Buggpedia: O que é a ANFAVEA?

Buggpedia
Tempo de leitura: 5 min
ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
O que é a ANFAVEA? Qual sua importância?

 

Entre suas principais atribuições estão: estudar temas da indústria e do mercado de auto veículos e máquinas agrícolas e rodoviárias, coordenar e defender os interesses coletivos das empresas associadas, participar, patrocinar ou apoiar em caráter institucional eventos e exposições ligadas à indústria e compilar e divulgar dados de desempenho do setor.

Nestes mais de 60 anos investiu fortemente na construção de fábricas, desenvolvimento de veículos e novas tecnologias, criação e expansão de rede de distribuidores e estabelecimento de cadeia de fornecedores nacional. Como resultado a indústria já superou a marca de 80 milhões de veículos produzidos, e licenciou mais de 76 milhões no mercado interno.

HISTÓRIA

Fundada em 15 de maio de 1956, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA é a entidade que reúne as empresas fabricantes de auto veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas (tratores de rodas e de esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras) com instalações industriais e produção no Brasil.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

A ANFAVEA oferece dados importantes para quem possui ou deseja ter posições em companhias do setor de autopeças, pois as mesmas dependem de dados para saber se o mercado automotivo está se aquecendo, retraindo ou estagnado. Alguns exemplos de empresas que podem ser impactadas por esses dados:  como Metal Leve (LEVE3), TUPY (TUPY3) e Randon (RAPT4), Marcopolo (POMO4), Iochpe (MYPK3), Fras-le (FRAS3).

Além disso, fica mais claro ainda o que ela tem oferecer para aqueles que desejam ter posições em companhias como General Motors (NYSE:GM), Toyota Motors (NYSE:TM), Honda Motor (NYSE:HMC), Fiat Chrysler (NYSE:FCAU), dentre várias outras montadoras. Para ter acesso a essas ações que, infelizmente, não negociam no Brasil (Algumas até tem, como a GMCO34, mas via BDR e tem pouca liquidez). Eu uso e recomendo a Avenue Securities, uma corretora americana para brasileiros.

Basicamente, lembra um pouco o que a FENABRAVE também oferece para setor. Mas no caso da ANFAVEA, ela disponibiliza:

  • No início do ano um relatório comentando como foi o fechamento do ano anterior e o que esperar para o ano corrente;
  • Todo mês é divulgado um dado novo, sendo, trimestralmente e semestralmente são disponibilizados os dados de venda, produção e exportação de carros, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas;
  • Todo mês é disponibilizado a Carta da ANFAVEA compilando vários dados sobre o setor automotivo (vendas, exportações, licenciamentos).

 

E por que isso é importante? Observar se a produção de um determinado trimestre foi boa ou ruim, afeta (não completamente) as vendas futuras de uma montadora. Como podemos ver no exemplo deste ano:

Fonte: ANFAVEA – QUADRO DE NOTÍCIAS

 

Como eu disse… Não necessariamente se for bom ou ruim a produção, vai refletir na mesma intensidade e direção para vendas mas é uma proxy.

Além disso, como podemos ver no quadro novamente, no dia 07/05/19 a ANFAVEA divulgou um estudo sobre a competitividade e resultados do mercado. Você sabia que produzir um carro em território mexicano é mais competitivo que produzir em nosso território nacional? Pois é, essa é uma das conclusões que o estudo apresenta.

Este dado pode ser importante para entender o motivo de alguma empresa começar a mover suas fábricas para outras regiões ou intensificar em regiões que já atua, se for o caso.

Não ficou interessado ainda? No Brasil existe de 37% a 44% de impostos incidentes no veículo dependendo do seu motor. Sabe quanto é no México? 16%.

Quer saber por quê o Brasil peca e encarece os veículos tanto? É só clicar no link.

Eu poderia ficar o dia inteiro abrindo vários outros exemplos, mas sugiro entrar no site e dar uma fuçada. Tem muita coisa útil e de graça.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados sobre os relatórios podem ser encontrados no site oficial da ANFAVEA, nos seguintes links:

Site oficial: http://www.anfavea.com.br/index.html

Quadro de notícias: http://www.anfavea.com.br/imprensa.html

Estatísticas: http://www.anfavea.com.br/estatisticas.html

Carta da ANFAVEA: http://www.anfavea.com.br/carta_digital/2019/agosto/index.html

 

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply