20190819 – Tônica da Semana: MERCADO MÍOPE?

A Tônica
Tempo de leitura: 9 min
RESUMO DA SEMANA EM FRASES ALEATÓRIAS…

China x EUA … Oh my God!… Paúra… recessão… curva de yield… China retalha… crise nos EUA… compra ouro… Hong Kong em clima de tensão … compra ouro… dólar explode… Argentina vai aos ares… antecipa eleição na Itáila… compra ouro… acabou… vende tudo… compra aproveita…

song years GIF

 

INVERSÃO DA CURVA DE JUROS E A PAÚRA

Mas calma…vamos por partes…

Houve uma celeuma muito grande com a inversão da curva de juros de 2Y com a 10Y….o que em tese não faz sentido pois em situações normais os credores ou investidores requerem um juro maior quanto maior for o prazo. A leitura é de que com a recessão vindo, em algum momento os juros virão abaixo como resposta dos BC’s. Tal movimento reacende e reforça a ideia de recessão a vista, o que obviamente não é bom para o mercado. Simples assim.

Mas tem um ponto que muitos se esquecem! Por que o yield dos títulos americanos de longo prazo caem? Porque mais pessoas compram esses títulos! Preços sobem e o yield correspondente cai! Mais pessoas apavoradas com o que vem pela frente compram os T-Bonds americanos e seus juros caem!

Como faço para operar isso? Quem quiser acompanhar os bonds do governo americano, existem vários ETF’s disponíveis. Alguns deles: TLT (T20Y), IEF (T7Y-10Y), IEI (T3Y-7Y); todos disponíveis na Avenue Securities; eles subiram bem…da uma olhada no gráfico abaixo!

 

 

 

TEMOS O DIFÍCIL TRABALHO DE PENSAR!

Meu trabalho aqui é pensar! Sempre posso estar errado! Mas ainda assim dou minha cara a tapa aqui nesse blog!

Essa paúra dos juros acaba retroalimentando esse conceito de eclosão de uma grande e grave crise global… gera aquele circulo vicioso com mais e mais economistas e jornais falando em recessão, tal qual ocorreu em dezembro de 2018. Tipo aquele pagodin clássico:

Aí vem o desespero 
Machucando o coração 
Eu me entrego por inteiro … “vendendo minha posição” (rs). 

Voltando aos juros, essa foto aí embaixo é um bom meme da atualidade…adicione ali não só os economistas mas o mercado…

 

 

Mas pera aí … faz sentido? É isso mesmo?

Postei no twitter que a inversão da curva em si só não garante NADA! Veja que o desempenho do S&P após a tal inversão foi de uma alta de 2,5% nos 3 meses após o episódio, +4,87% nos 6 meses seguintes, +13,48% um ano depois, +14,73% nos 2 anos seguintes, e +16,41% 3 anos depois, de acordo com dados do Dow Jones Market.

 

 

Não só isso….na média, demora ao menos 13 meses até alguma recessão bater … nesse meio tempo a bolsa pode fazer altas de mais de 20% até o chamado pico. E isso tudo considerando que a história se repetirá o que não necessariamente é verdade!

 

 

Tudo isso me faz lembrar das sábias palavras do gênio Peter Lynch:

 

“Muito mais dinheiro foi perdido com investidores se preparando para correções ou tentando antecipar correções que de fato nas correções”

 

Cedo ou tarde alguma crise virá pois a economia é cíclica…faz parte. Mas penso que na realidade, temos mais uma vez a paúra tomando conta … hoje me parece mais fumaça do que fogo! Lembrem-se: o mercado é míope! 

Veja inclusive que os últimos dados macroeconômicos surpreenderam pela ponta positiva, ou seja, vieram melhores que o esperado! O Citi Economic Surprise busca capturar isso:

 

 

Então você tem dados que mostram economia ARREFECENDO mas ainda em expansão; BC’s prontos para atuarem para segurar qualquer slowdown mais forte; potencial uso de políticas fiscais… portanto acho bem prematuro apostar em crise agora. Sim o mundo anda estranho e esfriando, mas mercado é maniaco-depressivo e a meu ver tende a exagerar as coisas! 

