Buggpedia: O que é o Instituto Aço Brasil?

Buggpedia
Tempo de leitura: 4 min
IABR – Instituto Aço Brasil
O que é o IABR? Qual sua importância?

 

O Instituto Aço Brasil, como entidade de classe representante das produtoras de aço no país, assume para si a missão e os princípios das empresas. A missão da siderurgia brasileira é prover, com eficácia, o abastecimento interno de produtos siderúrgicos e participar, de forma permanente, do comércio mundial de aço, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social do país.

HISTÓRIA

Fundado em 31 de maio de 1963, o Instituto Aço Brasil (antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS) tem como objetivo congregar e representar as empresas brasileiras produtoras de aço, defender seus interesses e promover seu desenvolvimento.

O INSTITUTO AÇO BRASIL nasceu com o objetivo de reforçar os atributos positivos da indústria do aço; como solidez, eficiência, responsabilidade socioambiental, resistência, modernidade e confiabilidade, além de esclarecer o que não é percebido corretamente.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

Para aqueles que tem ou desejam ter posições em Gerdau (GGBR3;GOAU4), Usiminas (USIM3;USIM5) ou CSN (CSNA3), a IABR fornece dados importantes sobre o setor.

Sem mais delongas. Ela oferece dois tipos de dados, Estatística de Desempenho e Dados do Setor.

O mais importante para o investidor e para as pessoas em geral é a Estatística de Desempenho, uma vez que os Dados do Setor são apenas um resumo.

A Estatística de Desempenho é divulgada sempre na segunda quinzena de cada mês e os dados permanecem no site até o final de cada ano (no fim deixarei o link). Abaixo, pontuarei quais dados são divulgados no relatório:

  • Produção
  • Consumo e Vendas (Mercado Interno e Externo)
  • Exportações
  • Importações
  • Distribuição de Produção por região

Todos os dados são comentados, citando os possíveis cenários ou nuances que levaram a tais variações. Eu arrisco dizer que todos os dados divulgados são importantes para quem está ou pensar em ficar posicionado no setor.

Vale ressaltar, que eles não “drivers” exatos para ditar se tal companhia irá bem ou mal em seus resultados de acordo com os dados divulgados. Servem de apenas guias para entender como está o setor, se ele está expandindo ou contraindo, se as vendas estão sendo dadas mais para o mercado interno ou externo, se estão vendendo mais aços longos ou planos.

Vou deixar alguns quadros que aparecem no relatório:

Fonte: Relatório IABR – Jun19

Produção Mundial de Aço Bruto:

Fonte: Relatório IABR – Jun19

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS

Os dados sobre o relatório, além de outras informações sobre o IABR, podem ser encontrados no site oficial do instituto:

Site oficial: http://www.acobrasil.org.br/site2015/index.asp

Estatística de Desempenho: http://www.acobrasil.org.br/site2015/estatisticas.asp

Dados do Setor: http://www.acobrasil.org.br/site2015/dados.asp

 

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

Leave a Reply