Collegiate School, em Richmond Virginia. Se formou em inglês e economia e fez três anos de um Ph.D. em economia, na Universidade de Michigan, parando na metade do segundo semestre para aceitar uma posição de analista de óleo no Pittsburgh National Bank.

Ele foi presidente da Duquesne Capital, fundada em 1981, fechando o Fundo com US$ 12 bilhoes, em 2010, eis que comentou que estava muito estressado pois não estava gerando mais retornos altos para os clientes, como outrora. Conheceu George Soros em 1988 e foi convidado a gerir o dinheiro do famoso Fundo Quantum, de George Soros.

Foi com o Quantum Fund que eles “quebraram” o Banco Central da Inglaterra, em 16 de setembro de 1992, data essa conhecida como a “Quarta-feira negra”.

Druckenmiller teve um histórico de média de 30% ao ano durante 30 anos!!! O que mais chama atenção é que ele teve apenas 5 trimestres negativos em mais de 120 trimestres!! Além disso, ele nunca teve um ano negativo em 30 anos como gestor.

Sua análise é via top-dow, ou seja, análise da macroeconomia para a microeconomia. Ele operava no lado long (comprado), no short (vendido) e usando moedas para alavancagem (investir mais dos 100% de ativos que se tem em um fundo).

Retornos de 30% ao ano de Steve Druckenmiller, caracterizavam-se em investimentos concentrados

 

Quebrando a banca

Em 1979, foi criado o Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (MECT), sendo que a Inglaterra não quis participar. Depois de alguns anos, em 1990, a Inglaterra resolveu entrar no MECT. Esse mecanismo consistia em estabilização da moeda, baixa inflação e prosperidade. A ideia era seguir o Marco Alemão e a Lira, da Italia, e dar uma possibilidade das outras moedas de países europeus, terem uma banda para circularem, em torno de 6%, para cima e para baixo. Na época a Primeira Ministra, Margaret Thatcher não era a favor da entrada no Mecanismo de Taxas de Câmbio e pensava que isso deixaria a libra exposta a ataques especulativos, mas a economia estava em recessão e a política partidária não estava a seu favor, já que a maioria dos deputados dos conservadores britânicos era a favor da entrada no mecanismo.

Ou seja, se o banco central da Alemanha decidisse aumentar as taxas de juro, o Reino Unido teria de o fazer também. Em teoria, estas mudanças estabilizariam a libra, o que a tornaria tão atrativa como o marco para os investidores. Infelizmente, a Inglaterra estava com baixas taxas de juros e alta inflação, entrando no MECT para manter a moeda acima de 2.7 Marcos Alemão por Pound, só que a inflação do Reino Unido era 3x maior que a da Alemanha.

Steven Druckenmiller e George Soros, que quebraram o Banco Britânico

Isso já era ruim, mas ficou pior, eis que a Alemanha estava mal das pernas e a inflação aumentando, porque os custos da reunificação da Alemanha estavam a ser maiores que o previsto e aí foi preciso em 16 de julho de 1992, o Banco Central da Alemanha decidiu aumentar as taxas de juro. E, como vimos antes, qualquer decisão da Alemanha em termos de taxas de juro, o Reino Unido tinha de acompanhar para manter estável o valor da libra. Só que o Governo britânico estava a tentar evitar ao máximo seguir este aumento, que seria muito negativo para a sua economia numa altura em que já enfrentava uma recessão. Nos mercados, a libra tinha desvalorizado para o seu valor mínimo do intervalo possível dentro do mecanismo e os investidores estavam a comprar marcos e a vender libras. Começou a surgir o rumor de que a libra iria ser desvalorizada e o resto é história! Especuladores venderam cerca de 15 bilhões de libras e apenas Soros e Druckenmiller, venderam um terço disso quase, lucrando 1 bilhão de libras em apenas um dia.

 

Ideias principais
  • O jeito de construir retornos de longo prazo é a preservação do capital primeiro e “home runs”, que são investimentos em ativos que você veja uma assimilaridade, uma possibilidade alta de retorno para um risco baixo. Quando o investidor vê algum ativo assim, ele precisa agir rápido e ir na jugular!

 

  • Não importa se você está certo ou errado, mas sim quanto de dinheiro que você faz quando está certo e quanto de dinheiro você perde, quando está errado.

 

  • Um bom investidor deve ser cético, ser um contrarian e o principal é ter o controle de suas emoções, flexibilidade de pensamentos, independência de pensamentos e ser competitivo. Ele era um trader acima de tudo.

 

  • Para ter ótimos retornos, você precisa ser intelectualmente curioso, mente aberta e ter coragem. Quando Druckenmiller diz coragem, é sobre coragem de apostar grande e estar concentrado, mas também coragem de controlar contra as próprias emoções quando um investimento vai contra o que você pensou anteriormente.

 

  • cuidar com os investimentos que temos no momento atual brasileiro com Ibovespa a 106 mil pontos. Quanto mais alto os investimentos vão, mais baratos eles parecem. É mais fácil comprar quando os ativos sobem do que quando eles estão caindo. O investidor que quer ter sucesso, precisa controlar isso.

 

  • Concentre seus investimentos!

 

 

Um grande abraço!

Eliseu Manica Junior

Linkedin https://www.linkedin.com/in/eliseuuuu/

Instagram @ceo.gestor

Twitter https://twitter.com/iameliseuu

 

 

Leave a Reply