CARTEIRA WILL – 20190805

Carteira do Will
Tempo de leitura: 7 min

Primeiramente seja bem vindo! Aqui você não vai encontrar recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula ficar milionário. Aqui você vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro … meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar. Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam.

Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA

Vocês viram o dólar? É devagar! É devagar! É devagar! É devagar é devagar.Devagarinho. 

Nessas horas você sente na pele o benefício de ter recursos no exterior dolarizados! Tenho atualmente 12% de toda minha grana no exterior – vide gráfico abaixo. Saiba que é muito fácil e você não precisa de muitos recursos para investir lá fora! Uso a Avenue Securities. Bem fácil de abrir a conta e operar…custos são bem fair também. 

Sigo acreditando muito que os arranjos internos podem travar desvalorizações mais fortes do Real…problema é que nem sempre o que eu acredito se materializa na realidade…rs. Por isso é importante pensar com cabeça de gestão de patrimônio e preservação de capital. Minha parcela dolarizada funcionou como um bom amortecedor essa semana!

Dinheiro não pode ficar parado! Estava com 7% em caixa, vendi algumas ações e agora estou com 9% – apresentado no gráfico abaixo como “Caixa” e o fundo “XP REF DI”. Minha ideia não é ficar carregando muito caixa ou mesmo num fundo como o XP REF DI que nada mais é do que um fundo de renda fixa com rentabilidade limitada, mas que me oferece liquidez. Questão é que enquanto penso e analiso e não defino onde alocar, o dinheiro não pode ficar parado!

Fundo de Reserva. Como já comentei aqui é sempre bom ter uma reserva…essa é a ideia dos 11% alocados no Fundo Maxime RF do Personalitee. Fundo bem meia boca na verdade…mas eu confesso que sou meio preguiçoso e por isso sigo com ele. My bad.

AÇÕES

Vamos lá… as mudanças dessa semana falam muito do meu perfil como investidor….explico:

TRIS3: saí do resto que tinha na ação. Ganho médio de toda posição com as diferentes saídas, foi 74%. Minha decisão de retirar o papel da minha carteira foi essencialmente uma questão de perfil! Não gosto de ter muitos ativos na carteira, pois não consigo acompanhar, apenas isso. Sei que já perdi alguns bons ganhos por ter saído de papéis como ROMI3, LOGN3, entre outros que tive em carteira…mas paciência, é a minha forma de lidar com meus investimentos, gosto de ter uma carteira enxuta com no máximo 10 ativos.

LOGG3: reduzi minha posição no ativo seguindo a alteração da Carteira #Notbad (link mais abaixo). Não tenho pressa em vender. Empresa reportou um resultado muito bom no 2T19 entregando um crescimento de ABL maior que o esperado e lucro crescente. Minha decisão foi essencialmente por achar que uma parte relevante da assimetria da ação já foi corrigida…estou com um bom ganho nela (32%)…além disso, como comentei, gosto de ter uma carteira enxuta, mais concentrada…sei que é mais risco, mas mais uma vez é uma questão de perfil!

TIMP3: Seguindo a troca da carteira #Notbad e meu compromisso com vocês, adicionei a TIMP3…comprei na física com um médio alto de R$ 12,53 pois estive ocupado quinta e só consegui comprar sexta. Os motivos que fundamentam minha decisão estão no post da carteira mais abaixo, te convido a leitura.

No mais…

BRAP3…Vale reportou um resultado bem “meia boca” digamos assim. Eliseu fez um post comentando: Resultado da VALE3. Junto a isso a declaração de taxação dos produtos chineses pelo presidente Trump fez pesar suas ações e com isso a minha BRAP3 sofreu. Faz parte…segue o jogo!

