20190902 – Tônica da Semana: O ÚLTIMO DRAGÃO

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

Bom dia Srs e Sras! Oficialmente em Miami, minha nova casa! Me mudei na quinta passada e agora estamos aqui já a espera do furacão! #ComeçandoComOPéDireito! Então vou ser breve aqui.

QUEM É O MESTRE? 

Vagando pela internet me deparei com um filme que devo ter assistido algumas várias vezes: O Último Dragão. É um filme de 1985 que tem como ator principal o Bruce Leroy o lutador negro de kung fu fissurado por Bruce Lee, ao ponto de andar pelo Harlem vestindo trajes típicos chineses e comer pipoca com palitinhos no cinema. Que tem como arquirrival Sho’nuff, o Shogun do Harlem que não perde uma oportunidade de tentar fazer com que Leroy beije seus pés (“Kiss my Converse”, no original, frase lendária do filme e que adora perguntar a todos “Quem é o mestre?”).  Ambos são professores de kung fu. Filme é genial pois é muito anos 80 e me traz as memórias daquele tempo. É uma história clássica de mocinho e bandido, com uma donzela no meio para ter mais graça. (Site com mais infos sobre o filme).

Resultado de imagem para the last dragon

Tudo isso para dizer o seguinte: quem é o mestre? O Dólar!

No matter what, Dólar continua sendo o mestre sensei para o qual todos correm na hora do aperto! Abaixo o gráfico semanal desde março/18 da moeda contra uma cesta…Euro, Libra, Yen, Rublo, Real, etc…várias moedas e uma tônica…

“Quem é o mestre?” O Dól!

Mesmo contra vontade de Trump o crescimento, a resiliência da economia americana e os juros reais ainda positivos atraem capitais para lá.

Com relação a esse último há controvérsias pois com mais e mais pessoas comprando as Treasuries americanas o preço dos títulos não param de subir e consequentemente seus yield’s tem caído. Qual o racional disso? Medo! Tal qual as pessoas estão estocando água, pão e comida enlatada aqui em Miami por causa do furacão, em termos econômicos, o medo de um furacão faz com que mais investidores  busquem proteção na treasurie! Abaixo o gráfico da T10Y que segue caindo…

Uma forma de se expor a isso, ou seja, a valorização dos títulos de dívida americano é através do mercado americano…alguns ETF’s: TLT, IEF e o GOVT. 

Contra o Real nessa semana, mesmo com toda atuação do Bacen ele voltou a subir.

Quem é o mestre?”

Impressionante a resiliência da moeda americana! Mas uma pergunta: Faz sentido?

Minha opinião: reforço o que disse semana passada “acho caro e exagerado”. Nesse patamar é mais venda do que compra! Qual o motivo para o dólar voltar ao patamar de setembro de 2018 quando ainda flertávamos com a possibilidade de Haddad presidente? 

Mestre Kung Fu GIF - Mestre KungFu Glasses GIFs

 

SUPER GOLPES KUNG FU 

Em relação ao riscos com Trade War e tudo mais, já disse aqui que eles são reais, mas que o mercado como sempre exagera e olha só um lado…é míope!

PIB americano é muito influenciado pelo consumo – repostando aqui gráfico da semana passada.

E o último dado do consumo surpreendeu pela ponta positiva…o maior desde 2014!

Mercado parece ter como inevitável uma recessão nos EUA por conta dos efeitos da Trade War sobre a confiança dos agentes … mas será mesmo?

Penso que existem alguns super golpes que podem chutar qualquer recessão para frente…e tem mais, é nesses cenários de “certeza” que as assimetrias são geradas! Ano que vem tem eleição nos EUA e o Trump não vai querer encarar eleição com uma recessão. Tanto governo chines quanto americano já indicaram a disposição de intervir para manter o crescimento. Como se não bastasse isso ainda existe toda a disposição dos Bancos Centrais em colaborar para o crescimento através de políticas monetárias mais frouxas.

kung fu 80s GIF

Anyway o embate tende a continuar e as próximas semanas serão cheias de eventos que devem seguir chacoalhando os mercados…reposto aqui o “calendário” que postei recentemente com os eventos que estão por vir:

 

BOLSA: EU AVISEI!  

Falando de Brasil, vou dar uma de irmão do Bruce Leroy … aquele baixinho metido que fica querendo arranjar briga com gente maior que ele e tirando onda aqui e ali.

Resultado de imagem para the last dragon

Ainda é cedo para “contar vantagem”, mas 2 semanas atrás comentei que o mercado é míope (confere).

E quero deixar registrado aqui que eu avisei! Semana passada escrevi:

Um provérbio diz: “na abundância das águas o tolo terá sede”… para o mercado seria algo como “na abundância de preços em queda o tolo terá medo de comprar”. Queria eu ter tido mais caixa para aproveitar os preços em queda. 

