20190812 – Tônica da Semana: Brasil segurando, enquanto o mundo fica estranho

A Tônica
Tempo de leitura: 6 min

Muito bom dia a todos! Parabéns aos papais atrasado.

 

MINHA OPINIÃO

Sem tomar o tempo de vocês e o meu, vou destilar minha opinião logo e depois discorrer um pouco mais a respeito.

Bolsa brasileira está tendo uma performance muito boa considerando as circunstâncias. Momento externo é delicado, conforme comentei na tônica da semana passada: Que Friaca! Economias contraindo, sendo 70% dos países apresentando um PMI da indústria que se contrai… guerra comercial e aumento da probabilidade de recessão nos EUA.

Ainda assim, internamente seguimos surfando os juros (Tônica do dia 24/junho) como comentei. Até aqui a melhora nos preços das ações parece ter sido totalmente resultado de juros mais baixos que atraem mais investidores para bolsa e pela redução da taxa de desconto das ações….já comentei isso aqui nas últimas tônicas – Isso aqui tá bom demais ; Investir na Bolsa exercício de fé.

Agora sigo acreditando que o Show Tem que Continuar como comentei 1 mês atrás….mais coisas reais e concretas tem que suceder a Reforma da Previdência. Que coisas?

  1. Uma reforma tributária que torne o sistema mais simples e onere menos o produtor;
  2. Um sistema político que reduza a necessidade de corrupção para máquina funcionar;
  3. Redução do número de empresas estatais e abertura para o investimento privado;
  4. Redução dos custos de energia;
  5. Obras de infra que auxiliem nessa retomada de crescimento de longo prazo.

As coisas parecem andar e isso é muito bom….reforma tributária deve ser enviada em breve…agora precisamos do principal: crescimento econômico! Chegou a hora!

 

FRIACA LÁ FORA

Como disse acima a situação no mundo tem sido estranha. Cresce a probabilidade de recessão nos EUA e em vários outros países como mostra esse gráfico da bloomberg.

E preocupa quando você vê mais de um indicador ou research apontando para a mesma direção… abaixo a TD (corretora americana) calcula um índice de risco macro…dá uma olhada como vem subindo…

Mesmo com a resiliência do setor de serviços (linha vermelha), a contração da indústria (linha azul) pesa – 70% dos países observando contração na indústria…não é algo normal!

Não é de se admirar o ouro renovando máximas… cade os críticos do investimento em ouro? Rs

Não sei como Trump espera reverter esse quadro, mas olhando prospectivamente a fotografia não está das melhores mesmo. Sorte que para eleição os dados passados acabam pesando mais. Já os chineses aguardam a definição do concorrente de Trump para tomarem medidas mais concretas….my opinion. 

 

AINDA OS JUROS… 

E esse cenário externo reflete nos juros no mundo.

Confesso que a uns 6 meses atrás eu não acreditava naqueles que falavam em juros reais zero no Brasil. “Gato escaldado tem medo de água quente”. Temos um histórico tão ruim de inflação que era difícil acreditar em juros nominal (SELIC) em 5% ou 4%.

Tudo bem que lá fora temos juros cada vez mais negativos. Veja essa notícia bizarra da Dinamarca: Link para matéria.

Até postei a respeito mostrando como nosso histórico de juros já mudou – reposto o gráfico abaixo do nosso histórico de juros reais, mostrando que talvez entramos numa nova fase.

Mas interessante que mesmo olhando para outros países emergentes essa ideia não parece tão estapafúrdia assim não…parece até fazer muito sentido na realidade.

BC das Filipinas reduziu recentemente os juros para 4,25% e a julgar pela curva de juros, vem mais cortes por aí…

O Perú vai bem obrigado (sem piadas por favor). Economia cresce e os juros lá vindo mais abaixo: 2,5%!

Na Índia a história é a mesma…corta os juros:

Tailândia a curva aponta para juros em 1,47%

Enfim…dava pra ficar postando vários gráficos aqui…se for para os países desenvolvidos então… mas a ideia é a mesma: juros estão não somente baixos, como ainda caem, mesmo em países emergentes! E esse movimento acaba acontecendo aqui dentro também, o que é muito bom para o investimento em bolsa!

 

ESTAMOS MUITO BEM? 

Apesar de tudo isso, olhando relativo não podemos reclamar realmente. Dá uma olhada no desempenho no ano…em 1 ano…ou 3 anos.

E veja que outperformamos bem os “pares”….emergentes (linha vermelha) e commodities (linha preta).

Mas e o crescimento? Nada até agora!

Imagina se a economia tivesse de fato andado?!?!

Por isso disse que até agora foi só juros e a multidão de mais e mais investidores entrando no mercado….não por acaso o número de CPF’s investindo em bolsa segue aumentando, ao passo que os investidores estrangeiros já retiram ~R$ 15 BI no ano! 

Sigo só observando…tentando entender…

breaking bad judging you GIF

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

16 comments

  • Will, acompanho o André Perfeito, e ele escreveu no Twitter: “..PIB para baixo é juros para baixo e juros para baixo força bolsa para cima. Nem sempre (quase nunca) PIB e bolsa andam juntos, quem acha que está bom pq Ibov sobe não entende nada, nem de bolsa nem de PIB”. Tu acredita que se tivermos um crescimento maior, a tendência do ibov seria de baixa, ou haveria apenas um arrefecimento na alta do ibov ? Abraço

    • A tendência só mudaria caso o mercado entendesse que o ciclo de alta acabou, ou seja, se nem o PIB e nem os juros subissem, veja por exemplo como foi depois que a Dilma venceu as eleições, os juros subiram e o PIB derreteu, a bolsa foi junto para baixo.