BRKM5… quarta após o fechamento do mercado teremos a publicação de seus resultados trimestrais. Não espero grandes coisas, ou dito de outra forma, não estou otimista com o resultado. Os spreads entre as resinas vendidas e a Nafta (matéria-prima) seguiram em queda, o que deve pressionar margens.  Mas penso que no caso da Braskem ele pode ficar em segundo plano uma vez que o foco total segue sendo as definições acerca do futuro do grupo Odebrecht, as disputas em Alagoas, sua deslistagem na bolsa de NY. Fico aqui no aguardo.

SLCE3 e FESA4 divulgam seus resultados somente na outra semana ainda.

E a performance que tenho em de cada um dos ativos da carteira…em outras palavras, o quanto estou ganhando ou perdendo em cada um:

 

#NOTBAD

Mais uma vez a performance dessa carteira não decepcionou! Fechamos o mês com alta de 6,13% contra 0,84% do Ibovespa, acumulando 41% contra 16% do Ibovespa!!

Não vou me deter muito aqui comentando a respeito pois publiquei a nova carteira na quinta-feira como de praxe e meu comprometimento aqui com vocês – primeiro dia útil do mês. Confere no link abaixo.

Pra quem me perguntou…vamos a elas

Regras que sigo na carteira:

  • São 5 ativos igualmente distribuídos com 20% alocados em cada um deles;
  • Uso a cotação de fechamento de mês para saídas e entradas…pode não ser 100% real, mas é uma regra que se aproxima ao menos da realidade.
  • Performance é calculada ponderando a performance de cada ativo na carteira.
  • Performance acumulada considera que o valor dos lucros sejam reinvestidos na carteira na virada do mês….ou seja, é como se cada mês eu montasse novamente a carteira.
  • Não considero custos pois isso varia muito de corretora a corretora.

Acho que é isso…tendo mais dúvidas manda aí!

CARTEIRA #NOTBAD – AGOSTO 2019

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

 

14 comments

  • Boa tarde Will,

    Primeiramente, parabéns pela carteira de Julho…. Usando uma citação do Will: “sabe o mais legal disso, é que eu investi nestes ativos” e ganhei 6%”… Rsrsrsrs…

    Também aproveitei o início da semana passada para dolarizar um pouco mais minha carteira…

    Will, você tem expectativas de apresentar os ativos da NYSE no BUGG? Dá uma palinha no canal…

    Abraço.

  • Will,

    Ando recebendo conteúdo de inúmeras corretoras e casas de relatório, mas realmente não entendo porque tanta enrolação e promessas mirabolantes. Algo simples, como o que você faz, seria exatamente o que o investidor iniciante precisaria para entender um pouco de mercado e dar os primeiros passos. Top! Parabéns!

    Sobre TIMP3, li que você espera 20% de retorno… Me pareceu demais nesse setor dormente, mas estou na fé, considerando minha posição atual.

    Abraço.

    • Coisa boa ouvir isso meu velho!
      Poisé a ideia é ser diferenciado mesmo! Deixa eles.
      Poisé, um case nada óbvio que muita gente está duvidando…o que é super normal…espero, para o bem da nossa grana, acertar…rs.
      Forte abs e obrigado pela confiança!

  • Olá Will! Primeiramente parabéns pelo trabalho que vem fazendo! Show!

    Uma sugestão… vc poderia fazer um vídeo bem curto, sobre cada uma das ações que compoe sua carteira… Setor, Empresa e o racional de estar investindo nela… Acho que seria bem importante para todos que estão te acompanhando…

    • Po mto obrigado Rodrigo!
      Cara já pensei nisso … estou pensando em criar uma area logada e uma membership com aulas, contato mais próximo e tb, abrindo a minha carteira nos EUA…e surgiu essa dos vídeos tb
      Tu vê valor nisso?

  • Will, meus parabéns, sigo você e não me arrependo da carteira Not Bad. Estou estudando e querendo me aventurar no mercado Americano, já fiz o cadastro na Avenue Securities sob sua indicação, mas não tenho conhecimento para investir lá, gostaria de pedir pra vc, se possível, disponibilizar as suas ações e ou investimentos feitos lá.

    Muito obrigado pela atenção.

Leave a Reply