Como faço para operar isso? Quem não se intimida com uma potencial crise pode aproveitar a queda recente das ações nos EUA e se expor a alguma recuperação do maior mercado do mundo. O SPY e o QQQ são 2 ETF’s que te permitem exposição ao S&P e Nasdaq; tem outros que são alavancados, ou seja, 2x ou 3x a variação do índice. Todos disponíveis na Avenue. 

 

OURO É O OURO BIXO?  

Um fato que reforça essa percepção é o de que nos últimos dias MTA GENTE me procurou querendo saber como investir em Ouro ou mineradoras de Ouro! Obviamente que o ouro já subiu bem … NINGUÉM veio me perguntar com uma tese concreta de oferta e demanda da commoditie … a maioria queria comprar porque não para de subir e tem uma “crise aí” e a unica salvação é o ouro.

 

Fora isso me parece um “trade crowdeado”…ou seja, muitos hedge funds já apostando na alta…será que haverão mais compradores para continuar a puxar o metal para cima?

 

 

Posso estar errado, mas definitivamente não entro no ouro agora!

Como faço para operar isso? Para quem quiser se expor, na Avenue tem um ETF de código IAU que é uma opção. Ou para quem busca alavancagem tem o NUGT que oferece 3x a variação do ouro! De maio para cá acumula alta de 140%!  

 

O BRASIL… SUAVE NA NAVE

No Brasil o ajuste externo se deu pelo câmbio (dólar)….Real se desvalorizou rapidamente tal qual outras moedas de países emergentes. Estamos bem, mesmo assim em qualquer sinal de crise o câmbio responde rápido! Isso só reforça a tese de diversificação internacional!

 

 

Juros nem se mexeu! “Tá tranquilo, tá favorável”?

 

 

E vamos falar a verdade, a bolsa brasileira (linha verde) quase nem caiu meus Srs e Sras! Abaixo a comparação com os emergentes (linha vermelha). Da máxima ao fechamento de sexta foram -5,7% algo a meu ver bem normal.

 

 

Sigo otimista e minha mão coça para comprar algumas ações…aproveitar e usar o caixa de 8% que acumulei na minha Carteira Will.

Como faço para operar isso? Essa é fácil né! Além das ações no Brasil, lá fora você pode comprar o ETF “EWZ” que oferece exposição a ações brasileiras + o câmbio. E para os mais otimistas o BRZU oferece alavancagem de 3x ao EWZ!

 

FORTES EMOÇÕES

Mercado é feito de fortes emoções…olhando a frente tem bastante coisa “bacana” para ocorrer…então estejamos preparados! Uma montanha-russa de eventos que tendem a gerar volatilidade aos mercados…

A esses teríamos ainda que adicionar as votações internas, reformas e etc. 

 

SE CONSELHO FOSSE BOM … 

Se conselho fosse bom a gente cobrava e não dava de graça…kkk

Ainda assim, humildemente te digo: ninguém vai te avisar quando a próxima crise vai bater! Nenhum youtuber, educador, analista, guru, gênio, cartomante…e muito menos eu! Porque ninguém sabe quando ela vem!

Partindo desse ponto de partida, cabe a nós nos preparamos, psicologicamente e em termos de conhecimento sobre mercado. Ao investirmos em empresas nos tornamos sócios delas…então temos que saber o que se passam com elas! Foquem nas empresas onde vocês investem seu dinheiro! Tal qual quando compramos algo de valor e pesquisamos informações, façam o mesmo com ações! Eu faço isso com as minhas e ainda assim tomo algumas surpresas, mas ainda assim o resultado tem sido muito bom! #ficadica.

 

he man wink GIF

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

19 comments

  • Will, já pegou momento de crise feio, comprado em quantia razoável de ações? O jeito é fechar o home broker e trabalhar e deixar o tempo agir, mas sempre olhando os resultados e sabendo mais das empresas?

    • Exatamente isso meu caro!
      Ideal ainda é ter caixa para comprar algo!
      Mas a ideia é essa mesmo.
      Lembro de 2008 quando vi as ações de LREN3 caírem 24% num único dia! Phoda! Rs
      Forte abs

  • Fala Will!

