20190826 – Tônica da Semana: NATURAL MYSTIC IN THE AIR!

A Tônica
Tempo de leitura: 7 min
FOGO LÁ FORA

Vamos lá que semana né meus amigos? Mercado pegou fogo!

  • Lá fora o pau quebrando entre Trump e China;
  • Macron metendo o bedelho onde não é chamado;
  • Bolsonaro metralhando jornalistas numa guerra que não leva a nada;
  • E o fogo verdadeiro queimando a querida Amazônia!
  • E a palavra recessão volta a ser trend topic…

 

O QUE FAZER? 

Galera apavorada querendo comprar OURO (IAU é o ETF lá fora) … sorry, mas ele já subiu 25% nos últimos 12 meses!

Sinceramente eu não compro…entendo quem queria, mas nesse momento fico fora…ainda assim fiz um vídeo comentando para quem tiver interesse:

 

Ah então vamos de PRATA (SLV é o ETF lá fora) ? Sorry….ela também já subiu seus 20%.

 

Então a solução é comprar um TREASURY BOND … fugir do risco num ativo considerado super seguro, títulos da dívida americana? Você pode fazer…mas gostaria de te lembrar que muitos já o fizeram antes de você e os preços já subiram bastante! Quando falamos que as taxas de juros implícitas nas curvas de juros caíram, isso simplesmente quer dizer que muitos investidores compraram ativos e seus preços subiram. Como renda fixa paga um juro determinado que não muda com as oscilações de preço do ativo, a resultante disso é um yield mais baixo. (Se não entenderam, deixa um comment abaixo que tento explicar melhor). Pois então…abaixo o gráfico do TLT que é um ETF  que investe nas treasurie bonds de long maturity (prazo mais longo) – 28% de alta nos últimos 12 meses.

 

O que fazer? Não sei…não vou te dizer o que fazer…posso dar uma de mestre dos magos e te dizer: “a resposta está dentro de você!” Rs. Mas vou te dizer o que eu tenho feito…me acompanha:

Mestre Dos Magos / Caverna Do Dragão / Cheguei / GIF - IHaveArrived DungeonsAndDragons DungeonMaster GIFs

 

BARON ROTHSCHILD

Tenho mais de 75% dos meus investimentos em ações no Brasil, como vocês sabem (Carteira Will). Então é óbvio que essa paúra me incomoda…e bastante! Mas tento lembrar das lições que aprendi nesses 15 anos de mercado os quais incluem a grande crise de 2008!

Então me lembro dos clássicos….não me apego ao que o “não sei das quantas trader” diz, mas sim aos sábios!

O nobre Baron Rothschild disse no século 18:

“the time to buy is when there’s blood in the streets.”

Resultado de imagem para Baron Rothschild picture

Ele vivia outra época…fez fortuna comprando ativos em meio ao pânico com a Batalha de Waterloo. Naquela época havia sangue nas ruas, literalmente! Hoje temos sangue na tela do computador. Não é fácil, mas são nesses momentos que podemos comprar ativos a bons preços.

Ouvi que o mercado de ações é o único mercado que quando entra em promoção os compradores fogem, ficam com medo de comprar…pensem sobre isso! 

 

MAS E TU WILL? 

Bom, temos fogos nas ruas e sangue na tela…bons sinais para quem gosta de operar contrariamente não?

Poisé …Well semana passada aproveitei algumas quedas para comprar mais e estou praticamente sem caixa já, conforme comento na Carteira Will.

Olhando no relativo a performance da BOLSA BRASILEIRA (linha verde) está bem ok com o resto do mundo (linha azul), US (linha preta), e bem melhor que nossos colegas emergentes (linha vermelha).

Diria que essencialmente pelos investidores locais que vem comprando e aumentando exposição a bolsa num cenário de juros decadente….mas isso são outros 500.

 

Nosso ajuste verdadeiro se deu na moeda (DÓLAR). Na verdade um movimento visto em diversas outras moedas pelo globo…abaixo o índice JP Morgan que mede o desempenho de diversas moedas:

 

Ainda assim, o Real teve o pior desempenho entre outros 33 pares! Só “perdemos” para o Peso argentino que se desvalorizou ainda mais! A resposta está aqui…correlação do Real com as commodities é bastante elevada, ou seja, quando elas caem, o Real acaba por sofrer…simples assim!

 

Na Tônica do dia 15/07 eu comentei “Dólar começa a ficar barato” … Dólar estava R$3,75! Chegou a bater R$3,72! De lá para cá 10% de alta! Não digam que eu não avisei!

Agora acho, sinceramente, caro e exagerado dado o nosso cenário interno. 

 

LEMBRE-SE…

Para os mais apavorados algumas lembranças…

A inversão da curva de juros não é atestado de recessão e pode levar algum tempo ela acontecer…já tinha comentado semana passada, mas reforço.

 

Fora isso o PIB americano é muito mais influenciado pelo consumo interno do que qualquer outra coisa…

Nesse sentido os últimos dados a meu ver não foram tão ruins.Dados de vendas no varejo por exemplo vindo inclusive acima do esperado.

 

UMA LUZ…

Agora (5h30 da manhã do Brasil) enquanto escrevo essa tônica saíram umas news bacanas que dão um alento.

Futuros americanos respondem bem

 

ACABANDO…

Um provérbio diz: “na abundância das águas o tolo terá sede”…para o mercado seria algo como “na abundância de preços em queda o tolo terá medo de comprar”. Queria eu ter tido mais caixa para aproveitar os preços em queda. 

There’s a natural mystic
Blowing through the air
If you listen carefully now you will hear
This could be the first trumpet
Might as well be the last

Nessa paúra ouvir um Bob me acalma…sangue na tela…paúra…a fumaça esta aí no ar…na Amazônia…uma lástima…sangue na tela mas quando ela se dissipar provavelmente a tela já não estará vermelha….já vimos isso outras vezes não? 

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

14 comments

Leave a Reply