      Lembrando que a bolsa derreteu bem antes do PIB cair, o mercado tende a antecipar os movimentos.

    • Não dou bola para o que o Perfeito fala.
      Penso que bolsa antecipa…ou tenta antecipar.
      Se tivermos crescimento sustentado com inflação controlada, porque teríamos juros subindo?
      E se bater os 5% que o Focus prenuncia…subir pra 7% vai tirar muita gente da renda variável para a fixa?
      Acredito q não.

  • Will, há 1 semana vendi minhas posições na bolsa, estou um pouco cético com a expectativa nacional, nosso país é uma combinação explosiva, veja Lula pode ser solto qualquer momento, temos riscos de governo por falar muito, Toffoli presidente do STF , Rodrigo Maia na câmara, qualquer minuto jogo vira e bolsa entra em queda, soma-se este fato mundo entrando em nevasca, acho que a japona é muito bem vinda. Fui liquidar umas posições em FII , só via oferta de compra em uma cota por cota, liquidei , pois tem liquidez, mas tem algo há mais, paguei no FIIB11 370 reais, yeld de 9% ,vendi por 550 com yield de 5,8% ano , além dos riscos da reforma tributária finalizar com a isenção. Enfim, Warren já não compra ações há algum tempo. Talvez logo o mundo verá que crédito muito barato expõe à riscos, seja inflacionários, seja de possibilidade de pagamento da dívida, pois empresta-se acreditando no crescimento, na demanda, na perenidade do negócio. Não sou economista, mas meu avô sempre dizia, quando todo mundo estiver comprando, preços foram incondizentes com retorno, venda. Assim como liquidei taesa e entre outras ações e FIIs . Na minha humilde visão, tá caro, prefiro embolsar. Vejo crescimento, potencial, mas em uma país de tantos privilégios, salários exorbitantes, cartões corporativos, alto salário, número excessivo de funcionários públicos, não sei se tem tanta potência nosso motor pelo peso que se carrega. Motor é muito forte, tem combustível para queimar, mas tem muitooo peso para puxar. Seguirei os conselhos de meu falecido avô e sigo lendo seus comentários .abs

  • Ouro segue alta e forte!
    oz1d 209,50, batendo máximas atrás de máximas. Será que a confiança está tão grande ou os principiantes estão comprando caro, fugindo da renda fixa para renda variável como quem descobriu Serra Pelada em 1980. Investidores de valor não perdem, mas o que dirá dos que compram bidi e mglu assistindo influencers do youtube.

    • O OURO vai SUBIR mais..!!!

      Isso É APENAS O COMEÇO DA ALTA..!!! Os BCs não irão parar com sua impressora de dinheiro até que as moedas fiduciárias entrem em colapso…!!!!

      • Talvez este seja o caminho que as moedas digitais querem, recentemente o facebook criou a própria, pois poderiam observar seus gastos e a partir daí realizar um marketing intenso. São teorias , estes movimentos BCs emitindo dívida não tem afetado a inflação? Até que ponto vê juros e inflação controlada? Sobre o Brasil, veja as declaracoes do TCU, estamos quebrados, governo tá tentando de todas as formas esconder para tentar como súplica crescer o pib e arrecadação, nossa estagnação econômica e gastos crescentes não fecharão as contas. Quem nos salvará? Tomará que Guedes consiga, acho que nossa dívida já vale mais que o Brasil.

        • Sobre as moeda digitais eu creio que é um caminho sem volta, mas há muito a ser maturado.
          Juros e inflação em mínimas. Excesso de liquidez não gerou o crescimento esperado, ainda que tenha sim gerado ALGUM crescimento.
          Sobre o BR, temos o diagnóstico e sabemos os remédios que devem ser aplicados…basta agora conseguir fazê-lo e voltamos a crescer. Sigo otimista.
          Forte abs

      • Anotado. Volto a te cobrar daqui 6 meses pode ser?
        Não estou sacaneando não…acho legal essas percepções…e de repente tu tá certo mesmo.
        Mundo anda estranho de fato.
        Mas creio q em 73 no choque do petróleo também o foi…em 2008 tb…é sempre assim…depois ex-post fica mais fácil de explicar o que houve.

  • Você tocou num ponto interessante, essa queda de juros no mundo desenvolvido e seus impactos nos emergentes. Penso que até mesmo a quebrada Argentina irá se beneficiar muito disso, mesmo que ganhe a oposição.

  • Amigo, não concordo com tudo que vc disse.
    A China – maior economia do mundo – ainda cresce robustamente com sólidos 6% de PIB! e EUA estão passando por uma saudável correção e não uma suposta ‘RECESSÃO’ irreversível.

    • Não disse que concordo com a tese de recessão.
      O que pontuei é que cresce a APOSTA dos economistas em recessão nos próximos 12 meses.
      Não quer dizer que vão acertar.
      Acho difícil e digo mais, não vejo nenhuma bolha, a não ser a monetária dos BC’s.
      Mas o fato é que essa percepção de mercado faz preço no curto prazo né…apenas isso.
      Forte abs

      • Obrigado pelas palavras Will , seus gráficos, estruturação de pensamento, tornam simplificado o entendimento, sou leigo e consigo compreender os cenários, tive ganho expressivos seguindo seus passos. Sou muito grato.

Leave a Reply