    Tenho a mesma percepção sobre essa crise pré fabricada, crise não se anuncia, nem se advinha, então, só pelo fato de vários canais, portais e outros meios estarem bombardeando essa conversa, percebo que ela não se sustenta. Se fosse previsível assim a bolsa não iria parecer um eletrocardiograma, pareceria mais com blocos de tijolos, claro que existem aqueles como o camarada da focus que toda semana diz que a crise vai chegar, e um dia ele vai acertar. Porém no resto dos dias passa vergonha.

    • ahahahha
      Excelente! Isso mesmo.
      Tem uns macroeconomistas lá nos EUA que falam dessa crise desde 2015! Complicado passar vergonha 4 anos já!
      Aí culpam os BC’s … mas na análise eles deveriam levar em conta isso já, não?
      heheheh
      Bora focar no que interessa e deixa a mídia ficar vendendo jornal.
      abs

  • 13 meses até que o SP500 “afunde”? então dá muito tempo pra mim deixar como reserva de emergência/oportunidade. E nesse meio tempo muita coisa pode mudar ainda!
    Abs.

    • Exato! E pensa que em 14 meses temos eleição nos EUA. Tu acha que o Trump vai querer fazer campanha com o país entrando em recessão?
      Acho difícil…vai fazer de tudo para isso não acontecer e ele conseguir se reeleger….mostrar dados fortes da economia e tal.
      Vamos ver.
      Abs

  • Fala Will,

    Estive com um economista que me pareceu bastante coerente colocando que o principal trigger para uma recessão seria um aumento brusco de inflação nos Estados Unidos, o que hoje não me parece estar nem perto de acontecer; principalmente pelo crescimento do varejo on-line.

    Nem entro no ponto que inversão da curva que por si só me parece um argumento muito raso para justificar um stress maior, dado que já temos algumas economias há algum tempo trabalhando dessa maneira(principalmente Alemanha e Japão).

    Hoje tu vê algum gatilho diferente que possa desencadear uma crise forte lá fora?!

    Parabéns pelo conteúdo que vem agregando muito valor semana após semana.

    Abs;

    • PERFEITO lucas!
      É isso aí!
      Austrália está a 27 anos sem recessão…isso os jornais não falam. Rs
      Sobre inflação…pode ser…mas de onde viria? Tecnologias são mto deflacionárias! Mundo cada vez menos industrial, focando em serviços e experiências; petróleo menos necessário, novas fontes de energia, internet encurtando distâncias e custos…etc.
      Única coisa que me preocupa é os déficits americanos…mas eles tem o poder de moeda neh…e isso salva eles.
      Fora isso a “bolha de liquidez” existe, mas quem ou o que vai estourá-la?
      Enfim.
      Mais dúvidas do que certezas.
      Forte abs e obrigado pelo teu comentário!

  • Fala, Will.
    Conforme o ultimo post sobre o John Templeton:

    The four most dangerous words in investing are ” This Time is Different”.

    Tem o spread dos juros, o desemprego nas mínimas (historicamente o desemprego nos EUA nunca formou um platô, depois de longa queda houve uma subida brusca).
    Além disso, esse governo atual não tem a mínima condição de governar, quem segura as pontas é o Maia e tbm o Guedes. Vejo na prática nas ruas mais desemprego, centenas de imóveis (residencial e comercial) alugando e/ou vendendo, e zero perspectivas de melhora. Na verdade só tem piorado. Falo do RJ onde moro e de SE, onde viajo a trabalho.
    Esse otimismo está extramamente incodizente..
    Mas vamos ver, sempre na torcida pro Brasil dar certo.
    Forte abraço meu caro.

    • Poise…os dados mostram alguma melhora na margem no desemprego…certamente não no RJ que, assim como meu RS, esta quebrado!
      Mercado imobiliário não melhorou de fato, mas discordo da tese de que piorou.
      Sim Maia e Guedes são bons; o governo tem dificuldades de comunicação, mas cuidado com o que se ve na imprensa…assim como nos EUA existe uma briga entre mídia e governo.
      Ministro da infra não para de trabalhar e vem tocando vários projetos.
      Reforma da previdência passou.
      Privatizações vem aí.
      Reforma tributária.
      Reforma política.
      Questão é que leva tempo…ainda mais numa democracia de coalisão.
      Seguimos aqui na torcida tb.
      Abs

Leave a Reply