Buggpedia: O que é a FENABRAVE?

Buggpedia
Tempo de leitura: 4 min
FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
O que é a FENABRAVE? Qual sua importância?

 

A FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, reúne 50 Associações de Marca de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas.

A Federação representa mais de 7 mil concessionárias de veículos, no Brasil, que, juntas, respondem pela geração de 305 mil empregos diretos, correspondendo a 4,51% do Produto Interno Bruto – PIB do País.

 

HISTÓRIA

De maneira resumida. A atuação dos distribuidores de veículos começou antes mesmo da instalação da indústria automobilística no Brasil. A partir da década de 50, com a chegada das montadoras e a produção local, os concessionários ampliaram suas operações, investiram em modernizações, formaram suas associações de marca e criaram a própria Fenabrave.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

A FENABRAVE oferece dados importantes para quem possui ou deseja ter posições em companhias como Metal Leve (LEVE3), TUPY (TUPY3) e Randon (RAPT3), pois as mesmas dependem de dados para saber se o mercado automotivo está se aquecendo, retraindo ou estagnado.

Além disso, fica mais claro ainda o que ela tem oferecer para aqueles que desejam ter posições em companhias como General Motors (NYSE:GM), Toyota Motors (NYSE:TM), Honda Motor (NYSE:HMC), Fiat Chrysler (NYSE:FCAU), dentre várias outras montadoras. Para ter acesso a essas ações que, infelizmente, não negociam no Brasil (Algumas até tem, como a GMCO34, mas via BDR e tem pouca liquidez). Eu uso e recomendo a Avenue, uma corretora americana para brasileiros.

Sem mais delongas. Vamos aos dados que ela oferece.

Mensalmente a FENABRAVE disponibiliza no seu site 4 relatórios: Emplacamentos, Seminovos e Usados, Mais Vendidos e Varejo Nacional. Abrangendo desde de carros leves, até pesados, motos, ônibus e etc. A mesma também disponibiliza semestralmente um balanço.

Dos 4 relatórios, 2 eu considero de extrema importância. São eles:

  • Emplacamentos: Nº de emplacamentos por categoria de carro, participação de mercado de cada marca (esse é importante para quem está de olho em GM, Toyota Motors e etc), região com maiores emplacamentos.
  • Seminovos e Usados: Nº de seminovos e usados vendidos por categoria de carro, participação de mercado de cada marca (importante para companhias de alugueis de carro como, Localiza e Movida), região com maiores vendas de seminovos e usados.

Os relatórios são bem completos e apresentam várias tabelas para auxiliar as análises.

Fonte: Relatório FENABRAVE – Seminovos e Usados – Jun/19

Como é possível ver que praticamente todas as categorias tiveram uma variação negativa no mês de jun/19 em relação a jun/18 (Seminovos e Usados). O que nos leva a entender que por conta de uma economia ainda fraca, a venda de Seminovos e Usados também está enfrentando dificuldades. Este, é só um dos vários outros quadros que o relatório possui.

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados sobre os relatórios podem ser encontrados no site oficial da FENABRAVE, nos seguintes links:

Site oficial: http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/

Relatório Emplacamentos: http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/index.php?tac=indices-e-numeros&idtipo=1&layout=indices-e-numeros

Relatório Seminovos e Usados: http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/index.php?tac=indices-e-numeros&idtipo=2&layout=indices-e-numeros

Balanço Semestral: http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/index.php?tac=indices-e-numeros&idtipo=5&layout=indices-e-numeros

 

Era isso, valeu.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

Leave a Reply