CARTEIRA WILL – 20190826

Carteira do Will
Tempo de leitura: 6 min

Bem vindo! Aqui você não vai encontrar recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula ficar milionário. Aqui você vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro … meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar. Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam.

Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA

Quem leu a Tônica da semana passada percebeu que eu diminui o potencial de uma grave crise global acontecendo agora….inclusive deve ter ficado com a percepção de que o Will acha que é hora de comprar, dado o viés mais otimista, não é?

Pois é…diferentemente de educadores, yotubers e outros que falam muito por aí, aqui a gente faz!

Tite Fala GIF - Tite Fala Muito GIFs

Não me acho melhor que ninguém…mas nem pior também! E uma diferença crucial que você vai encontrar aqui é que posto o que faço com o meu dinheiro! Dou a minha cara para bater e para as críticas!

“Put your money where your mouth is!”

O que fiz… então se eu mostrei certo otimismo, aqui está o resultado prático! Fogo já está nas ruas e nas manchetes dos jornais…então eu comprei! Praticamente zerei meu caixa e aumentei minha posição comprada em ações. Foi o que fiz essa semana. “Só” isso. As outras variações da carteira foram decorrente das oscilações dos ativos.

Ahhhh detalhe importante! É bom ter investimentos em dólar quando ele salta como foi semana passada – na verdade ele subiu 12% em 30 dias…Real só não foi pior que o Peso!! E o que houve? O que sempre houve…somos emergentes….só isso. Por isso é bom ter parcela dolarizada! #ficadica!

AÇÕES

Sim me dói no coração, alma, olhos, bolso e onde mais você achar que deva doer…rs…ver uma grande parcela do meu patrimônio ir se esvaindo de um dia para o outro. A sensação do “to rico, to pobre” … esse é o problema de quem olha o saldo todo dia. Como trabalho com isso, fica impossível não olhar todo dia….mas faz parte! 15 anos de mercado e um pouco de Bob Marley, e um bom vinho me dão um bom suporte emocional para esses momentos.

O que fiz essa semana:

  • Zerei LOGG3: em linha com o que já vinha fazendo em função da saída do ativo da #Notbad. 32% de ganho total ponderado considerando os diferentes preços de saída. Bom a meu ver considerando um carrego de 8 meses. Absolutamente nada contra o ativo ou a boa empresa. Apenas zerei o resquício que tinha nela nessa semana que passou.
  • Comprei BBAS3: performance relativa das ações do banco contra o Ibovespa (verde) e o setor financeiros (azul) me pareceu exagerada – vide gráfico abaixo. Penso que a queda de quase 20% desde a máxima de julho ajustou bem o valuation do banco que negocia a 8x lucros e 1,4x valor de patrimônio e um  yield de mais de 5%, o que a meu ver deixa-o interessante para montar posição nos níveis atuais. Resultado do 2T  foi decente a meu ver, com o banco atingindo um ROE de 17% – menos que os bancos privados, mas ainda assim bom quando comparado ao seu histórico. Porque o ativo sofreu? (i) Momento de bolsa; (ii) Banco tem exposição a empresas em dificuldades como Odebrecht, Oi, entre outras, então tem que aumentar provisões por conta de prováveis defaults; (iii) oferta de ações excedentes ao controle da União que acabam postergando possíveis compras por investidores (por que comprar agora se posso comprar quando tiver oferta?). Esses são, a meu ver, o motivo que fizeram o papel cair e que já estão no preço. Vamos ver.

E foi isso…não fiz mais nada…segue o jogo…Sim FESA4 e BRKM5 seguem sendo um grande espinho na carne. Semana passada fiz comentários mais completos dos ativos, confere.

 

#NOTBAD

A semana foi ruim para todos os ativos da carteira, assim como para a bolsa. Não fosse a performance de FESA4 essa carteira tinha grandes chances de superar o Ibovespa….mas aqui é como no futebol, um gol contra acaba com um campeonato, ou gera uma rodada perdedora.

Mês não acabou ainda…sempre é possível alguma revira volta, mas até aqui tem sido um mês BAD apenas!

É o que eu sempre disse aqui: “eu posso estar errado”

Adiciono mais uma: “cedo ou tarde eu vou estar errado!”

Ainda assim, estarei aqui dando a minha cara para bater e compartilhando meus devaneios!

* Segunda que vem (02/09) posto o fechamento do mês, performance e a carteira para Setembro. 

GIF by Colegio Jardins

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

 

 

 

8 comments

  • Will,

    Bacana de mais!
    Esse mês está tenso, minha carteira está sofrendo também.
    A respeito de SLC, continua com o mesmo sentimento? Acha que vale a pena aumentar um pouco?

    Um abraço!

    • Bem vindo ao barco chamado “Agosto tenso” …rs
      Só brincando mesmo neh?!
      Cara …então…ela já é minha maior posição. Não gosto muito de ficar “peitando” o mercado pois acredito que eu sempre posso estar errado em minhas análises e decisões, então prefiro não aumentar…mas coça a mão!
      Ontem o relatório do BTG fez preço nela. Li de cabo a rabo … NADA de novo ou q eu e o mercado não soubessemos…ainda assim o papel sofreu…vai entender. Seguimos no barco.
      Forte abs!

        • Yield das lavouras melhor, melhor track record de operação agrícola, empresa maior, yield maior.
          Cuidado que os multiplos da AGRO estão influenciados pela venda de uma fazenda ano passado…excetuando esse evento “extraordinário” múltiplos não ficam tão bonitos assim.
          Abs

  • BOA TARDE

    Estou engatinhando em ações, suas publicações tem me ajudado muito, muitas duvidas.

    BRKM5 AINDA VALA A PENA SEGURAR? OU ESTA NA HORA DE SAIR DELA?

  • Empresa com boa gestão( fundamentos para ficar em carteira) , operação de commodities, queda do lucro líquido por aumento de custos, especialmente pelo ajuste de ativos biológicos; realizou colheita de extensa parte da produção, sendo que no primeiro semestre tem-se maior parte do fluxo de caixa do ano, insumos dolarizados( dólar em alta – Guedes quer em 4,20) , o que temos para ela de upside a não ser a possibilidade de valorização de suas terras agrícolas? Cenário externo obscuro, guerras comerciais, pouco hedges, ótimos fundamentos e administração, dividendo yield ótimo. Momento de compra para longo prazo, no curto prazo riscos de quedas ainda persistem, qual seria a boa notícias à ela para acreditarmos em upside no curto prazo? Excetuando sua queda desproporcional?
    SLCE3 – Empresa excelente

    • Concordo com muito do que disseste antônio…mas acrescento uma coisa: tudo isso já está no preço. Por isso o ativo está largado e, na minha humilde opinião muito mal avaliada e uma baita oportunidade!
      Triggers? Aumento do preço do algodão, resolução da trade war, quebras de safra nos EUA, venda de pedaços de fazendas ou de uma fazenda inteira, melhora de humor do mercado….tem alguns aí.

      Forte abs

Leave a Reply