Da mínima ao fechamento IBOV teve alta de 5,4% e com alguns papeis saltando! Quando todas as notícias estiverem claramente indicando que não há motivo para não ter bolsa, aí você tem que ter medo!

GIF by DAZN USA

 

SESSÃO DA TARDE…A MESMA HISTÓRIA

Mas enfim…Tal qual O Último Dragão que foi repetido na Sessão da Tarde umas 1365 vezes, permita-me ser repetitivo, mas para mim a história, o case Brasil, não mudou! Temos:

  • Inflação controlada. [“Tá tendo”]indicador de inflação ao atacado que foi divulgado recentemente apontando para baixo – vide gráfico! Com baixa inflação no atacado a inflação ao consumidor deve se manter controlada!

  • Juros para baixo. [“Tá tendo”]. Curva de juros de 1Y no Brasil aponta algo como 5,25%, ou seja, mais 0,75 p.p. de corte na Selic.
  • Algum crescimento econômico. [“Tá tendo”]. Dado divulgado essa semana surpreendeu os mais céticos (incluindo eu) com crescimento maior que o esperado.

  • Reformas da Previdência. [“Tá tendo”]

 

QUE MAIS?

Junte a isso temos:

  • Reformas fundamentais para pavimentar crescimento futuro que estão sendo geridas no governo/Congresso….essencialmente uma agenda pró-negócios.
  • As privatizações.
  • A Trade War que apesar dos pesares está dando um gás nas exportações para China (+20% em abr/19 vs abr/18).
  • O juro baixo por um prazo mais longo como parece ser o caso empurra investidores para bolsa, além de liberar fluxo de caixa das empresas com dívida mais barata.

Nada que você já não soubesse, mas tal O Último Dragão na sessão da tarde, é bom rever de vez em quando.

Não por acaso, apesar dos pesares, a bolsa brasileira (verde) tem tido uma baita performance nos últimos 12 meses comparado aos emergentes (vermelho).

Já subiu demais? Depende…se o que falei acima continuar acontecendo, tem muito lucro para crescer nas empresas.

Por isso, essas “chacoalhadas” devem ser encaradas com a serenidade de Bruce Leroy…O cara apanha durante o filme todo…para só no final vencer seu oponente e ficar com a donzela…acho que a ideia no mercado é mais ou menos por aí. Rs.

Resultado de imagem para Bruce Leroy

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

14 comments

  • Demais. Adoro essa sua postagem semanal. Pra mim, é como uma carta de um gestor. Muitas felicidades em Miami pra você… e stay safe!

  • Irado, Will! Não perco uma análise semanal sua, a qualidade é alta demais. Obrigado por mais essa e boa sorte na sua nova jornada em Miami! Abs!

  • Parafraseando a Helô Cruz: “Vol é vida!”. Bom é ter liquidez para quando surgem essas pequenas liquidações. Na teoria, muito fácil. Na prática, poucos conseguem.
    Sobre o post, parabéns pela forma como trata um assunto tão denso. Sempre muito elucidativo e perspicaz!
    Aproveitando o ensejo: viu meu e-mail sobre o urânio? Aguardo tuas considerações.
    Abs!

    • É vdd! Teoria é sempre mais fácil mesmo! Mas é bom ter $$ em caixa pois nunca sabemos o dia de amanhã.
      obrigado pelo elogio e ainda não consegui parar para ler o material de uranio…vida corrida com a mudança
      Abs

  • Will. Novamente fantástico, que seja eterno quanto dure seu conhecimento repassado à nós.

    Gostaria de fazer 2 perguntas e dar uma sugestão.

    1) “Você acha” ou podemos esperar que o dinheiro gringo volte a ser comprador em nossa bolsa?
    2) Não lembro de você ter comentando alguma vez em SAPR11, você já olhou para essa empresa, o que poderia contribuir sobre ela? Contribuir digo em sua ótica se você estaria comprado/vendido e por que não está.

    Sugestão: Seria legal fazer algum relatório de recomendações das empresas que você acompanha com por exemplo P/L, ROE, etc… e uma nota no papel com um preço alvo. Sei que empresas já fazem isso, mas seria das empresas que você acompanha, um gráfico 1x por mês para não de mandar muito tempo, enfim, espero ajudar.

    Abraços

    • Po obrigado pelo elogio meu caro!
      1) Acredito sim. Quando? Não faço ideia. Rs
      2) Já ohei e já tive. Empresa decente. Atualmente não vejo muito motivo para estar nela.

      Ótima sugestão! Caberia bem num serviço pago….do que faço como side job gratuito não consigo tempo para mais nada infelizmente.

      Forte abs

Leave a Reply